Venha fazer parte da KTO
x

'Por que Tite deveria ter dito não', por Fernando Martinho

84 mil visualizações 95 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

O Corinthians já superou a saída de Tite e contratou um novo treinador que conquistou sua primeira vitória neste sábado. Ainda assim, um texto bem elaborado de Fernando Martinho, colunista do Doentes por Futebol, faz refletir se, para o bem do futebol, o treinador não deveria ter se posicionado contra a CBF.

Por que Tite deveria ter dito não

"A começar por ter assinado — com razão — uma petição para a renúncia do mandatário da CBF, Marco Polo Del Neto. Em seguida, o principal dos motivos: ele é o melhor treinador que o Brasil produziu nos últimos tempos. Com larga vantagem. Não precisa compará-lo a Dunga. É covardia até. Como diria Mauro Cezar Pereira, Dunga carecia de preparo e capacidade intelectual para estar à frente da Seleção Brasileira, sobretudo, após um 7 a 1.

Voltando a Tite. Se ele era o melhor, então por que recusar a coroação? Um grande exemplo de fidelidade a princípios e valores que Tite poderia ter seguido os passos: Carlos Bianchi. O lendário treinador argentino dominou o futebol sul-americano como ninguém na história. Ganhou as Libertadores de 1994, 2000, 2001 e 2003 — foi vice em 2004 —, e as Copas Intercontinentais de 94, 2000 e 2003. Após a renúncia de Marcelo Bielsa do comando da Seleção Argentina, o clamor popular por Bianchi que já estava desvinculado do Boca, levaram Julio Grondona à convida-lo para o cargo.

Biachi Tite

A negativa foi contundente. A alegação foi querer estar mais perto da família. Disse oficialmente não querer compromissos longos. Um ano mais tarde aceitou trabalhar no Atlético de Madrid a 10 mil quilômetros de distância Buenos Aires e de sua família. O La Nación cravou na época, que enquanto Julio Grondona fosse o presidente da AFA, ele não dirigiria a Seleção.

Se Tite recusasse a proposta, ganharia uma eterna lembrança como “o homem que disse não à Seleção”. Iriam especular que a proposta financeira não agradou, como ocorreu de fato com Muricy Ramalho em 2010, na época que a CBF era dirigida por Ricardo Teixeira. Um bom contrato com o Fluminense e sua patrocinadora Unimed naquele momento, mantiveram Muricy no Tricolor Carioca.

Tite e Del Nero

Mas Tite fez diferente. Aceitou. Respondeu que vai fazer o trabalho dele. O trabalho dele é treinar um time. Quem o escolheu para fazer esse trabalho foi Marco Polo Del Nero. Poderia sim ter recusado. Ele era o único que poderia.

A Seleção Argentina precisava de Bianchi. Bianchi não precisou dela. A Seleção Brasileira precisa de Tite, e Tite parece precisar da Seleção."

Fernando Martinho é editor da Revista Corner. Esse texto foi originalmente publicado no Doentes por Futebol e gentilmente cedido ao Meu Timão.

Veja Mais:

  • Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Argentinos Juniors

    Corinthians fica com um a menos, volta a jogar mal e é derrotado pelo Argentinos Juniors na Sula

    ver detalhes
  • Muro do Parque São Jorge foi pichado na madrugada desta quarta-feira

    Muro do Parque São Jorge é pichado após derrota do Corinthians na Argentina

    ver detalhes
  • Fabinho Soldado falou sobre a situação do Corinthians após derrota na Argentina

    Fabinho Soldado diz que trabalho não 'está sendo o suficiente' e avisa: 'Recados já foram dados'

    ver detalhes
  • Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita possibilidade de saída do Corinthians

    Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita até saída do Corinthians

    ver detalhes
  • António Oliveira durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Fiel não poupa elenco em derrota e avalia todo o Corinthians abaixo da média; veja notas

    ver detalhes
  • Derrota do Corinthians na Sula desencadeia protestos e pedidos por Cássio no banco

    Derrota do Corinthians desencadeia protestos e pedidos por Cássio no banco; veja comentários

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Ale

    Ranking: 2036º

    Ale 1039 comentários

    @aleiskandar em

    Ele já disse sim, e agora é passado. Um passado que não será apagado.
    Hoje sou CB, e vamos pra cima nem busca do Hepta

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 1541º

    Daniel 1327 comentários

    @dboer em

    Se juntou ao lado negro da força e ainda admitiu que fez isso para satisfazer o próprio Ego. Que seja feliz lá e que nosso time mantenha o caminho de títulos

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Reinaldo

    Ranking: 2245º

    Reinaldo 948 comentários

    95º. @reinaldo.rodrigues5 em

    Comparar bianchi com esse Tite comédia? Kkkkkkkkkkkkkkk Bianchi três vezes campeão da Libertadores, ganhando dos bambis, palmares e Grêmio, batendo todos aqui dentro do Brasil. O presidente da AFA era tão bandido quanto o Del Nero, o Bianchi recusou o convite para treinar a seleção argentina. E o falso moralista, assinou petição pedindo a renuncia do bandidão da CBF e hoje senta no colo do bandidão, vulgo patrão. Todo sorridente, abraçando o Del nero. E o trouxa do Andrés todo seguro que o pastor iria recusar o pedido devido ter pedido a renuncia do bandidão, se iludiu igual um monte de viúvas alienadas e tontas kkk. Você que leu e não gostou, pode ficar boladão, não estou nem ai para vocês suas viúvas, aqui é Corinthians, cada vez mais Corinthians, não sou torcedor de jogador e treinador...Na vida seus almofadinhas e modinhas, tudo passa, treinadores e jogadores, só não passa essa paixão pelo todo poderoso Timão. Nem a torcida do boca fica bajulando o Bianchi, como esses tontos (as).

  • Foto do perfil de Mauro

    Ranking: 7197º

    Mauro 265 comentários

    94º. @mauro.cesar.neri em

    Não gostei muito do texto, mas em fim o Brasil esta clamando por pessoas honestas, de caráter, e isso reflete no futebol, ele tinha que aceitar, hoje vejo pessoas que tinham desistido da seleção e falam que voltaram a acreditar, nosso Corinthians e forte e vive sem ele, foi uma história linda, mas passou, vamos conquistar tudo que tiver a nosso alcance, porque aqui e Corinthians!

  • Foto do perfil de Moises

    Ranking: 1287º

    Moises 1541 comentários

    93º. @tiodei em

    Tite tem minha eterna gratidão mas...passou, agora ele é história, é da seleção, boa sorte pra ele. Não vale a pena ficar aqui espiculando o porque sim o porque não de ter aceitado.
    Todo homem tem seu sonho e corre atrás, pelo menos deveria ser assim.
    VAI CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de Daniel

    Daniel 152 comentários

    92º. @daniel.santos86 em

    Nada disso vai mudar a história dele no Timão, Tite é ídolo e ponto, não adianta ficar fazendo esses textos sem fundamentos, Tite vai esta na história, vida que segue. Vamos dar moral para o Cristóvão Borges!

  • Foto do perfil de Reinaldo

    Ranking: 2245º

    Reinaldo 948 comentários

    91º. @reinaldo.rodrigues5 em

    Comparar bianchi com esse Tite comédia? Kkkkkkkkkkkkkkk Bianchi três vezes campeão da Libertadores, ganhando dos bambis, palmares e Grêmio, batendo todos aqui dentro do Brasil. O presidente da AFA era tão bandido quanto o Del Nero, o Bianchi recusou o convite para treinar a seleção argentina. E o falso moralista, assinou petição pedindo a renuncia do bandidão da CBF e hoje senta no colo do bandidão, vulgo patrão. Todo sorridente, abraçando o Del nero. E o trouxa do Andrés todo seguro que ele iria recusar o convite por te pedido a renuncia do bandidão, se iludiu igual um monte viúvas alienadas e tontas kkkkkkkkkkkkkkk Você que leu e não gostou, pode ficar boladão, não estou nem ai para vocês suas viúvas, aqui é Corinthians, cada vez mais Corinthians, não sou torcedor de jogador e treinador...Na vida seus almofadinhas e modinhas, tudo passa, treinadores, jogadores, só passa essa paixão pelo todo poderoso Timão. Nem a torcida do boca fica bajulando o Bianchi, como esses tontos.