Venha fazer parte da KTO
x

Confira o top 10 de momentos marcantes da Arena Corinthians

56 mil visualizações 36 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

A Arena Corinthians completa dois anos de sua inauguração oficial nesta quarta-feira, e o Meu Timão preparou uma série de matérias especiais sobre a (já nem tão) nova casa do clube alvinegro. Nesta daqui, lembramos alguns dos grandes momentos vividos dentro da casa do Timão.

O estádio de Itaquera foi palco de ao menos dez grandes ocasiões ao longo desses 24 meses, sendo que a grande maioria deles envolveu o clube. Assim, confira abaixo o top 10 de momentos marcantes da Arena de maio de 2014 a maio de 2016:

Volta às origens

Nada mais justo do que o Corinthians, clube fundado por operários em 1910, tivesse seu estádio inaugurado por... operários. Em comemoração ao Dia do Trabalho, a Arena recebeu seu primeiro evento teste, ainda que não reconhecido pela Fifa, num amistoso entre operários da Odebrecht responsáveis pelas obras do então inacabado estádio, em 1º de maio de 2014, antes mesmo da inauguração oficial. Cerca de mil pessoas acompanharam a partida nas arquibancadas. (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians).

Ídolos em campo

No dia 10 de maio de 2014, o Corinthians fez o segundo evento-teste da Arena Corinthians. Tratou-se de um jogo composto por mini-partidas de 15 minutos entre ídolos de diversas gerações do clube. Diante de 20 mil torcedores, Rivellino, de pênalti, anotou o primeiro gol da história do estádio. Personalidades como Vicente Matheus, ex-presidente já falecido, Osmar Santos, locutor que narrou o tento de Basílio na final do Paulistão de 1977, e Ayrton Senna foram homenageados também. (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Estreia

No dia 18 de maio de 2014, há exatos dois anos, o Corinthians fazia sua estreia oficial na Arena. Em jogo válido pelo Brasileirão daquele ano, o Timão de Mano Menezes acabou derrotado por 1 a 0 para o Figueirense com gol do hoje corinthiano Giovanni Augusto. A partida, que valeu também como evento-teste da Fifa para a Copa do Mundo, contou com 36.694 pagantes e R$ 3.029.801,70 de renda. Uma curiosidade a respeito daquela tarde de domingo diz respeito ao setor Leste: como chovia bastante, os torcedores do piso inferior, que naquela ocasião pagaram mais caro por estarem mais próximos do campo, se molharam; os que pagaram menos e ficaram no piso superior, por sua vez, foram protegidos pelo teto do estádio. A partir de então, o clube inverteu os preços dos pisos. (Foto: Daniel Augusto Jr. /Agência Corinthians).

Primeiro gol

O primeiro tento do Corinthians em sua nova casa aconteceu na segunda partida disputada no local. Em 1º de junho de 2014, em duelo contra o Botafogo, pelo Brasileirão, Jadson acertou um petardo no gol do arqueiro Renan, aos 24 minutos do primeiro tempo, abrindo o placar para o Timão e fazendo história no estádio. No fim da partida, entretanto, o lateral-direito Edílson, que viria a ser contratado pelo Corinthians na temporada seguinte, empatou o jogo, que acabou em 1 a 1. (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

Copa do Mundo

A Arena Corinthians sediou a abertura da Copa do Mundo da Fifa de 2014 no dia 12 de junho de 2014. Na ocasião, o Brasil venceu a Croácia por 3 a 1. Itaquera viria a receber ainda outros cinco jogos do Mundial. Pela primeira fase, Uruguai venceu a Inglaterra por 2 a 1; Holanda fez 2 a 0 no Chile; Bélgica bateu a Coreia do Sul por 1 a 0. Pelas oitavas de final, a Argentina eliminou a Suíça com placar mínimo. Nas semifinais, os hermanos voltariam a triunfar, desta vez sobre a Holanda e na decisão por pênaltis. Tal partida registrou o maior público da história da Arena, com 63.267 torcedores (na época, o estádio possuía as arquibancadas provisórias nos setores Sul e Norte). (Foto: AP Photo/Shuji Kajiyama).

Primeiro Derby

O primeiro clássico entre Corinthians e Palmeiras disputado na Arena aconteceu em 27 de julho de 2014. Para alegria dos 31.031 torcedores que pagaram para assistir ao histórico Derby, o Timão venceu por 2 a 0 com gols de Guerrero e Petros, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. (Foto: Daniel Augusto Jr. /Agência Corinthians).

Casuals da Inglaterra para Itaquera

Em 24 de janeiro de 2015, o Timão recebeu o co-irmão Corinthian-Casuals para um amistoso de pré-temporada na Arena. Clube que inspirou o nome do Corinthians em 1910, o Casuals perdeu por 3 a 0. O que valeu naquela tarde, contudo, foi o clima de festa e confraternização entre as equipes e a torcida. (Foto: Agencia Corinthians)

Seja bem-vinda, Liberta!

Principal competição das Américas e uma das principais do mundo, a Libertadores conheceu a Arena Corinthians em 2015. No dia 4 de fevereiro, o Timão atropelou o Once Caldas por 4 a 0 em duelo válido pelo jogo de ida da fase preliminar. Havia o "fantasma" do Tolima de 2011 rondando o noticiário àquela época, mas Emerson Sheik, Felipe, Elias e Fagner trataram de balançar as redes e encaminhar a classificação do Corinthians à fase de grupos. (Foto: Daniel Augusto Jr. /Agência Corinthians).

Seis tão louco!

Em 22 de novembro de 2015, o Corinthians viveu, disparado, seu melhor dia nesses dois anos de Arena. Campeão brasileiro na rodada anterior, o clássico contra o São Paulo serviria para levantar a taça e comemorar o primeiro título em Itaquera com a presença da Fiel. Em campo, os reservas de Tite comandaram aquela que, até então, seria a maior goleada da história do estádio: 6 a 1 para cima do rival do Morumbi, com gols de Romero (2), Bruno Henrique, Edu Dracena, Lucca e Cristian. Cássio ainda defendeu um pênalti. De quebra, a torcida quebrou o recorde de público da Arena: 44.976 pagantes (total de 45.469). (Foto: Daniel Augusto Jr. /Agência Corinthians).

Maior goleada

Quase cinco meses após humilhar o São Paulo, o Corinthians estabeleceu uma nova marca de maior goleada na Arena: 6 a 0 sobre o Cobresal, em 20 de abril, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida ficou marcada não apenas pelo placar, mas pelos golaços de Romero e Marlone. Cada um dos jogadores anotou dois gols. Guilherme Arana e Elias ainda fizeram mais. (Foto: Daniel Augusto Jr. /Agência Corinthians).

Veja Mais:

  • Passada a atividade, o elenco rumará para o Rio Grande do Sul ainda nesta tarde

    Corinthians faz último treino e pode ter novidades contra o Juventude; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito não entra em campo há mais de um mês

    Gustavo Mosquito recebe sondagem de clube da Série A e vive incerteza no Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians age legalmente contra jornalista por comentários ofensivos à torcida

    Corinthians vai tomar medidas legais contra jornalista que fez comentários ofensivos à Fiel; entenda

    ver detalhes
  • Estevan, de 19 anos, está próximo de reforçar o Corinthians Sub-20

    Corinthians encaminha contratação de atacante campeão paraibano para o Sub-20

    ver detalhes
  • Apesar de ir praticamente todos os dias no local de treinos da equipe profissional, Rubão tem permanecido cada vez menos tempo por lá

    Aliados de Augusto Melo pedem solução do imbróglio com Rubão, que diminui frequência no CT

    ver detalhes
  • Wesley deu trabalho para a marcação do Atlético-MG pela ponta-esquerda do Corinthians

    Wesley vira tema de análise no Corinthians e recebe orientação direta para evoluir

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

E para você, torcedor: qual foi o momento mais marcante da #Arena2Anos