Com time misto, Corinthians perde e adia busca por recorde histórico do Brasileirão

Corinthians Corinthians 0 x 2 Sport Sport

Brasileirão 2015

Com time misto, Corinthians perde e adia busca por recorde histórico do Brasileirão

Por Meu Timão

Corinthians enfrentou o Sport em Recife

Corinthians enfrentou o Sport em Recife

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

O Corinthians foi a Recife enfrentar o Sport neste domingo. Já campeão, a equipe corinthiana buscava agora quebrar os recordes do Brasileirão. O principal deles, ter a maior pontuação da história dos pontos corridos.

Para conseguir o feito, o Timão precisava de pelo menos um empate ou vitória sobre o Sport hoje (ou sobre o Avaí no próximo domingo). Assim, a equipe poderia superar os 80 pontos do Cruzeiro na temporada 2014.

Mesmo buscando o recorde, porém, Tite preferiu respeitar a condição física dos jogadores. Por esse motivo, o treinador abriu mão de alguns titulares que estavam mais desgastados, promovendo rodízio entre os atletas.

Além disso, o técnico teve as ausências Cássio e Arana vetados, além de Lucca que, apesar de ter viajado com a delegação, voltou para São Paulo às pressas para o nascimento de seu filho. Com isso, o Timão foi à campo com: Walter, Fagner, Edu Dracena, Gil e Uendel; Cristian, Bruno Henrique, Rodriguinho e Jadson; Romero e Vagner Love.

A mudança na escalação também exigiu uma alteração tática: Tite precisou abandonar o já tradicional 4-1-4-1 e atuar com dois atacantes no sistema mais clássico de 4-4-2.

Primeiro tempo

Com o Corinthians campeão e o Sport sem chances de classificação para o G4, a partida prometia ser tranquila na Itaipava Arena. Apesar disso, o clima foi quente em Recife - na temperatura e em campo.

Por isso, quem assistiu a partida viu um jogo pegado, com reclamações vindas de ambos os lados e muita correria. A tensão se refletiu nos cartões: antes do fim da primeira etapa, Ricardo Marques Ribeiro deu um amarelo para o Corinthians e dois para o Sport. Com o cartão recebido, Jadson fica suspenso e é desfalque confirmado para a partida contra o Avaí.

Já o Sport, que joga contra a Ponte Preta em Campinas, queria se despedir da sua torcida com a vitória, e quebrar o tabu de seis anos sem vencer o Corinthians. O time de Tite, por sua vez, sofria com o novo sistema tático e viu o poder criativo ser bem abaixo do esperado.

A mudança também afetou o forte sistema defensivo do Timão, que caiu de produção. E assim, aos 22 minutos, a equipe acabou sofrendo o gol do Sport, após bola cruzada na área e cabeceio do zagueiro Matheus Ferraz. O Corinthians saiu para o intervalo com a desvantagem no placar.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com muitas reclamações e mais cartões amarelos (foram três para os jogadores Sport e um para Rodriguinho, do Corinthians). Ao contrário do esperado, a partida dos líderes do fairplay foi rica em faltas, mas de baixo nível técnico.

Sem melhora na qualidade em campo, Tite antecipou as mudanças. A primeira foi a entrada de Danilo no lugar de Love, aos 20 minutos. Pouco depois, Malcom entrou aos 28 minutos no lugar de Rodriguinho. Aos 38 minutos, a última alteração foi a saída de Cristian para a entrada de Lincom.

As mudanças, porém, não tiveram o efeito esperado e o Timão amargou a derrota. Na parte final da partida, a equipe perdeu ainda mais espaço para o ataque do Sport, que ameaçou mais vezes o gol de Walter.

Nos final do jogo, aconteceu melhor chance do Corinthians. Cara a cara, o meia Danilo enfrentou o goleiro Danilo Fernandes, formado na base do Timão. O arqueiro defendeu bem um peixinho do camisa 20 corinthiano. No lance seguinte, o Corinthians acabou sofrendo o segundo gol e viu a desvantagem para o Sport aumentar.

Agora, para conquistar a melhor campanha, a equipe de Tite precisa garantir o empate ou a vitória Itaquera se quiser entrar para a história da competição.

A próxima partida do Corinthians, contra o Avaí, será a última da temporada. O jogo está marcado para domingo que vem, dia 6, na Arena, e será marcado por um dia de festa. A diretoria do Timão já solicitou liberação para uma grande comemoração no estacionamento do estádio corinthiano.

Quem Atuou

Títulares

Reservas

Técnico

Árbitro

Comente a partida entre Corinthians e Sport

  • 1000 caracteres restantes