Após confronto entre torcidas, Paulo Castilho aproveita holofotes para defender fim das organizadas

Após confronto entre torcidas, Paulo Castilho aproveita holofotes para defender fim das organizadas

Por Meu Timão

2.9 mil visualizações 124 comentários Comunicar erro

Para promotor, organizadas estão ligadas aos confrontos registrados antes e depois do clássico

Para promotor, organizadas estão ligadas aos confrontos registrados antes e depois do clássico

Foto: Divulgação - Gaviões da Fiel

Antes e depois do clássico entre Corinthians e Palmeiras, neste domingo, cenas de confusões envolvendo torcedores das duas equipes voltaram a se repetir. Para o promotor Paulo Castilho, do Ministério Público de São Paulo, uma das soluções para que os conflitos acabem é a extinção das torcidas organizadas.

Autor do projeto que alterou o Estatuto do Torcedor em 2010, garantindo maiores punições a torcedores que se envolvessem em brigas ou atitudes suspeitas, Paulo Castilho é quem representa o Ministério Público em assuntos referentes aos torcedores e às torcidas organizadas. Para ele, os confrontos registrados estão diretamente ligados às diretorias das torcidas.

"É o revide do revide. Eles estão em guerra. É uma guerra sem fim. São todos articulados pelas lideranças. Todos estes confrontos partem da mesma orientação, da mesma célula de comando, mesmo que fragmentadas. São pessoas que têm trabalho e que quando se juntam se transformam em violentas e de alta periculosidade”, explicou o promotor, criticando principalmente as principais torcidas do clássico deste domingo.

“Esses jovens estão levando o terror à sociedade, ao metrô, à praça pública, ao pai de família. O Estado não pode ser tão leniente, conivente, tranquilo com relação a isso. Não vou generalizar, mas algumas torcidas, como Mancha e a Gaviões, não têm condição de existir", acrescentou.

De acordo com o promotor, a lei do País deveria ser alterada por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que o estado tenha o direito de intervir diretamente nas torcidas organizadas que causam problemas e apresentam incidentes de episódios violentos.

"Vamos perguntar para sociedade se ela ainda tolera as organizadas, se ela acha que o Estado tem que ser babá de marmanjo que se reúne para brigar. Acho que teríamos 80%, 90% de pessoas a favor do fim das organizadas", concluiu Paulo Castilho.

Castilho aproveita o momento para conduzir a opinião pública em sua causa. Histórico opositor das organizadas, foi ele quem organizou a reunião com os líderes das maiores torcidas da capital. Na saída do encontro, dois membros da Gaviões foram espancados em ataque anônimo.

O caso teve um desfecho parcial nesta semana, quando a apenas dois dias do clássico, uma investigação da Polícia Civil divulgou a prisão de um suspeito: um torcedor palmeirense, filiado à Mancha Alvi Verde. Embora a divulgação do andamento da investigação tenha sido questionada, a Polícia afirmou, à época que a prisão reduziria os riscos de confrontos entre torcedores rivais no clássico.

Em contato com a reportagem do Meu Timão, a Gaviões da Fiel, maior organizada do Corinthians, afirmou que não irá se pronunciar sobre o assunto.

Conflitos – Neste domingo, pelo menos quatro confusões entre torcedores foram registradas. Em uma delas, em São Miguel Paulista, uma pessoa que não estava envolvida no confronto acabou falecendo ao ser atingida por um disparo de arma de fogo.

Em Guarulhos, 25 torcedores armados com barras de ferro e fogos de artifício foram detidos pela Guarda Civil Municipal antes do clássico. Também antes da partida, um conflito na estação Brás, da linha vermelha do metrô, causou pânico e destruição de um dos vagões.

Após o jogo, 27 torcedores do Corinthians foram detidos e levados à delegacia por terem espancado torcedores palmeirenses próximo ao Estádio do Pacaembu. A agressão aconteceu perto estação Clínicas do metrô.

Veja Mais:

  • Caetano (à dir.) está relacionado para a partida ante o Vasco

    Sem Carlos, Jair recorre a titular do Sub-20 para 'final' contra o Vasco

    ver detalhes
  • Andrés Sanchez sabe dos números ruins de Jair Ventura, mas evita falar em troca de treinador

    Diretoria do Corinthians quer fim da tensão no BR-18 para confirmar Jair; cobrança aumentará

    ver detalhes
  • Fiel volta à Arena Corinthians neste sábado, às 19h

    Botafogo vence Chapecoense, e Corinthians mantém distância do Z4; veja tabela

    ver detalhes
  • Timão avança à decisão com duas vitórias sobre o São José

    Corinthians repete placar e vai à quarta final consecutiva da Liga Paulista de Futsal

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Domingos

    Ranking: 598º

    Domingos 1428 comentários

    por @alanbik

    Infelizmente já esta mais do que provado que as TOs estão cheias de marginais, portanto não há outra alternativa se não extinguí-las.

  • Foto do perfil de Edgard

    Edgard 7 comentários

    por @nobrusco

    Desde que me conheço como corinthiano, sempre vi brigas dentro e fora do estádio!

    Não vai ser acabando com as Torcidas, que vão acabar com a violência! Quem tem que acabar com a violência é os Nossos politicos Corruptos, dando Educação e Merenda e dignidade!
    OS LADRÕES DE MERENDAS ESTÃO CONSEGUINDO O QUE QUEREM! Ditadores!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Marcello

    Marcello 21 comentários

    124º. por @marcello.ogeda

    E longe de mim menosprezar alguém nessa vida camarada...do jeito que fui criado não faz parte da minha índole...mas não posso ser comparado com o cidadão que gosta do Timão mas nunca ajudou em nada...tenho vários amigos também que são assim...eles acham que sou louco porque gasto dinheiro, viajo, compro várias roupas oficiais e das organizadas...conforme meu bolso deixa!

    Como você mesmo exemplificou...mora fora...mas ajuda com o psl...se metade dos 33 milhões que somos fizessem como nós...seriamos o maior do mundo...kkkkk e odiados ainda mais...!

    Só acho engraçado o discurso dos DITOS por eles mesmos COMUNS...NA ORGANIZADA tem BANDIDO! Nos COMUNS NÃO? Querem que expulsemos os BANDIDOS DAS ORGANIZADAS! E quando os COMUNS EXPULSARÃO os BANDIDOS INFILTRADOS ENTRE ELES? Ou só tem gente boa entre os comuns? O problema é o MESMO... É SOCIAL...falta PUNIÇÃO! E não é COLETIVA...deveria ser INDIVIDUAL

  • Foto do perfil de Marcello

    Marcello 21 comentários

    123º. por @marcello.ogeda

    Em nenhum momento disse que somos mais ou menos corinthianos...mas que vivemos uma relação mais próxima do Corinthians isso é claro...quem sempre acompanha o time? Quem sempre cobra quando não está andando nos trilhos? Quem faz a festa? Quais as músicas cantadas? Quem as cria? Vivemos o dia a dia do Clube amigo...estamos mais próximos...como você mesmo disse...vc mora fora...como vai cobrar o clube? Mandando um email? Kkkkk fazendo posts no meu Timão? Me poupe vai...DESDE 1910 NUNCA vi qualquer movimento pra AJUDAR o CORINTHIANS realizado PELOS DITOS COMUNS...os mesmos não tem como se organizar e ter VOZ como nós? Ou não querem dar a cara a tapa?

    E você tocou num ponto importantíssimo...se uma maior parte da torcida ajudasse financeiramente como eu e você o CORINTHIANS seria ainda maior...mas o que acontece é a pergunta que você mesmo se fez? Qual sentido de pagar algo ao Corinthians e não ver benefício? Porque torcer pelo Corinthians e contribuir financeiramente tem muita diferença!

  • Foto do perfil de Marcello

    Marcello 21 comentários

    122º. por @marcello.ogeda

    Obrigado pelo boa sorte e pelo Deus me proteja...amém...pra você também...não tenho MEDO porque faz parte da minha rotina...também tenho família igual a você...ainda não tenho filhos mas minha esposa me acompanha em todos os jogos devido ao avô dela ter jogado no Corinthians na década de 50...casei com a mulher certa...hehehe...mas minha realidade e da maioria dos corinthianos não é a sua...poucos de nós consegue o privilegio DE MORAR FORA como você..e ter um pouco mais de segurança..

    A GAVIÕES tem cerca de 115 mil associados...se ler meus posts verá que eu disse 200 mil organizados...somando as outras como Camisa 12...pavilhão 9, Estopim e etc...como te mostrei com números...as ORGANIZADAS vem DESDE 1969...o Fiel Torcedor desde 2009...ou seja...as ORGANIZADAS estão só 40 anos a frente no quesito associados...outra informação..devido a crescente dos condomínios tipo clube, caiu ainda mais os associados no PSJ...talvez isso faça você refletir

  • Foto do perfil de Marcello

    Marcello 21 comentários

    121º. por @marcello.ogeda

    Colega...como a maioria dos desinformados a Gaviões conta hoje com ótimos advogados e conselheiros que fazem parte do quadro associativo...não vou expor dados pessoais de ninguém porque não estou aqui pra isso...mas se quiser basta ir na sede e conversar com os mesmos...ou mesmo ler os comunicados OFICIAIS dos GAVIÕES pra saber que temos SIM mestres e doutores...ou você acha que o DIGUINHO que é o Presidente em Exercício que escreve os COMUNICADOS? E também longe de querer suas desculpas...apenas respondi pra você ter uma visão de outro lado...pq sempre tem 2 lados... E levando em consideração seus posts...como BRASILEIRO estamos lascados...pq entregaram o PAÍS pra um presidente que este sim não tem faculdade e nenhum MESTRADO/DOUTORADO...então temos chance ZERO no PAÍS?

  • Foto do perfil de Marcello

    Marcello 21 comentários

    120º. por @marcello.ogeda

    Ahhhh esqueci de comentar...já tenho meu ingresso do PAULISTA contra o NOVORIZONTINO e hoje comprei das QUARTAS DE FINAL contra o RED BULL...fora estes já tenho também Libertadores contra O COBRESAL...

    Quem mesmo vai nos tirar dos estádios?

    NUNCA seremos torcedores COMUNS...pq estes assistem aos jogos SENTADOS...vivem TIRANDO SELF durante o jogo e por aí vai as PIADAS...e não fazem o que deveriam fazer no estádio...APOIAR os 90 MINUTOS o TiMÃO...cantar...cobrar...torcer...essa é a IDEOLOGIA que com camisa ou sem camisa sempre ESTARÁ PRESENTE

    E quem vai ter que se contentar é você que ficará de FORA e NÓS dentro do estádio... LHP

  • Foto do perfil de Marcello

    Marcello 21 comentários

    119º. por @marcello.ogeda

    Pra você ver né...3 milhões de seguidores no site/página e APENAS 143 mil FIEIS TORCEDORES...de 10 a 15 mil sócios no clube PSJ...tá mais que na hora destes torcedores ditos por você como COMUNS e amantes do Timão... AJUDAREM o CORINTHIANS FINANCEIRAMENTE pra aí então poder OPINAR e DECIDIR o futuro do Coringão...eu faço minha parte...sou Fiel Torcedor desde o início do programa...e da ORGANIZADA também...e não TENHO MEDO...porque se fosse um COVARDE de deixar de ir ao estádio por causa da VIOLÊNCIA também teria que DEIXAR DE VIVER E MORAR EM SP - CAPITAL que tem bandido pra todo lado...até LADRÃO de MERENDA De CRIANCINHA...como não sou de correr e SIM de ENCARAR os problemas...seguirei SENDO GAVIÕES...seguirei sendo CORINTHIANS...indepedente da opinião de quem NÃO VIVE o que VIVO...e como disse um de nossos fundadores...NOSSA CORRENTE JAMAIS SERÁ QUEBRADA!

  • Foto do perfil de Marcello

    Marcello 21 comentários

    118º. por @marcello.ogeda

    Kkkkkkk você é uma PIADA...tentam acabar com as organizadas desde a fundação das mesmas...época da DITADURA...e elas RESISTIRAM...portanto irão resistir...CONTINUAREMOS PRESENTES...em qualquer estádio...onde o CORINTHIANS estiver!

    O MP vai ter que trabalhar bastante mesmo...quero é mais que PUNAM os BADERNEIROS... Dos estádios...da sociedade...mas NÃO que PUNAM a todos...embora sem CAMISA sempre SEREI GAVIÕES e estarei lá pra APOIAR o CORINTHIANS...

    Quem ouve você falar pensa que o chamado torcedor comum é melhor que o ORGANIZADO...masssssssssss...mal sabe você que na GAVIÕES tem gente com mais estudo que você...pode ter certeza...e gente MUUUUITO mais CULTA e sem PRECONCEITO... E pode ter certeza que tá cheio de BADERNEIROS nos ditos COMUNS... Daqui a pouco uns irão DEFENDER o fim dos COMUNS...pq os problemas não acabarão...o PROBLEMA é SOCIAL...

  • Foto do perfil de Luciano

    Ranking: 10696º

    Luciano 56 comentários

    117º. por @lutcha

    Podem acabar com as T.O, mas não acabara com a violência!

    Basta os mesmos se encontrarem onde eles sempre se encontram, e a violência vai rolar solta, novamente!

    Vão brigar com as camisas oficiais dos clubes!

    Aí vão punir quem?
    Vão extinguir os clubes também?

    Quanta balela, para nada!

    Criem uma lei, no qual se o baderneiro, o briguento for pego, é cadeia!
    Deixa ele uns anos presos ptra ver se não diminui isso!

    Porque acabar jamais vai acabar, pois a violência esta instalada na nossa sociedade!

  • Foto do perfil de Marcello

    Marcello 21 comentários

    116º. por @marcello.ogeda

    Amigo se tem uma coisa que faço bastante é LER e me informar...portanto pode ter certeza que li a matéria TODA e garanto pra você que não SURTIRÁ EFEITO ALGUM nos quesitos SEGURANÇA e FIM DAS GUERRAS DE TORCIDAS...Pra acabar com a violência no futebol a única solução é a mesma que pra violência na sociedade...a LEI ser cumprida...o que NÃO acontece no ESTADO e acham que vão conseguir nos ESTÁDIOS primeiro...acho DIFÍCIL porque o exemplo vem de cima...e está uma impunidade só...basta pensar que OS CARAS FORAM IDENTIFICADOS mas não foram PUNIDOS...QUEM PUNE NO Brasil que você vive meu camarada é o ESTADO...portanto BASTA você REFLETIR que se o ESTADO não PUNE, como você quer que os ORGANIZADOS de BEM como EU que gosta da FESTA...BATERIA...CANTOS e a IDEOLOGIA, vamos PUNIR como o que o ESTADO não FAZ ou NÃO CONSEGUE FAZER? A população desarmada...a merce da bandidagem...A pergunta é? Você DELATA/CAGUETA as coisas erradas dos seus vizinhos e se IDENTIFICA?

    Foto do perfil de raul

    raul 433 comentários

    05/04/2016 às 09h18 por @homeer

    Mais iria fazer um bem danado isso iria, e outra ninguém está dizendo que proibindo as organizadas de entrarem em estádios e uniformizadas vão acabar com a violência e sim seria o primeiro passo, leia a matéira inteiro sobre as outras medidas para acabar com a violência no futebol pra não fica com esse discurso de defensores das organizadas.

  • Foto do perfil de Marcello

    Marcello 21 comentários

    115º. por @marcello.ogeda

    Amigo reflita...as ORGANIZADAS SEMPRE estarão lá...como sempre estiveram onde o CORINTHIANS estiver...diferente de alguns que tem MEDO como você e as PEPAS! Porque SEMPRE lotamos nossa parte...COM CAMISA, SEM CAMISA... E só não tem mais torcedor ORGANIZADO no estádio devido a ELITIZAÇÃO do FUTEBOL...que pelo visto você é a favor...e o TIME DO POVO deveria ser para o POVO! E só mais uma coisa...NUNCA você irá assistir um JOGO DO TIMÃO sem ORGANIZADAS...NOSSA CORRENTE JAMAIS SERÁ QUEBRADA!