Há 14 anos, Corinthians conquistava o seu quinto título Rio São-Paulo

Há 14 anos, Corinthians conquistava o seu quinto título Rio São-Paulo

Por Meu Timão

2.1 mil visualizações 58 comentários Comunicar erro

Corinthians faturou o Rio-São Paulo de 2002 sobre o rival

Corinthians faturou o Rio-São Paulo de 2002 sobre o rival

O dia 12 de maio marca para o Corinthians o aniversário de 14 anos do quinto título do torneio Rio-São Paulo. O Timão, no ano de 2002, sagrou-se campeão sobre o São Paulo nesta data, em pleno estádio do Morumbi, e se tornou um dos maiores vencedores do torneio ao lado de Santos e Palmeiras.

Com diversas incertezas e desconfianças em cima do elenco no início da campanha, principalmente após a polêmica saída do atacante Luizão, o Corinthians lutava para superar as dificuldades devido ao alto nível da competição.

Classificado em primeiro lugar da campanha geral durante a Primeira Fase, o Corinthians somou 31 pontos em 15 partidas disputadas, sendo derrotado em apenas duas vezes. Um fato ficou marcado em 2002, pela primeira vez, nenhum clube carioca marcou presença entre os semifinalistas, deixando evidente a superioridade do futebol paulista naquela temporada.

O adversário do Timão por uma vaga na grande final da competição foi o São Caetano, clube em evidência na época e que marcava presença nas principais decisões. No primeiro encontro entre as duas equipes, o Corinthians não apresentou um bom futebol e empatou em 1 a 1, fazendo com que o Timão fosse para a segunda partida em desvantagem, tendo em vista que o regulamento assegurava classificação da equipe com menos cartões em caso de empate.

No segundo duelo entre as equipes, realizado no Morumbi, o Clube do ABC saiu na frente do placar e deixou o Timão em desvantagem. Porém, fruto do que fez ao longo da campanha, superando barreiras e deixando os obstáculos para trás, o Corinthians conseguiu uma incrível virada com dois gols de Leandro e um de Rogério, fazendo 3 a 1 no placar e garantindo um lugar como finalista.

O Timão, então, precisaria dar sequência em sua campanha positiva para conquistar o título. O último adversário antes de levantar a taça foi o São Paulo, que havia eliminado o Palmeiras durante a semifinal. Jogando no Morumbi, em uma partida muito disputada, o Corinthians saiu vitorioso pelo placar de 3 a 2. Deivid, Leandro e Gil, com um golaço após aplicar um drible da vaca em um jogador são-paulino, marcaram para o Timão.

Podendo empatar para sagrar-se campeão na segunda partida, o Corinthians, novamente saiu atrás do marcador. Apesar da derrota no placar, o panorama do campeonato mudou no decorrer da partida, já que os jogadores do São Paulo levaram cartões e superaram os corinthianos no índice, algo determinante no regulamento. Mesmo com o título garantido momentaneamente, o Timão ainda teve tempo que igualar o marcador, com Rogério, de falta, ao final do segundo tempo.

Com a festa em pleno estádio do adversário, o Corinthians chegou a cinco conquistas e fez valer o aproveitamento de destaque apresentado ao longo da campanha.

Veja Mais:

  • Corinthians de Fábio Carille deve chegar reforçado para temporada de 2019

    Retorno de Carille turbina padrão do Corinthians no mercado da bola; veja listas e compare

    ver detalhes
  • Thiago Neves desperta interesse no Corinthians

    Corinthians formaliza interesse em Thiago Neves e Sassá, relata Cruzeiro

    ver detalhes
  • Ramiro foi peça importantes nos últimos títulos do Grêmio

    Pai de Ramiro revela conversas adiantadas com o Corinthians e fala em acerto ainda nesta semana

    ver detalhes
  • Matias Ávila, diretor financeiro, e Roberto Gavioli, gerente financeiro, em coletiva nesta quarta-feira

    Corinthians confirma déficit em 2018, mas prevê explosão de receitas com TV e patrocínios

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes