Venha fazer parte da KTO
x

Renato Augusto e Mazziotti relembram início do meia no Timão: 'Pensava em tirar o pé'

2.9 mil visualizações 33 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Bruno Mazziotti foi fundamental na temporada mais bem sucedida de Renato Augusto

Bruno Mazziotti foi fundamental na temporada mais bem sucedida de Renato Augusto

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Renato Augusto foi o melhor jogador do Corinthians nessa temporada. Grande parte de seu sucesso se deve ao fisioterapeuta Bruno Mazziotti. O camisa 8 chegou em 2013, com rótulo de ser um "jogador de vidro". Renato chegou a pensar em jogar de uma maneira mais cautelosa, para não sofrer mais lesões.

"Eu cheguei a imaginar que eu jamais voltaria a jogar da mesma forma que joguei nessa temporada. Então acho que eu já estava pensando de outra forma, já estava vendo o futebol de outra forma, pensando em tirar o pé, levar até onde o corpo aguentasse", disse o meia em entrevista ao Esporte Espetacular, da Globo.

O fisioterapeuta comparou o meia com um carro de Fórmula 1. Destacando a qualidade que o meia tinha e o trabalho que precisava ser feito.

"O Renato era um carro de Fórmula 1, porque a exigência era tão grande quanto, totalmente desbalanceado e fora de esquadro. Então nesse momento eu entendia que precisava desconstruir essa máquina, como se tivesse voltando pra trás pra poder começar do zero e ai construir de forma perfeita cada peça, cada encaixe necessário para que esse carro pudesse suportar um grande prêmio, por exemplo", disse Bruno Mazziotti.

O trabalho de recuperação do meio-campista começou a ser feito com mais atenção no inicio de 2014, uma das medidas tomadas foram a utilização de palmilhas. Visando provocar instabilidades no corpo e fazendo ele se adequar a essas situações.

"A indicação de palmilhas pra poder melhorar o nível de apoio do pé, colocar um pouco de instabilidade no pé. Naquele momento a gente criou algumas palmilhas para desconstruir, criando diversas instabilidades, para o corpo tentar se moldar", afirmou o ex-fisiologista do Corinthians.

O meia também precisou passar por um processo de preparação psicológica. Renato afirma que mesmo quando não havia mais lesões, ainda se sentia mal e com medo de forçar algo mais sério.

"Foi um trabalho primeiro do corpo, depois da mente. Porque eu comecei a ficar com medo. Eu falava: 'Bruno, tô com dor aqui, vai abrir'. Ele dizia: 'Pode ir, não vai abrir! Não vai!'. Aí na primeira bola você fica com medo. Na segunda você tenta e vê que opa, não doeu. Daqui a pouco quando você vê você está fazendo o movimento involuntário. Então foi um trabalho psicológico bem grande", relembra Renato.

Renato teve em 2015 o seu melhor ano, como profissional, em número de jogos, com 52 atuações. Na próxima temporada o meia não terá mais a companhia de Bruno Mazziotti. O fisioterapeuta aceitou a proposta do Shandong Luneng, time do Mano Menezes.

Veja Mais:

  • Jogadores do Corinthians antes do jogo contra o Cianorte pela Copa do Brasil

    CBF confirma data do sorteio da terceira fase da Copa do Brasil; veja detalhes

    ver detalhes
  • Árbitro Yuri Elino durante jogo do Corinthians

    Corinthians volta a atingir marca negativa em cartões que não acontecia desde 2012

    ver detalhes
  • Corinthians leva multa de R$ 10 mil por canto homofóbico em jogo do Sub-17

    Corinthians leva multa de R$ 10 mil por cânticos homofóbicos em jogo do Sub-17; veja mais

    ver detalhes
  • Paulinho em ação no duelo contra o Corinthians

    Defesa do Corinthians consegue feito incrível contra dupla de ataque do Atlético-MG; confira

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians compareceu em peso à estreia no Brasileiro diante do Atlético-MG

    Corinthians volta a ter público acima dos 44 mil pagantes na Neo Química Arena após oito meses

    ver detalhes
  • Os jogadores que atuaram menos de 45 minutos foram a campo, os demais fizeram regenerativo

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava e inicia preparação para embate contra o Juventude

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: