Corinthians completa 33 anos da maior goleada da história do Brasileirão

A maior goleada de todos os Campeonatos Brasileiros completa 33 anos nesta terça-feira. Em 9 de fevereiro de 1983, o Timão goleou o Tiradentes, do Piauí, por 10 a 1.
Equipe do Timão que conquistou maior goleada no jogo de ida, em Teresina

Equipe do Timão que conquistou maior goleada no jogo de ida, em Teresina

Foto: Arquivo

Nesta terça-feira, a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro completa 33 anos. E o detentor da marca é o Corinthians, que em 9 de fevereiro de 1983 aplicou 10 a 1 no modesto Tiradentes, do Piauí.

Liderado pelo time que instaurou a Democracia Corinthiana, o placar elástico coroava a história de um time que tratava a bola com respeito. Essa mesma equipe, liderada por Sócrates e Casagrande, havia conquistado dois estaduais em sequência - 1982 e 1983.

A partida aconteceu no estádio do Canindé, em São Paulo e era o jogo do returno da primeira fase da competição. O Timão da Democracia havia perdido para a equipe da Polícia Militar Piauense - o primeiro jogo em Teresina terminou 2 a 1 para os mandantes.

Nas arquibancadas, 18 mil corinthianos presentes naquela noite de quarta assistiram à um espectáculo orquestrado por Mario Travaglini, o treinador Corinthians. Com Solito; Alfinete, Mauro, Daniel Gonzales e Wladimir; Paulinho, Sócrates e Zenon (Eduardo); Biro-Biro, Ataliba (Vidotti) e Paulo Egídio, o Timão foi impiedoso.

Embora parte da equipe, Casagrande só participou da partida de ida contra o Tiradentes. Naquela época, com problemas extracampo o jovem artilheiro corinthiano foi vetado pelo treinador.

Curiosamente, a vitória corinthiana foi de virada - após pênalti a favor do Tiradentes. O empate, só veio aos 24 minutos, com gol de Sócrates. E foi deste instante para frente que o Corinthians dançou em campo: antes do fim da primeira etapa o placar chegou a 5 a 1.

Na segunda etapa ainda vieram outros cinco gols alvinegros com Ataliba, Paulo Egídio, Vidotti, Sócrates (era o quarto gol dele na noite) e Wladimir - este último, um golaço de bicicleta que sacramentou o placar histórico.

Corinthians completa 33 anos da maior goleada da história do Brasileirão Corinthians completa 33 anos da maior goleada da história do Brasileirão 98

Veja Mais:

  • Elias se despede do Corinthians em publicação na rede social

    Elias publica mensagem de despedida do Corinthians em rede social

    ver detalhes
  • Timão tenta 'juntar cacos' diante do Fluminense fora de casa; Marlone é arma

    Em busca de ascensão, Corinthians estreia na Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Rodriguinho deve ser titular na noite desta quarta na Copa do Brasil

    Elias no Sporting impede saída de Rodriguinho para a Turquia

    ver detalhes
  • Danilo deve ficar, ao menos, sete dias no hospital

    Após cirugia por fratura, Danilo deve ficar internado por sete dias

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes