Há 15 anos, Corinthians conquistava o Campeonato Paulista pela 24ª vez

Há 15 anos, Corinthians conquistava o Campeonato Paulista pela 24ª vez

Por Meu Timão

1.3 mil visualizações 23 comentários Comunicar erro

Elenco do Corinthians, campeão paulista de 2001

Elenco do Corinthians, campeão paulista de 2001

Reprodução

Há exatos 15 anos, o Timão conquistava o seu 24º título de Campeonato Paulista. Com um início na competição muito abaixo do esperado, o Corinthians não conseguiu se acertar no torneio logo nas primeiras rodadas. Liderado por Marcelinho, Ricardinho, Fábio Luciano e companhia, a equipe do Parque São Jorge atravessou momentos difíceis até o título.

Derrotado nas três rodadas iniciais, contra Rio Branco, Ponte Preta e Portuguesa Santista, respectivamente, o Timão foi somar seus primeiros pontos na campanha somente na quarta rodada, quando superou o Palmeiras por 2 a 1.

Mas, assim como em diversos capítulos de sua história, o Corinthians conseguiu a recuperação, superou as dificuldades e pôs fim à oscilação de resultados. A redenção teve início na oitava rodada, diante da Inter de Limeira. A partir desta partida, foram sete vitórias em sequência, entre eles, uma goleada por 5 a 0 sobre o Santos. Na 15ª e última rodada da etapa inicial da competição, o Timão voltou a ser derrotado pelo São Paulo, mas o resultado não afetou sua classificação na terceira colocação.

Com o Santos como adversário na semifinal, as duas partidas foram realizadas no Morumbi e o clube do litoral entrou em campo em vantagem, já que obteve melhor campanha na fase anterior. Com um gol marcado para cada lado, o confronto terminou empatado em 1 a 1.

Na segunda e decisiva partida, a emoção tomou conta do jogo. Destaque para os dois pênaltis perdidos, um para o Corinthians (Marcelinho) e outro para o Santos (Dodô). Em desvantagem pelo empate, a situação piorou para o Timão quando o rival abriu o placar no Morumbi. Mas, o Corinthians, fazendo jus à campanha de luta, virou o marcador com gols de Marcelinho e Ricardinho, garantindo vaga na decisão do estadual.

O adversário na grande final seria o Botafogo, que passou pela Ponte Preta na semifinal. Em vantagem em relação ao clube de Ribeirão Preto, o Timão teve o direito de decidir o torneio diante de seus torcedores e, por isso, jogou a primeira partida fora de casa, no estádio Santa Cruz. Porém, o local da partida não foi um problema, pelo contrário, o Timão venceu com sobra, por 3 a 0, levando uma vantagem significativa para o duelo da volta. Marcelinho, por duas vezes, e João Carlos, anotaram os gols corinthianos.

Apesar da ampla vitória na partida anterior, o Corinthians não conseguiu repetir o feito no Morumbi e não balançou as redes diante do Botafogo. Com diversas chances desperdiçadas, o Timão, mesmo empatando, sagrou-se campeão naquele ano pelo placar agregado em 3 a 0, conquistando o estado de São Paulo pela 24ª vez.

Veja Mais:

  • Henrique marcou primeiro gol oficial do Corinthians na temporada de 2019

    Henrique faz no fim, Corinthians empata com São Caetano e deixa impressão positiva para o Paulistão

    ver detalhes
  • Duilio Monteiro Alves, diretor de futebol, falou em nome da diretoria na Arena Corinthians

    Luan, Love, Arana, Romero e Ramires: diretor do Corinthians atualiza negociações

    ver detalhes
  • Avelar foi eleito o pior corinthiano em campo neste domingo pela torcida

    Avelar é criticado, e pedidos por Arana marcam repercussão da estreia corinthiana nas redes sociais

    ver detalhes
  • Melhor corinthiano em campo, Fagner foi também o capitão do Timão neste domingo

    Abismo entre laterais do Corinthians é destacado por torcedores após empate com São Caetano

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes