Corinthians vence o clássico contra o Palmeiras e assume a liderança do Paulistão

A espera corintiana acabou. E foi de maneira sofrida, na raça. Depois de ficar mais de três anos sem ganhar do maior rival, o torcedor alvinegro pôde finalmente comemorar o fim do jejum de vitórias...
Jorge Henrique comemorando gol sobre o Palmeiras

Jorge Henrique comemorando gol sobre o Palmeiras

A espera corintiana acabou. E foi de maneira sofrida, na raça. Depois de ficar mais de três anos sem ganhar do maior rival, o torcedor alvinegro pôde finalmente comemorar o fim do jejum de vitórias contra o Palmeiras neste domingo. Movido por uma grande atuação do goleiro Felipe, o time de Mano Menezes superou a equipe alviverde por 1 a 0, no Pacaembu, e assumiu a liderança do Campeonato Paulista.

De volta ao estádio municipal após dez anos, o dérbi contou com todos os atrativos tradicionais do confronto: lances polêmicos, jogadas de efeito e muito nervosismo. No fim, valeu o poder de superação do Corinthians, que segurou o resultado com um jogador a menos durante quase todo o duelo – Roberto Carlos foi expulso aos 8min da etapa inicial, e Cleiton Xavier recebeu o vermelho aos 42min do segundo tempo.

“Perdemos um jogador muito cedo. Por isso, foi muito importante a luta de todo mundo. Brigamos até o fim e seguramos o resultado. Podemos comemorar”, exaltou o meia Danilo. “Trabalhamos de maneira correta e treinamos a bola parada. Os mais altos ocupam os espaços e os outros se esquecem de mim”, completou Jorge Henrique, autor do gol de cabeça alvinegro.

Com o triunfo, o Corinthians atingiu os 11 pontos, agora na liderança do Estadual. O Palmeiras, por outro lado, sofreu sua primeira derrota na temporada e ficou mais afastado da ponta, ainda com oito pontos.

“Fizemos aquilo que foi pedido e criamos as chances, mas o Felipe fez grandes defesas. O empate seria mais justo por tudo o que aconteceu, mas acontece”, lamentou o zagueiro Danilo.

Sem contar com Léo e Diego Souza, vetados momentos antes do jogo, Muricy Ramalho optou por uma formação mais defensiva, com três volantes. Mas quando a partida começou, o time alviverde teve problemas para conter os avanços rivais pelas alas. Melhor para o Corinthians, que se aproveitou de um desses lances para abrir o placar aos 6min, com Jorge Henrique, após cobrança de falta de Tcheco.

Quando parecia que o clássico seria totalmente dominado pela equipe alvinegra, o Palmeiras viu a partida tomar um rumo diferente. Dois minutos após o gol, Roberto Carlos cometeu falta por trás em Joãozinho e recebeu o cartão vermelho, o que empurrou o time alviverde para o ataque.


Com Ralf improvisado na lateral esquerda, o Corinthians recuou após a expulsão, mas segurou bem os avanços adversários. Aos 28min, Muricy optou pela entrada de Daniel Lovinho no lugar de Gualberto e deixou Cleiton Xavier centrado na armação das jogadas. E apesar de criar boas chances, incluindo um gol anulado do camisa 29, o Palmeiras precisou se contentar com o placar inalterado até o intervalo.

“Estamos tocando bem a bola e chegando perto do gol. Só falta finalizar um pouco mais”, comentou o atacante Robert. “Recuamos porque eles têm um time muito técnico e é normal, mas podemos encaixar um contra-ataque e ampliar”, opinou Iarley a caminho do vestiário.

Atrás no marcador, os visitantes mantiveram o ritmo no início da etapa final. Com mais de 60% da posse de bola, o Palmeiras trocou muitos passes ao redor da área alvinegra, mas seguiu com problemas para passar pelo goleiro Felipe, com uma série de grandes defesas.

Os visitantes aumentaram a pressão conforme o jogo se aproximava do apito final. Porém, falharam nas finalizações e ainda perderam Cleiton Xavier, expulso aos 42min por reclamação. Depois disso, o clube alvinegro só precisou seguir com a força na marcação para comemorar a vitória.

Agora, as duas equipes voltam as atenções para a disputa da sexta rodada do Paulista no meio da semana. O Corinthians vai até Campinas enfrentar a Ponte Preta na quarta-feira, enquanto o Palmeiras recebe a Portuguesa no Palestra Itália um dia depois.

Fonte: UOL

Corinthians vence o clássico contra o Palmeiras e assume a liderança do Paulistão Corinthians vence o clássico contra o Palmeiras e assume a liderança do Paulistão 0

Veja Mais:

  • Marciel voltou ao Corinthians com a camisa 22

    Com novidades no elenco, Timão atualiza numeração das camisas; número tradicional segue vago

    ver detalhes
  • Cássio treinou neste sábado e está à disposição de Carille para domingo

    Cássio treina, e Carille define Corinthians que pega Fluminense pelo Brasileirão

    ver detalhes
  • Do quarteto promovido da base, apenas Rodrigo Figueiredo não foi relacionado

    Corinthians surpreende e já relaciona recém-promovidos para encarar Fluminense; veja lista

    ver detalhes
  • Léo Jabá tem apenas 18 anos, mas já é visto como craque por muitos dentro do Corinthians

    Títulos, pontos fortes... Conheça mais sobre os quatro jovens promovidos ao profissional do Timão

    ver detalhes

Se o Roberto Carlos não fosse expulso, o Corinthians ganharia de quanto?

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes