Concorrência pode tirar futebol da Globo até mesmo na TV aberta

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Por Meu Timão

Torcida do Corinthians foi responsável pela maior média de público do Brasileirão 2015

Torcida do Corinthians foi responsável pela maior média de público do Brasileirão 2015

Reprodução / TV

Detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro há décadas, a Globo pode ficar sem transmitir a principal competição de futebol do país na TV aberta a partir de 2019. Interessado na exibição do nacional na TV fechada, o canal Esporte Interativo se comprometeu a comprar também os direitos para o sinal aberto.

Segundo o Blog do Perrone, do UOL Esporte, os clubes que negociam os direitos de transmissão do Brasileiro em TV fechada com a Turner América, responsável pelas marcas do Esporte Interativo, estavam receosos quanto à postura da Globo. A previsão é de que a emissora carioca não feche o acordo pela cobertura do campeonato na TV aberta como forma de “retaliação”.

Até o momento, oito agremiações se posicionaram a favor do Esporte Interativo: Santos, Fluminense, Grêmio, Internacional, Coritiba, Atlético-PR e Bahia. O Corinthians, por sua vez, já teria assinado com a Globosat, programadora do SporTV e da Globo, os direitos de transmissão de suas partidas para TV fechada.

Ainda de acordo com a publicação, a Turner desembolsaria R$ 600 milhões pela transmissão em TV fechada e R$ 210 milhões pelo sinal aberto, além das chamadas “luvas”, avaliadas entre R$ 30 e R$ 40 milhões. No entanto, como o Esporte Interativo não tem interesse na exibição do Brasileiro em TV aberta, a empresa norte-americana repassaria o acordo a baixo custo para outra concorrente da Globo.

Em 2015, Corinthians e Flamengo receberam cerca de R$ 110 milhões da Globo. Para efeito de comparação, o clube que mais se aproxima da dupla é o São Paulo. O time do Morumbi faturou R$ 80 milhões. Já o Santos recebeu pouco mais da metade que o arrecadado pela cúpula do Parque São Jorge. Os contratos televisivos da competição nacional são válidos até a temporada de 2018.

A Turner deve investir alto na disputa com a emissora carioca. Recentemente, a empresa norte-americana entrou na briga pelas cotas do Paulistão. Contudo, a Globo, que já havia ganhado a concorrência com a Record no passado, renovou o contrato de TV aberta, TV fechada e pay-per-view por mais quatro anos.

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