Governo deve entrar com ação contra Mancha e Camisa 12 após estragos no metrô; torcida responde

Governo deve entrar com ação contra Mancha e Camisa 12 após estragos no metrô; torcida responde

Por Meu Timão

Acusada de ter participado do conflito entre torcedores no Brás, Camisa 12 publica nota de esclarecimento

Acusada de ter participado do conflito entre torcedores no Brás, Camisa 12 publica nota de esclarecimento

Foto: Reprodução/Facebook

Além das novas medidas ligadas às torcidas que foram definidas nesta segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo quer que as organizadas Camisa 12 e Mancha Alvi Verde paguem pela destruição causada em vagões e na estação Brás do metrô durante um dos conflitos deste último domingo.

A confusão na estação de metrô foi um dos quatro episódios de confusões registrados no dia do clássico. Segundo Alexandre de Moraes, secretário de Segurança Pública, mais de 50 envolvidos estão sendo investigados e, assim que forem identificados, serão proibidos de ir aos jogos, enquanto duas torcidas serão responsabilizadas pelos atos.

"Além das medidas penais, eles serão banidos dos estádios. Todos os torcedores que forem identificados serão banidos de todos os jogos. Enviaremos esse material para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que entrem com uma ação contra a Mancha e a Camisa 12, para que paguem pela depredação do metrô. Eles terão que reparar isso”, disse Alexandre de Moraes.

Na reunião desta segunda-feira, ficou definido que todos os clássicos paulistas terão torcida única até o final do ano. Além disso, está proibido o repasse de ingressos de clubes para torcidas organizadas e também não será permitido entrar nos estádios com adereços que façam alusão à torcida.

O secretário ainda reiterou as investigações que estão sendo feitas pela polícia contra as organizadas: “Se qualquer torcida organizada pretende praticar crime achando que a polícia não irá investigar e prender, vão perder e seus dirigentes serão presos”, concluiu.

Outro lado - Em sua página oficial no Facebook, a Camisa 12 publicou uma nota oficial esclarecendo notícias envolvendo o nome da torcida e a confusão no metrô Brás antes da partida entre Corinthians e Palmeiras.

Em nota, a torcida explica qual trajeto foi feito desde sua sede até a chegada no Estádio do Pacaembu e diz que todo o percurso foi acompanhado ou pelo 2º Batalhão de Choque ou pela segurança do metrô.

Por fim, o organizada disse que pedirá retratação de quem fez acusações injustamente e pediu a apuração dos fatos para que os “devidos responsáveis possam ressarcir o Poder Público e o prejuízo causado”.

Confira a nota

Notícias equivocadas sobre o ocorrido no Clássico de Domingo veiculadas pela imprensa envolvendo o nome do Camisa 12.

A Diretoria da Fiel Torcida Camisa 12, vem por meio desta esclarecer a cerca de algumas informações veiculadas por equivoco, por parte das autoridades, imprensa e pessoas mal intencionadas, diante dos acontecimentos ocorridos no percurso do clássico de Domingo (03/04) no metrô Brás.

Necessário se faz informar que o trajeto realizado pelo Camisa 12 foi previamente acertado com o Batalhão de Choque sendo que na ocasião não foram criados obstáculos para a utilização do metrô como meio de transporte de nossa torcida. Reunimos todos os associados (sede e sub-sedes) que iriam ao jogo, em nossa Sede Administrativa localizada no Belenzinho a partir das 10h da manhã, as 12h30 partimos na caminhada com aproximadamente 200 torcedores em direção a estação de metrô Belém, cantando e incentivando o Corinthians. Embarcamos no metrô por volta das 13h12, fizemos baldeação na Estação Sé, seguimos sentido Jabaquara, desembarcamos na Estação Paraíso onde fizemos nova baldeação sentido Estação Vila Madalena e finalmente desembarcando na Estação Clínicas, onde seguimos caminhando ao Estádio do Pacaembu, sem nenhum tipo de ocorrência.

É importante destacar que todo trajeto, foi acompanhado ou pelo 2°BP Choque ou pelo Corpo de Segurança do Metrô, o 2°BP Choque nos esperava na Rua Belém e nos acompanhou até a Estação Belém, após adentrarmos a Estação, organizados e civilizados, fomos imediatamente orientados pelos seguranças de que havia ocorrido por volta das 12h um confronto de torcedores na Estação Brás e que deveríamos aguardar para sermos acomodados em uma composição especifica afim de evitar mais confusões e depredações, pois bem, aguardamos e embarcamos sem nenhum problema, e seguimos até a Estação Clinicas sem ocorrências, sempre acompanhados pelos Seguranças do Metrô, ao desembarcar na Estação Clinicas o 2°BP Choque nos aguardava e nos acompanhou até a entrada do Estádio, no retorno fizemos o mesmo trajeto e acompanhados hora pelo 2°BP Choque, hora pelos seguranças do Metrô, tudo podendo ser comprovado por câmeras de segurança das estações e até mesmo pelos Agentes Públicos que nos acompanharam, tanto da Policia Militar, como a Segurança do Metrô.

Portanto diante ao exposto, pedimos atenção as pessoas mal informadas, e se o caso, pediremos retratação por parte de quem nos acusou injustamente sem nenhuma prova, repudiamos qualquer ato de vandalismo e violência, esperamos que tal fato seja apurado e que os devidos responsáveis possam ressarcir o Poder Público e o prejuízo causado.

Sendo assim, nós do Camisa 12 nos colocamos a disposição para esclarecimentos e desde já agradecemos a atenção de todos.

Diretoria
Camisa 12
O Jogador das Arquibancadas.

Veja Mais:

  • Índio deu a vitória ao Corinthians/UNIP

    Com gol no fim, Corinthians vira para cima do Sorocaba e se aproxima do título nacional

    ver detalhes
  • Oswaldo comandou atividades desta segunda-feira

    Oswaldo esboça Corinthians para duelo com Cruzeiro; veja provável escalação

    ver detalhes
  • Oya é um dos destaques do Timão na disputa no Sul do Brasil

    Timão joga bem, mas não impede segunda derrota na Copa Internacional Sub-20

    ver detalhes
  • Dispensado do Corinthians, Willians se pronuncia em rede social

    Dispensado do Corinthians, Willians se pronuncia em rede social

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 215º

    Marcos 1917 comentários

    por @massafiel

    Vai cagar! Para de blablabla e exclua os bandidos da torcida aí invés de acoberta-los.

  • Foto do perfil de Júnior

    Ranking: 1854º

    Júnior 316 comentários

    por @junior.mesquita1

    Seja qual for a torcida, danificou bem utilizado por trabalhador tem que arcar com as consequências.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Matheus

    Ranking: 4397º

    Matheus 109 comentários

    95º. por @coala.fiel

    É que muitos abraça o que a mídia diz, nem questiona e nem tenta buscar a verdade.. N é ingenuidade é burrice.. No mínimo ignorância do msm jeito é lamentável..

    Foto do perfil de Luciano

    Luciano 582 comentários

    05/04/2016 às 20h13 por @leo1977

    Tem um monte de gente que não frequente estádio e forma opinião vendo o Flavio Prado...ingenuidade pura. Tem muita coisa estranha nessa história. Sabendo do clássico e dos riscos envolvidos, porque a PM falou que prenderam um palmeirense e que ele estava envolvido no espancamento dos diretores da Gaviöes, 1 dia antes do jogo trazendo mais animosidade?

  • Foto do perfil de Matheus

    Ranking: 4397º

    Matheus 109 comentários

    94º. por @coala.fiel

    Salve.. Então mano, as organizadas tem fixas dos cadastros com dados pessoais de endereço foto e tudo mais, é um cadastro bem completo.. E n é apenas sócios que pode comprar os artigos da torcida, as únicas que exige associação são os artigos oficiais tradicionais (como aquela camiseta preta do gavião e o escudo que todos conhecem), mas nem todas T.O. Exige essa verificação até porque n é obrigatório (se fosse assim você só poderia comprar uma blusa da OAKLEY se fosse sócio da marca) essas camisas da T.O. Também são vendidas ilegalmente no camelo e qualquer um pode comprar.. A T.O. N precisa fornecer dados a policia pois eles msm vão com mandados buscar, e se tiver algo prende e caso contrario n a nada que a T.O. Possa fazer pois se engana quem acha que tem que entregar alguém pois a policia tem tudo em mãos.. Como eu disse "Só quem é de dentro sabe como é", e o restante fala sem saber.. Totalmente influenciados pela mídia n buscam a verdade, lamentável!

    Foto do perfil de denilson

    denilson 86 comentários

    05/04/2016 às 20h40 por @deni1912

    Matheus, então as organizadas deveriam no mínimo ter o cadastro de todos os seus sócios. Com dados e imagens que facilitem a identificação daqueles que praticam violência, até onde sei, não se vende camisas a não sócios! Não dá para generalizar, mas, que tudo isso já passou do limite há muito tempo, ninguém pode negar! Os membros "laranjas boas" das TO deveriam cobrar de suas instituições atitudes que eliminem este tipo de marginal que usam as suas camisas e formam este tipo de opiniao sobre si mesmas,

  • Foto do perfil de Matheus

    Ranking: 4397º

    Matheus 109 comentários

    93º. por @coala.fiel

    Mano, se você acredita msm na história de que "quando um não quer, dois não brigam" eu reso pra que nunca uma alma mal intencionado cruze seu caminho.. Desculpe se parecer meio macabro o que vou dizer, mas o mundo mudou e a única evolução foi a da maldade.. Sobre a sua pergunta, eu de cara responderia que rouba pra isso, mas qual a diferença do cidadão que rouba pra ver jogo para o que rouba para outras coisas? Nenhuma! Bandido n tem cara e tem em todo lugar, as T.O. é reflexo da sociedade, tem crianças, médicos, advogados, policiais, ex-jogadores, ex-presidiários tem todo tipo de gente, n da pra generalizar pois só quem é sabe como é.. Mas também respondendo a pergunta, tem pessoas que realmente vive de SCCP, fanático msm que fazem de tudo para ver o jogo.. Ex: tem pessoas que trabalha para as T.O. Tem outras que faz rateio outras faz rifas, tem o "menino Mil Grau" que arrecada dinheiro pela internet usando o próprio vlog.. Mano exemplos n falta, tem pessoas ruins em todo lugar, o que n pode é generalizar..

    Foto do perfil de denilson

    denilson 86 comentários

    05/04/2016 às 20h44 por @deni1912

    Não é defender ou atacar ninguém, violência gera violência, quando um não quer, dois não brigam, e brigar pra provar que é macho é coisa de quem não sabe o que é ser homem dee verdade. Ser homem implica em ser responsável e cumprir com suas obrigações, ser exemplo positivoo neste mundo de bosta e de violência.
    Se as TO fossem sérias, seriam as primeiras a investigar e entregar para a justiça aqueles que mancham o seu nome.
    Agora me responda você... Como um membro de TO consegue viajar o Brasil inteiro e América Latina... Pra ver jogo de futebol se não trabalha? Quem paga isso?

  • Foto do perfil de Andi

    Ranking: 1074º

    Andi 542 comentários

    92º. por @anderson.alves47

    Para um bom entendedor meia palavra basta!
    Quanto a quebrar o metrô logico que não dou a favor, mas tem o porém amigo foi tudo premeditado, isso que você não entendeu. Pois sabiam que tinham torcedor do Corinthians no metrô e Palmeirenses na plataforma... E deixar acontecer justamente para ter um motivo para o sr. Paulo Castilho, fazer isso qur fez! Só não enxerga quem é cego!

    Foto do perfil de Wagner

    Wagner 173 comentários

    05/04/2016 às 21h21 por @chela

    Anderson, Boa Noite.
    Amigão, conheço muito torcedor organizado, caras que frequentam minha casa trabalham e são do bem.
    Não chamei torcedor organizado de vagabundo, mas te pergunto:
    você acha correto quebrar o metrô? Só me responda sim ou não.
    Tenho certeza amigão, que tem muito torcedor não organizado, que é bandido, eu jamais generalizo.
    Parceiro, fiz questão de ler meu comentário novamente, não vi onde você achou que chamei T.O de vagabundo.
    Lê de novo e se quiser continuaremos a conversar.
    Fica na paz irmão.

  • Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 4544º

    Carlos 103 comentários

    91º. por @betinho.lhp

    Não vou nem te responder fantasminha camarada... A não ser que você mostre sua cara...

    Foto do perfil de denilson

    denilson 86 comentários

    05/04/2016 às 20h53 por @deni1912

    Já que ninguém prende ninguém.. Então vamos "si" matar... Ehhhh!

  • Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 5º

    Ciro 27433 comentários

    90º. por @ciro.hey

    Coincidentemente prenderam o cara essa semana? Depois de várias semanas... Vespera de jogo? Mídia não tinha que saber... Só para constar que antes achavam que era um cara da independente. Ai tem coisa... Depois do que a PM fez naquelas partidas após os protestos. Vinha fazendo com faixa mesmo autorizada.. Etc. Isso cheira retaliação. Sabem que tem bandido no meio e que se bota fogo, da motivo.. Os bandidos se matam

    Foto do perfil de Felipe

    Felipe 526 comentários

    06/04/2016 às 21h10 por @felipe.amado

    Concordo contigo! Mas que fez estardalhaço não foi a PM e sim a mídia. Não estou defendendo a PM, apenas nessa situação que não acho ter sido provocada por eles. Afinal, eu acho um absurdo ter que usar da PM pra fazer escolta de marmanjo para o estádio.

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 1114º

    Felipe 526 comentários

    89º. por @felipe.amado

    Concordo contigo! Mas que fez estardalhaço não foi a PM e sim a mídia. Não estou defendendo a PM, apenas nessa situação que não acho ter sido provocada por eles. Afinal, eu acho um absurdo ter que usar da PM pra fazer escolta de marmanjo para o estádio.

    Foto do perfil de Ciro

    Ciro 27433 comentários

    06/04/2016 às 20h56 por @ciro.hey

    Não foi isso que quis dizer. Disse que era um fato anunciado por tudo que a PM alvoroçou na semana e não precaveu. Tem bandidos no meio da organizada, se mantivesse preso ou se as organizadas cuidassem de seu quadro associativo a sociedade não precisaria passar por isso. Mas como não fazem, ao menos prende o cara na surdina se é culpado mesmo. Fizeram um estardalhaço para bandido ter motivo para matar. A impressão que tive é que a PM queria isso.

  • Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 5º

    Ciro 27433 comentários

    88º. por @ciro.hey

    Não foi isso que quis dizer. Disse que era um fato anunciado por tudo que a PM alvoroçou na semana e não precaveu. Tem bandidos no meio da organizada, se mantivesse preso ou se as organizadas cuidassem de seu quadro associativo a sociedade não precisaria passar por isso. Mas como não fazem, ao menos prende o cara na surdina se é culpado mesmo. Fizeram um estardalhaço para bandido ter motivo para matar. A impressão que tive é que a PM queria isso.

    Foto do perfil de Felipe

    Felipe 526 comentários

    05/04/2016 às 23h38 por @felipe.amado

    Não tente acobertar, era a PM que estava lá soltando rojoes no metro? Era a PM que disparou o tiro que matou o senhor inocente aqui em são Miguel? Quebrou um patrimônio publico então tem que pagar. Independente se foi torcida, skinhead, gls, paulistano ou não paulistano.

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 215º

    Marcos 1917 comentários

    87º. por @massafiel

    Ok, não vai ter golpe. Mas qual a dificuldade em excluir a minoria bandida se são sempre os mesmos?

    Foto do perfil de Marcos

    Marcos 54 comentários

    06/04/2016 às 14h34 por @marcos.roberto.cardo

    Fora Dilma meu ovo maluco! Excluir e você de ser Corinthians isto sim!

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 7024º

    Marcos 54 comentários

    86º. por @marcos.roberto.cardo

    O idiota se não sabe ler não? Aonde se não entendeu que a Camisa 12 foi e voltou por outro caminho seu #$!@% !