Cristóvão completa um mês de Corinthians com mudanças claras em relação à era Tite

Cristóvão completa um mês de Corinthians com mudanças claras em relação à era Tite

Por Marcos Guedes

Diferentemente de Tite, Cristóvão gosta de Pato e de fechar os portões do CT

Diferentemente de Tite, Cristóvão gosta de Pato e de fechar os portões do CT

Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Cristóvão Borges chegou ao Corinthians celebrando a “boa herança” deixada por Tite e avisando que não via motivos para grandes alterações. No entanto, completando um mês no cargo nesta terça-feira, o treinador tem mudanças significativas para mostrar.

A principal é em relação ao sistema de jogo. O Timão de Cristóvão atua no 4-2-3-1, com um homem de velocidade por um dos lados do campo. Essa opção abriu espaço para Ángel Romero, que não tinha grande moral com o técnico anterior e não esconde a alegria pela troca no comando.

Há também novidades no dia a dia do clube, com os portões do centro de treinamento sendo fechados com maior frequência. Dentro do CT, a presença de Alexandre Pato é outro indicativo de que os tempos são outros, um dos pontos que têm a assinatura do comandante baiano.

Esquema
Tite insistiu no 4-1-4-1, sistema de sua preferência, até perceber que não tem mais Renato Augusto. Então, adotou um 4-4-2 no qual Guilherme atuava como um ponta de lança, próximo do centroavante. Cristóvão sacou Guilherme e montou um 4-2-3-1, com Giovanni Augusto como armador central. Os resultados não têm sido ruins, mas ainda há problemas na criação.

Moral a Romero
Artilheiro do Corinthians na temporada, com 14 gols, o paraguaio ganhou espaço na faixa do campo em que mais gosta de atuar, avançando pela direita. Reserva antes da chegada do novo técnico, o camisa 11 levou os torcedores ao delírio ao vencer duelo com Guerrero e comandar a goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo.

Fé em Pato
A graça de Romero pode acabar a partir do próximo final de semana, quando Alexandre Pato, de volta de empréstimos ao São Paulo e ao Chelsea, estará à disposição. Cristóvão Borges já deixou claro que, diferentemente de Tite, pretende utilizar o atacante. Convencer os torcedores de que se trata de uma boa ideia não será tarefa fácil.

Garotos na expectativa
Era muito difícil para um garoto promovido das categorias de base ter chances com Tite, que tem uma clara predileção por atletas mais experientes. Com Cristóvão, Pedro Henrique chegou a assumir vaga na defesa antes de se machucar. Léo Príncipe, que jamais atuou, deverá estrear no sábado, no lugar do suspenso Fagner. Maycon, no entanto, por conta da grande concorrência em sua posição, foi emprestado à Ponte Preta.

Portões trancados
Fechar os treinamentos era uma estratégia usada muito raramente por Tite. O gaúcho só trancava os portões quando resolvia poupar jogadores em clássicos e adotar um time misto. Já Cristóvão tem como regra trabalhar com privacidade na última atividade antes de cada jogo.

Resultados?
O mês de Cristóvão Borges no Corinthians não é suficiente para que sejam feitas maiores comparações com o antecessor, um dos mais vitoriosos técnicos da história do clube. Por enquanto, o baiano colecionou quatro vitórias, um empate e uma derrota. O trabalho ainda é visto com desconfiança por parte da torcida, mas o aproveitamento de 72,2% é bom e coloca o time alvinegro na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Pablo já disse mais de uma vez que quer permanecer no Corinthians

    Corinthians sobe oferta e espera sim de Pablo: 'Espero que seja suficiente'

    ver detalhes
  • Alvo do Corinthians, Roger deve ser oficializado como reforço do Internacional nos próximos dias

    Decisão de Roger não é repudiada pela diretoria do Corinthians: ‘Faz parte...’

    ver detalhes
  • Ginásio Wlamir Marques recebeu jogo 4 da final do NBB em 2017

    Corinthians faz pré-inscrição na Liga Ouro e reativa basquete após 21 anos

    ver detalhes
  • 32 mil torcedores foram ao estádio em Itaquera no último treino aberto

    Por agradecimento à Fiel, Corinthians deve abrir treino no sábado na Arena

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 583º

    Daniel 1154 comentários

    por @daniel.lucato

    Alguns detalhes:

    * A derrota nem deveria ser creditada ao Cristóvão. Ele tinha acabado de chegar.

    * O meio pode não estar perfeito, mas no mínimo esta mais veloz do que aquele toca toca para os lados sem objetividade.

    * O Cristóvão mexeu muito mal no último jogo. Mas quantos jogos o Tite não mexeu mal? Quantos jogos o Tite foi mexer só depois de tomar o gol? Ou pior, quantos jogos o Tite não mexeu aos 44 do segundo tempo? Pelo menos o Cristóvão tentou.

    Pessoal, vamos ter um pouco mais de paciência. Cristóvão ainda esta conhecendo o elenco. Vários atletas estavam no departamento médico e foram liberados agora.

    --- Vai Corinthians ---

  • Foto do perfil de Maicon

    Maicon 25 comentários

    por @maicon.tait

    1-Coritnhians não tem atacante que saiba fazer o pivô. Então, acaba com o 1 do esquema 4-1-4-1 ou 4-2-3-1. Não tem jogador p esquema, não faça o esquema. Ganhamos a Libertadores sem o pivô.
    2-Quais jogadores tem maior peso ofensivo (gols/partida): Pato, Romero, Marquinhos Gabriel. Então chega de frescura e monta o ataque com goleadores. Um possível 4-3-3 com eles traria um poder de finalização maior.
    3-Todos reclamam da criação no meio: Guilherme e agora o Giovani Augusto são corneteados o tempo todo, ora por um torcedor ora por outro. Mas é querer demais 1 único jogador ser a criação do time, além de ficar fácil de marcar. Por mim, o meio caberia muito bem 2 jogadores criativos. Guilherme é meu preferido pela boa capacidade de finalização. O segundo ficaria entre: Giovani, Rodriguinho, Elias (se voltar a jogar bem). BH fazendo o 1o volante. Pelo lado do poder de marcação tenho algum receio com o Giovani Augusto.
    4-Postura! Time que quer ser campeão tem que se impor!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 1130º

    Leandro 673 comentários

    172º. por @leandro.bujatto

    Amigo tivemos na história vários jogadores que ganharam títulos na sombra de outros... Infelizmente você está querendo entrar em um assunto que não tem nada a ver com o que foi comentado no início... Está querendo incitar racismo e pior me acusando, colocando palavras que em momento algum aqui foram ditas sobre esse assunto... O que está em questão aqui são as capacidades técnicas desse treinador independente de cor ou descendência. Acho que agora ficou claro pra você que talvez tenha alguma limitação em interpretação de texto!

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 1130º

    Leandro 673 comentários

    171º. por @leandro.bujatto

    Amigo tivemos vários jogadores que foenan

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 1130º

    Leandro 673 comentários

    170º. por @leandro.bujatto

    Foi um.bom jogador onde? E as experiências que tem são todas fracassadas! Foi última opção da diretoria incompetente... Aquele ditado...sem não tem tu...vai tu mesmo!

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 1130º

    Leandro 673 comentários

    169º. por @leandro.bujatto

    Que comentário é esse...? Nada a ver sua colocação. Bem infeliz falar em cor... O meu maior ídolo do Timão era negro... Marcelinho Carioca o que está em questão é a capacidade dele é pra mim ele não tem competência para dirigir o Timão... Em breve darão razão! Foi um jogador ruim e é um técnico meia boca!

  • Foto do perfil de Elizeu

    Ranking: 94º

    Elizeu 4415 comentários

    168º. por @elizeu.santos

    Concordo plenamente

  • Foto do perfil de Elizeu

    Ranking: 94º

    Elizeu 4415 comentários

    167º. por @elizeu.santos

    Leandrão, o HOJE TREINADOR Tite, não fez o Corinthians, e sim o CORINTHIANS O FEZ... Então não vejo diferença entre ele e o Cristóvão, ambos tem carreiras parecidas, ANTES DO CORINTHIANS, só times sem expressão e sem elencos.. Tite veio para o Corinthians na primeira demissão, e não ganhou nada, foi pra outros times E também NÃO GANHOU NADA.. Voltou, nos humilhou na Libertadores (Lembra do Tolima, Do Guarany) até ganhar a primeira... Foi UMA APOSTA DA DIRETORIA, caso contrário meu amigo, também teria curriculo parecido, POR ISTO hoje ele é Grato demais ao Corinthians, porque quando o bancaram, ele sabia que em qualquer time no Brasil ele teria sido demitido... Ele sempre perdeu 2,3, campeonatos antes de ganhar 1 e o Cristóvão acabou de chegar, e estaá remontando o time... Se fosse o Tite no lugar dele, estariamos dizendo que ele consegue tirar leite de pedras, então vamos ter mais paciencia e apoiar mais.. VAI CORINTHIANS

    Foto do perfil de Leandro

    Leandro 673 comentários

    19/07/2016 às 19h33 por @leandro.bujatto

    Sim... Mas existe uma grande diferença...o Adenor foi se reciclar já tinha títulos em seu currículo... E esse cidadão conquistou o que até. Hoje, sabe o que? Temos um aventureiro no lugar de um técnico. Não dá para comparar!

  • Foto do perfil de Marcos

    Ranking: 1181º

    Marcos 650 comentários

    166º. por @sciencio9

    4-4-2 seria o ideal, Pato e Romero soltos no ataques com M.Gabriel e G. Augusto, ou Guilherme na armação. Ou o Guilherme no lugar do Romero. Esse esquema abre um leque de opções...

    Foto do perfil de Maicon

    Maicon 25 comentários

    19/07/2016 às 09h21 por @maicon.tait

    1-Coritnhians não tem atacante que saiba fazer o pivô. Então, acaba com o 1 do esquema 4-1-4-1 ou 4-2-3-1. Não tem jogador p esquema, não faça o esquema. Ganhamos a Libertadores sem o pivô.
    2-Quais jogadores tem maior peso ofensivo (gols/partida): Pato, Romero, Marquinhos Gabriel. Então chega de frescura e monta o ataque com goleadores. Um possível 4-3-3 com eles traria um poder de finalização maior.
    3-Todos reclamam da criação no meio: Guilherme e agora o Giovani Augusto são corneteados o tempo todo, ora por um torcedor ora por outro. Mas é querer demais 1 único jogador ser a criação do time, além de ficar fácil de marcar. Por mim, o meio caberia muito bem 2 jogadores criativos. Guilherme é meu preferido pela boa capacidade de finalização. O segundo ficaria entre: Giovani, Rodriguinho, Elias (se voltar a jogar bem). BH fazendo o 1o volante. Pelo lado do poder de marcação tenho algum receio com o Giovani Augusto.
    4-Postura! Time que quer ser campeão tem que se impor!

  • Foto do perfil de Carlos

    Carlos 42 comentários

    165º. por @urass

    Resumindo tudo não temos como ainda avaliar ainda o trabalho dele. Na minha opinião para esse campeonato temos que focar na vaga na Libertadores.

  • Foto do perfil de Elizeu

    Ranking: 94º

    Elizeu 4415 comentários

    164º. por @elizeu.santos

    Torcendo muito por ele

  • Foto do perfil de Wanderson

    Ranking: 338º

    Wanderson 1756 comentários

    163º. por @wanderson.fernandes2

    Kkkkkk... O Maycon com uma perna é melhor que ele! BH digo a mesma coisa, Maycon joga muito.

    Foto do perfil de Evaristo

    Evaristo 2487 comentários

    19/07/2016 às 17h51 por @evaristo.thiesney

    Grande concorrência na posição de Maycon, diga-se Rodriguinho!