Não te esqueço, Pacaembu! Estádio completa 76 anos nesta quarta

Não te esqueço, Pacaembu! Estádio completa 76 anos nesta quarta

Por Meu Timão

2.1 mil visualizações 45 comentários Comunicar erro

Templo corinthiano completa 76 anos nesta quarta-feira com futuro incerto

Templo corinthiano completa 76 anos nesta quarta-feira com futuro incerto

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Palco de glórias, memórias e jogos inesquecíveis do Corinthians, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu, completa 76 anos nesta quarta-feira. Em 27 de abril de 1940, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, inaugurava o “maior e mais moderno estádio da América Latina” com capacidade para 70 mil torcedores e que, posteriormente, viria a ser casa do Timão.

A primeira partida do clube do Parque São Jorge no estádio ocorreu no dia posterior à abertura, contra o Atlético-MG, pela Taça Cidade de São Paulo. Naquela tarde, o Corinthians liderado pelo centroavante Teleco, dono da maior média de gols com a camisa alvinegra (1,02 por jogo), derrotou o oponente de Belo Horizonte por 4 a 2, com gols de Servílio, Dino, Carlinhos e Lopes.

Desde então, o Timão foi a campo 1.688 vezes no Pacaembu e se tornou peça central do símbolo esportivo da capital paulista. Ao todo, foram 966 vitórias, 396 empates e 327 derrotas da equipe corinthiana atuando no estádio, além do tricampeonato paulista (1951, 1954 e 2009), de um Campeonato Brasileiro (2011), da Copa Libertadores da América (2012) e da Recopa Sul-Americana (2013).

Em 2014, com a chegada da Copa do Mundo e a inauguração de arenas modernas e imponentes, o Pacaembu deixou de abrigar partidas dos grandes clubes do estado paulista. Já o Corinthians, que usava o estádio como casa por não ter espaço suficiente para acolher sua torcida no Alfredo Schürig – ou Parque São Jorge –, passou a mandar confrontos na Arena Corinthians, localizada na Zona Leste de São Paulo.

Atualmente, o Pacaembu recebe jogos esporádicos e custa em torno de R$ 9 milhões anuais à prefeitura de São Paulo, que pretende concedê-lo à iniciativa privada. Em setembro de 2015, o então secretário de Esportes, Celso Jatene, revelou que o estádio passaria por uma ampla obra de modernização. Um dos objetivos traçados pelo governo municipal era instalar uma cobertura retrátil, além da implantação de cadeiras por toda a arquibancada.

“O bom filho a casa torna”​ – O Corinthians voltará a mandar partidas no Pacaembu num futuro próximo. Como a Arena Corinthians foi escolhida como uma das sedes do futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, marcados para agosto, o Timão acertou com a prefeitura paulistana que usará a antiga casa durante o período, sem quaisquer custos.

(Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Veja Mais:

  • Campeão paulista, Balbuena levantou sua terceira taça como jogador do Corinthians

    Corinthians anuncia renovação de contrato de Balbuena

    ver detalhes
  • Roger pode estrear pelo Timão no domingo, contra o Atlético-MG, fora de casa

    Corinthians com centroavante? Carille prevê chances pontuais a Roger até Copa do Mundo

    ver detalhes
  • Sheik comemora gol sobre Mirassol na Arena; atacante vai a Salvador com Timão

    Com Sheik, sem Renê: veja lista de relacionados do Corinthians para jogo contra o Vitória

    ver detalhes
  • Carille aposta em retorno de trio para surpreender Vitória no Barradão

    Carille arma Corinthians com três mudanças para estreia na Copa do Brasil

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes