Torcidas de rivais paulistas usam sinalizadores e, ao contrário do Corinthians, não há punição

Torcidas de rivais paulistas usam sinalizadores e, ao contrário do Corinthians, não há punição

Por Meu Timão

Na partida entre Corinthians e Grêmio, torcedores acenderam sinalizadores

Na partida entre Corinthians e Grêmio, torcedores acenderam sinalizadores

A torcida do Corinthians anda se queixando há alguns anos de uma espécie de perseguição por parte da Justiça Desportiva contra o clube do Parque São Jorge. O ápice talvez tenha sido o Campeonato Brasileiro de 2014, quando até a invasão de um cachorro e a utilização de bexigas por parte da Fiel entraram em discussão a respeito de possíveis punições. Passados quase dois anos, contudo, o Timão parece ainda seguir como alvo predileto de punições.

A bola da vez são os sinalizadores. Proibidos tanto em jogos nacionais (Paulistão, Brasileirão e Copa do Brasil) como em duelos sul-americanos (Libertadores), os artefatos pirotécnicos já renderam problemas para o Corinthians em 2015 e 2016. O mesmo, contudo, não aconteceu com os rivais Palmeiras e São Paulo.

Em duelo válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista, parte da torcida organizada do do Palmeiras acendeu sinalizadores nas arquibancadas do Allianz Parque durante partida contra o São Bernardo. Dois torcedores chegaram a ser detidos, o árbitro relatou o episódio na súmula, mas até o momento a FPF não tomou nenhuma medida contra o clube ou a uniformizada responsável pela ação.

O São Paulo, por sua vez, já acumula ao menos dois episódios de pirotecnia nas arquibancadas do Morumbi na atual temporada. Em duelos válidos pela Libertadores, contra River Plate, na fase de grupos, e Toluca, nas oitavas de final, parte da torcida acendeu os artefatos. Não é possível saber se os árbitros relataram os episódios, pois não há acesso às súmulas. Fato é que, até o momento, a Conmebol não anunciou qualquer punição.

Vale lembrar, entretanto, que a Gaviões da Fiel foi banida por dois meses dos estádios em punição aplicada pela FPF após acender sinalizadores na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em duelo entre Corinthians e Flamengo, no Pacaembu, no último dia 25 de janeiro. Na reta final do Brasileirão de 2014, em jogo contra o Grêmio, parte da torcida utilizou os artefatos no setor Sul da Arena, o que ocasionou a perda do mando de campo do jogo contra a Chapecoense, em 2015, pelo certame nacional.

Veja Mais:

  • Monster Jam agitou Itaquera nesse sábado

    Primeiro Monster Jam no Brasil leva mais de 30 mil pessoas à Arena Corinthians

    ver detalhes
  • Crislan pertence ao Braga, mas jogou no Vegalta Sendai por empréstimo

    Em alta no Japão, atacante despista sobre sondagem do Corinthians

    ver detalhes
  • Carille acredita em crescimento de Marquinhos Gabriel na próxima temporada

    Após sondagens, Corinthians e Marquinhos Gabriel negam possibilidade de empréstimo para 2018

    ver detalhes
  • Em meio à Fiel, Carille ergue a taça do hepta

    Como ganhar na loteria! 'Campeão de tudo' em 2018 levará R$ 144 milhões

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Diogo

    Ranking: 999º

    Diogo 751 comentários

    por @rsdiogo

    A punição a Gaviões é reflexo dos protestos.

  • Foto do perfil de Matheus

    Ranking: 7229º

    Matheus 75 comentários

    por @mattheusmaia1

    Ser grande traz essas consequências... Queria que o clube tomasse alguma iniciativa para que houvesse punição

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Edson

    Ranking: 2348º

    Edson 334 comentários

    107º. por @edson.ribeiro8

    Um peso e duas medidas, SCCP sempre contra tudo e contra todos...

  • Foto do perfil de Oi

    Ranking: 5337º

    Oi 117 comentários

    106º. por @scott1910

    Saiba diferenciar um naval de um pirotécnico.

    Foto do perfil de Renan

    Renan 715 comentários

    02/05/2016 às 21h03 por @renan.silva64

    Pra quê usar essa idiotice de sinalizador? Não basta o Corinthians ter uma mancha na sua história relacionada a morte do menino na Bolívia? Precisa acontecer novamente? Sem contar que a maioria que está indo na arena, são pessoas de bem, que vão na paz para torcer e que podem ser vítimas de um o.tario que usa essa m.erda nos jogos. Não precisa disso!

  • Foto do perfil de Renan

    Ranking: 1074º

    Renan 715 comentários

    105º. por @renan.silva64

    Pra quê usar essa idiotice de sinalizador? Não basta o Corinthians ter uma mancha na sua história relacionada a morte do menino na Bolívia? Precisa acontecer novamente? Sem contar que a maioria que está indo na arena, são pessoas de bem, que vão na paz para torcer e que podem ser vítimas de um o.tario que usa essa m.erda nos jogos. Não precisa disso!

  • Foto do perfil de Gisomar

    Ranking: 21º

    Gisomar 13581 comentários

    104º. por @deco.alves

    Sempre será assim. O Corinthians é odiado...

  • Foto do perfil de Emerson

    Ranking: 1383º

    Emerson 578 comentários

    103º. por @emerson.fiel

    Concordo com você! A conversa com respeito sempre é bem vinda. Acredito que esse seja o objetivo do fórum, troca de informações e até mesmo posições.rs
    Fui muito no Pacaembu, tenho muito saudade do bandeirão (30 milhões de loucos e outras), as bandeiras e lógico os sinalizadores.
    Agora vamos ser sinceros, de quem é a culpa pela proibição?
    - Bandeirão, Pm alega que já pegou objetos enrolados nas mesmas, torcidas diversas.
    - O mastro das bandeiras já foram utilizados para briga nos estádios.
    - sinalizador, caso Kevin.
    Agora eu te pergunto, como você vai brigar para liberar com estes argumentos? A PM alega que detectou em torcidas diversas e tem dados de brigas, a briga na copinha entre bambi e porcos tinha de tudo.
    É a solução? Na minha opinião é paliativa, não resolve o problema de violência nos estádios (fora também conta), na minha opinião deveria seguir o exemplo da Inglaterra - Hooligans, é caro, na verdade não é, se gasta 100 mil por jg no Brasil com PM, mais $ fora do estádio.

    Foto do perfil de Vinicius

    Vinicius 54 comentários

    02/05/2016 às 18h18 por @viniciuscorreia

    Continuando...
    Emerson, minha intenção não é arrumar briga e nem entrar em uma discussão sem fim. Apenas acho que independente da rivalidade, quero ver o futebol (como um todo) alegre, bonito e contagiante como era em outrora, assim como a torcida Corinthiana era em outrora. Sou contra a modernização em excesso sim, mas também respeito aqueles que pensam de forma contrária.
    Enfim, se deixar a gente fica nesse assunto o resto do ano... Rsrs
    Um abraço e VAI CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de Emerson

    Ranking: 1383º

    Emerson 578 comentários

    102º. por @emerson.fiel

    Vinicius, o tema é sinalizador...
    Eu falei sobre a punição de 2013 ou até mesmo relativo a punição da copinha.
    Mas ok, vamos conversar sobre os 3 links, relativo aos dois time/adversários mencionado, os mesmos tem interesse em uma melhor distribuição da renda da TV por parte da globo? Acredito que você vai concordar, os mesmos tem interesse direto no manifesto da torcida corintiana.
    Sobre a organizada do Corinthians, em especial a Gaviões, já briguei aqui contra e a favor, sou corintiano! Se não tiver as organizadas continuarei corintiano, mas se acabar o clube... Resumindo procuro contribuir para o bem do clube. O uso da faixas pelas gaviões, briguei aqui falando que o protesto estava dentro da lei, muitos aqui falaram que eu era paga pau de organizada... Outra vez fui contra, o uso de sinalizador na copinha, se a gaviões não assume o ato o clube iria ser penalizado. Organizada, em especial a gaviões politizada...sonho do Sr. Socrates, sempre serei a favor.

    Foto do perfil de Vinicius

    Vinicius 54 comentários

    02/05/2016 às 18h17 por @viniciuscorreia

    Houve. Segue abaixo alguns links de "situações diversas" e atuais onde torcedores rivais compraram a mesma causa e nos apoiaram:
    http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral, gavioes-da-fiel-declara-apoio-a-ocupacoes-e-protestos-de-estudantes-, 10000003861
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-acontecera-se-as-torcidas-de-futebol-se-unirem-contra-a-globo-por-mauro-donato/
    https://www.vice.com/pt_br/read/protesto-torcida-independente-sao-paulo
    Você, eu e toda a torcida Corinthiana sabe que quem começou com os protestos pedindo a CPI da Merenda, contra a FPF/CBF e contra a Globo foi a própria torcida Corinthiana, ok?
    Pois bem, no primeiro link é mencionado que a dragões da real manifestou apoio. No segundo link, menciona a torcida jovem do Santos e até a setor 2 do juventus da Mooca (você disse que não importava a divisão). E no terceiro, novamente outra torcida do São Paulo.
    Não é porque é meu rival dentro de campo, que também deve ser rival fora dele!

  • Foto do perfil de Alexandre Torres

    Ranking: 229º

    Alexandre 2405 comentários

    101º. por @alexandre.torres.cam

    Quem é grande sempre irá incomodar

  • Foto do perfil de Renato

    Ranking: 132º

    Renato 3489 comentários

    100º. por @renato.de.oliveira1

    Eu também venho observando isso, e percebo que de fato, o problema é pessoal. Longe de mim defender a Gaviões da Fiel ou qualquer outra torcida organizada ligada ao Corinthians. Por mim, que elas arquem com as consequências dos seus atos. Mas, a lei deve ser igual para todos! Se a utilização de sinalizadores é proibida para as uniformizadas do Corinthians, deve ou deveria ser, proibida para as outras torcidas organizadas dos demais clubes. Contudo, o que estamos vendo é que existem dois pesos e duas medidas. Talvez essa perseguição ao Corinthians e sua torcida pare quando o Corinthians passar a exercer maior influencia nos bastidores do futebol e começar a infiltrar dirigentes corintianos dentro da FPF, CBF e STJD. Um time do quilate do Corinthians tem que ser grande dentro de campo e fora dele - nos bastidores do futebol - também!

  • Foto do perfil de Edson

    Ranking: 4º

    Edson 28174 comentários

    99º. por @edsonteo

    Ai mostra a inveja, a perseguição que tem com o SCCP!

  • Foto do perfil de Valdecir

    Ranking: 567º

    Valdecir 1204 comentários

    98º. por @valdecir.dos.santos.

    Normal eles só perseguem quem da ibope... Inaceitável isso