Torcedor cria abaixo-assinado por manutenção do marco da fundação do Corinthians

Torcedor cria abaixo-assinado por manutenção do marco da fundação do Corinthians

Por Vinícius Souza*

Reinaugurado há menos de seis anos, o marco da fundação do Corinthians parece ter caído no esquecimento. O obelisco situado na esquina das ruas Cônego Martins e José Paulino, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, apresenta péssimo estado de conservação. No entanto, se depender do corinthiano e jornalista Juliano Barreto, o símbolo da história alvinegra receberá a devida atenção em breve.

Tudo começou no fim de semana passado, quando Barreto recebeu de um amigo a foto da atual situação do marco da fundação do clube. Ao notar o escudo do Timão apagado e o número desatualizado de estrelas que compõem o brasão, o torcedor decidiu criar um abaixo-assinado em favor da restauração do monumento. A petição, já online no site Avaaz.org, foi divulgada pelo próprio jornalista no fórum do Meu Timão nesta terça-feira.

“Por acaso, no último sábado, um amigo meu chamado Dener foi lá (no local) e mandou uma foto para um grupo de corinthianos que eu participo no Whatsapp (aplicativo de mensagens instantâneas). Comentamos entre nós que o marco da fundação merecia estar mais bem tratado. Aí tive a ideia de postar no fórum do Meu Timão, ver se mais gente achava a mesma coisa”, conta Barreto.

(Abaixo-assinado pela revitalização do marco da fundação já possui mais de 30 inscritos - Foto: Reprodução)

“Acho um local fundamental para entender não só a história do Corinthians como também a história da cidade de São Paulo”, explica. Até o momento da publicação desta matéria, a reivindicação conta com 33 assinaturas. De acordo com o jornalista, porém, o objetivo não é alcançar determinada quantidade de inscrições, mas chamar a atenção da direção do Corinthians e do poder público.

“De toda forma, se atingir um número significativo, o próximo passo é entregar (o abaixo-assinado) para a Câmara dos Vereadores de São Paulo, para a diretoria do Corinthians e também para aqueles três ou quatro deputados estaduais e federais que se elegeram com a promessa de defender os interesses do clube”, relembra Barreto, que cogita até o envolvimento da Fiel torcida na manutenção do obelisco.

“O pessoal também comentou muito no post do fórum que a própria torcida poderia tomar conta do marco da fundação. Seria maravilhoso isso, totalmente alinhado com o lema dos fundadores 'O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time'”, finaliza.

O monumento, situado no exato local da fundação do Corinthians, foi reinaugurado na noite de 1º de setembro de 2010, exatamente às 19h10 – no ano de 1910, um grupo de operários, à luz de um lampião, deu início à história do Timão. O evento fez parte da celebração do centenário do clube e contou com a presença de aproximadamente cinco mil corinthianos.

Para assinar a petição, clique aqui.

(Marco histórico da fundação do Corinthians está abandonado - Foto: Juliano Barreto/Arquivo Pessoal)

*Colaborou sob supervisão de Mayara Munhoz

Veja Mais:

  • Desfalque diante do Vitória, Pablo está recuperado e deve viajar a Goiânia

    Treino do Corinthians tem rachão com 'morte súbita', 'desafio' a Clayson e disputa de pênaltis

    ver detalhes
  • Roberto (à esq.) está pessimista por negócio com Cicinho

    Roberto de Andrade esclarece especulações, vê Cicinho distante e abre o jogo sobre Nenê

    ver detalhes
  • Nenê foi oferecido nos últimos dias para a diretoria do Corinthians

    Nenê é oferecido ao Corinthians; até troca com dois jogadores alvinegros é sugerida

    ver detalhes
  • Desde agosto no Leganés, Luciano atuou em 27 jogos e marcou quatro gols, um deles sobre o Real Madrd

    Com sondagens de México e Turquia, corinthiano Luciano tem semana decisiva na Espanha

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes