Por Centenário, Corinthians 'força' pré-temporada e supera rivais no treino

Por Centenário, Corinthians 'força' pré-temporada e supera rivais no treino

Por Meu Timão

Conquistar títulos e, principalmente, a inédita Libertadores é a grande obsessão do Corinthians para o seu ano do Centenário e, para isso, esforços não estão sendo medidos. Se por um lado a diretoria fez contratações como a de Roberto Carlos e manteve Ronaldo, a comissão técnica, chefiada por Mano Menezes, impôs uma verdadeira maratona de treinamentos para que o elenco alvinegro possa chegar forte na luta por troféus.

Segundo levantamento realizado pelo UOL Esporte durante todo o mês de janeiro, época em que acontecem as pré-temporadas, o Corinthians superou os demais clubes no tempo total de treinamento (ver infográfico abaixo). A maior parte das atividades foi realizada em um hotel em Itu, cidade no interior paulista, em estratégia que se repete desde 2008.

“Neste início de temporada é importante que todos estejam em condições físicas equivalentes. A ideia é aproveitar todos os jogadores neste começo, tendo cuidado na preparação de cada um para que não sejam queimadas etapas no processo de condicionamento do elenco”, explicou o técnico Mano Menezes.

Até o dia 31 de janeiro, o elenco corintiano havia treinado um total de 69h10. Quem mais próximo chegou desses números foi o Atlético-MG. Comandado agora por Vanderlei Luxemburgo, a equipe mineira trabalhou por 59h55. Logo atrás vem o Fluminense, que se refugiou em Vitória (ES) durante parte da sua pré-temporada, e realizou 50h45 de atividades.

Apesar de ter pouco mais de 33% da sua pré-temporada dedicada a trabalhos físicos, o Corinthians também investiu na prevenção de lesões, problema muito comum neste período. Dessa forma, a recuperação dos atletas também ocupou um grande espaço no planejamento, com trabalhos que vão desde o mergulho em balde de gelo até acupuntura, técnica que teve o lateral Roberto Carlos como um dos beneficiados.

“Usamos esse processo com alguns jogadores para evitar a sobrecarga muscular. Isso facilita o fluxo sanguíneo no local”, disse Bruno Mazziotti, fisioterapeuta do Corinthians.

Com a prioridade aos trabalhos relacionados ao físico, as atividades com bola tiveram um peso menor na pré-temporada corintiana. A contratação de vários jogadores não impediu que os treinos técnicos fossem mais utilizados do que os táticos. O entrosamento, dessa forma, acaba sendo adquirido por meio de testes realizados a cada jogo.

“Todas as equipes estão mesclando jogadores no Estadual em busca de um plano tático, e aqui não é diferente”, completou Tcheco, um dos reforços do Corinthians para esta temporada.

* Colaboraram Bernardo Lacerda e Gustavo Andrade (Minas Gerais), Bernardo Feital, Bruno Rousso, Cauê Rademaker e Pedro Ponzoni (Rio de Janeiro), Jeremias Wernek e Marinho Saldanha (Rio Grande do Sul), Alexandre Sinato, Bruno Thadeu, Carlos Padeiro, Herculano Barreto Filho, Renan Prates, Rodrigo Farah e Thales Calipo (São Paulo)

Fonte: UOL

Veja Mais:

  • Filha dá resposta sensacional ao pai palmeirense: 'Vai, Corinthians'

    Pai força garotinha a cantar música do Palmeiras, e ela surpreende com um 'Vai, Corinthians!'

    ver detalhes
  • Gaviões da Fiel se unirá as outras torcidas organizadas paulitas neste domingo

    Organizadas rivais de São Paulo se unem em evento no Pacaembu em homenagem à Chape

    ver detalhes
  • Arana pode se transferir para a Inter de Milão nos próximos dias

    Com oferta na mão, Corinthians espera retorno de presidente para definir venda de Arana

    ver detalhes
  • Corinthians optou por não utilizar redes sociais em respeito ao momento

    Corinthians suspende redes sociais em dia de velório coletivo da Chapecoense

    ver detalhes

O rodizio de jogadores será positivo ao longo da temporada?

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes