Não te esqueço, Pacaembu! Estádio completa 76 anos nesta quarta

2.1 mil visualizações 43 comentários

Por Meu Timão

Templo corinthiano completa 76 anos nesta quarta-feira com futuro incerto

Templo corinthiano completa 76 anos nesta quarta-feira com futuro incerto

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Palco de glórias, memórias e jogos inesquecíveis do Corinthians, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu, completa 76 anos nesta quarta-feira. Em 27 de abril de 1940, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, inaugurava o “maior e mais moderno estádio da América Latina” com capacidade para 70 mil torcedores e que, posteriormente, viria a ser casa do Timão.

A primeira partida do clube do Parque São Jorge no estádio ocorreu no dia posterior à abertura, contra o Atlético-MG, pela Taça Cidade de São Paulo. Naquela tarde, o Corinthians liderado pelo centroavante Teleco, dono da maior média de gols com a camisa alvinegra (1,02 por jogo), derrotou o oponente de Belo Horizonte por 4 a 2, com gols de Servílio, Dino, Carlinhos e Lopes.

Desde então, o Timão foi a campo 1.688 vezes no Pacaembu e se tornou peça central do símbolo esportivo da capital paulista. Ao todo, foram 966 vitórias, 396 empates e 327 derrotas da equipe corinthiana atuando no estádio, além do tricampeonato paulista (1951, 1954 e 2009), de um Campeonato Brasileiro (2011), da Copa Libertadores da América (2012) e da Recopa Sul-Americana (2013).

Em 2014, com a chegada da Copa do Mundo e a inauguração de arenas modernas e imponentes, o Pacaembu deixou de abrigar partidas dos grandes clubes do estado paulista. Já o Corinthians, que usava o estádio como casa por não ter espaço suficiente para acolher sua torcida no Alfredo Schürig – ou Parque São Jorge –, passou a mandar confrontos na Arena Corinthians, localizada na Zona Leste de São Paulo.

Atualmente, o Pacaembu recebe jogos esporádicos e custa em torno de R$ 9 milhões anuais à prefeitura de São Paulo, que pretende concedê-lo à iniciativa privada. Em setembro de 2015, o então secretário de Esportes, Celso Jatene, revelou que o estádio passaria por uma ampla obra de modernização. Um dos objetivos traçados pelo governo municipal era instalar uma cobertura retrátil, além da implantação de cadeiras por toda a arquibancada.

“O bom filho a casa torna”​ – O Corinthians voltará a mandar partidas no Pacaembu num futuro próximo. Como a Arena Corinthians foi escolhida como uma das sedes do futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, marcados para agosto, o Timão acertou com a prefeitura paulistana que usará a antiga casa durante o período, sem quaisquer custos.

(Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Veja Mais:

  • Boca Juniors vai pagar menos por casos de racismo do que Corinthians por infração a artigo que trata de propaganda no banco de reservas

    Conmebol multa Boca por racismo; valor é menor que pena ao Corinthians por propaganda no banco

    ver detalhes
  • Vítor Pereira foi anunciado há exatos três meses pelo Corinthians; seu primeiro jogo, porém, aconteceu dias depois

    Vítor Pereira completa três meses de Corinthians com 52.63% de aproveitamento; relembre trajetória

    ver detalhes
  • Caio Mello não faz mais parte do quadro de funcionários do Corinthians

    Fisioterapeuta deixa o Corinthians após mais de 13 anos

    ver detalhes
  • Fagner correu ao redor do gramado nesta segunda-feira, no CT Joaquim Grava

    Fagner inicia transição e elenco do Corinthians faz treino em casa após empate no Majestoso

    ver detalhes
  • Torcedor do Corinthians precisa parar de procurar problema onde não tem

    [Mayara Munhoz] Torcedor do Corinthians precisa parar de procurar problema onde não tem

    ver detalhes
  • Cássio precisou deixar o jogo contra o São Paulo nos minutos finais

    Exames não apontam lesão grave em Cássio, mas goleiro segue como dúvida contra o Always Ready

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x