Não te esqueço, Pacaembu! Estádio completa 76 anos nesta quarta

Não te esqueço, Pacaembu! Estádio completa 76 anos nesta quarta

Por Meu Timão

Templo corinthiano completa 76 anos nesta quarta-feira com futuro incerto

Templo corinthiano completa 76 anos nesta quarta-feira com futuro incerto

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Palco de glórias, memórias e jogos inesquecíveis do Corinthians, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu, completa 76 anos nesta quarta-feira. Em 27 de abril de 1940, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, inaugurava o “maior e mais moderno estádio da América Latina” com capacidade para 70 mil torcedores e que, posteriormente, viria a ser casa do Timão.

A primeira partida do clube do Parque São Jorge no estádio ocorreu no dia posterior à abertura, contra o Atlético-MG, pela Taça Cidade de São Paulo. Naquela tarde, o Corinthians liderado pelo centroavante Teleco, dono da maior média de gols com a camisa alvinegra (1,02 por jogo), derrotou o oponente de Belo Horizonte por 4 a 2, com gols de Servílio, Dino, Carlinhos e Lopes.

Desde então, o Timão foi a campo 1.688 vezes no Pacaembu e se tornou peça central do símbolo esportivo da capital paulista. Ao todo, foram 966 vitórias, 396 empates e 327 derrotas da equipe corinthiana atuando no estádio, além do tricampeonato paulista (1951, 1954 e 2009), de um Campeonato Brasileiro (2011), da Copa Libertadores da América (2012) e da Recopa Sul-Americana (2013).

Em 2014, com a chegada da Copa do Mundo e a inauguração de arenas modernas e imponentes, o Pacaembu deixou de abrigar partidas dos grandes clubes do estado paulista. Já o Corinthians, que usava o estádio como casa por não ter espaço suficiente para acolher sua torcida no Alfredo Schürig – ou Parque São Jorge –, passou a mandar confrontos na Arena Corinthians, localizada na Zona Leste de São Paulo.

Atualmente, o Pacaembu recebe jogos esporádicos e custa em torno de R$ 9 milhões anuais à prefeitura de São Paulo, que pretende concedê-lo à iniciativa privada. Em setembro de 2015, o então secretário de Esportes, Celso Jatene, revelou que o estádio passaria por uma ampla obra de modernização. Um dos objetivos traçados pelo governo municipal era instalar uma cobertura retrátil, além da implantação de cadeiras por toda a arquibancada.

“O bom filho a casa torna”​ – O Corinthians voltará a mandar partidas no Pacaembu num futuro próximo. Como a Arena Corinthians foi escolhida como uma das sedes do futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, marcados para agosto, o Timão acertou com a prefeitura paulistana que usará a antiga casa durante o período, sem quaisquer custos.

(Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Veja Mais:

  • Clayson está na mira do Corinthians, que cogita emprestar terceiro jogador ao clube de Campinas

    Corinthians estuda emprestar jogador à Ponte Preta por contratação de Clayson

    ver detalhes
  • Camisa 8 com nome de Basílio sendo exibida na loja oficial da Arena Corinthians

    Número de Basílio em 77, camisa 8 não será usada pelo Corinthians em decisão do Paulista

    ver detalhes
  • O atacante Lucca foi emprestado à Ponte Preta até dezembro de 2017

    Confira como estão os jogadores emprestados pelo Corinthians em 2017

    ver detalhes
  • Timão foi eliminado pelo Náutico, que agora é excluído por escalação irregular

    Por escalação irregular contra Corinthians, Náutico é excluído da Copa do Brasil Sub-20

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes