Cristóvão completa um mês de Corinthians com mudanças claras em relação à era Tite

45 mil visualizações 114 comentários

Por Marcos Guedes

Diferentemente de Tite, Cristóvão gosta de Pato e de fechar os portões do CT

Diferentemente de Tite, Cristóvão gosta de Pato e de fechar os portões do CT

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Cristóvão Borges chegou ao Corinthians celebrando a “boa herança” deixada por Tite e avisando que não via motivos para grandes alterações. No entanto, completando um mês no cargo nesta terça-feira, o treinador tem mudanças significativas para mostrar.

A principal é em relação ao sistema de jogo. O Timão de Cristóvão atua no 4-2-3-1, com um homem de velocidade por um dos lados do campo. Essa opção abriu espaço para Ángel Romero, que não tinha grande moral com o técnico anterior e não esconde a alegria pela troca no comando.

Há também novidades no dia a dia do clube, com os portões do centro de treinamento sendo fechados com maior frequência. Dentro do CT, a presença de Alexandre Pato é outro indicativo de que os tempos são outros, um dos pontos que têm a assinatura do comandante baiano.

Esquema
Tite insistiu no 4-1-4-1, sistema de sua preferência, até perceber que não tem mais Renato Augusto. Então, adotou um 4-4-2 no qual Guilherme atuava como um ponta de lança, próximo do centroavante. Cristóvão sacou Guilherme e montou um 4-2-3-1, com Giovanni Augusto como armador central. Os resultados não têm sido ruins, mas ainda há problemas na criação.

Moral a Romero
Artilheiro do Corinthians na temporada, com 14 gols, o paraguaio ganhou espaço na faixa do campo em que mais gosta de atuar, avançando pela direita. Reserva antes da chegada do novo técnico, o camisa 11 levou os torcedores ao delírio ao vencer duelo com Guerrero e comandar a goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo.

Fé em Pato
A graça de Romero pode acabar a partir do próximo final de semana, quando Alexandre Pato, de volta de empréstimos ao São Paulo e ao Chelsea, estará à disposição. Cristóvão Borges já deixou claro que, diferentemente de Tite, pretende utilizar o atacante. Convencer os torcedores de que se trata de uma boa ideia não será tarefa fácil.

Garotos na expectativa
Era muito difícil para um garoto promovido das categorias de base ter chances com Tite, que tem uma clara predileção por atletas mais experientes. Com Cristóvão, Pedro Henrique chegou a assumir vaga na defesa antes de se machucar. Léo Príncipe, que jamais atuou, deverá estrear no sábado, no lugar do suspenso Fagner. Maycon, no entanto, por conta da grande concorrência em sua posição, foi emprestado à Ponte Preta.

Portões trancados
Fechar os treinamentos era uma estratégia usada muito raramente por Tite. O gaúcho só trancava os portões quando resolvia poupar jogadores em clássicos e adotar um time misto. Já Cristóvão tem como regra trabalhar com privacidade na última atividade antes de cada jogo.

Resultados?
O mês de Cristóvão Borges no Corinthians não é suficiente para que sejam feitas maiores comparações com o antecessor, um dos mais vitoriosos técnicos da história do clube. Por enquanto, o baiano colecionou quatro vitórias, um empate e uma derrota. O trabalho ainda é visto com desconfiança por parte da torcida, mas o aproveitamento de 72,2% é bom e coloca o time alvinegro na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Clube deu passo importante para as eleições de novembro

    Corinthians define comissão eleitoral para eleições presidenciais de novembro

    ver detalhes
  • Ex-jogador explica protesto por Marielle em título do Corinthians

    VÍDEO: Ex-jogador explica protesto por Marielle em título do Corinthians

    ver detalhes
  • Nos bastidores, Parque São Jorge já respira as eleições que estão marcadas para o mês de novembro

    Mais uma chapa de oposição do Corinthians pede esclarecimentos da operação financeira de Pedrinho

    ver detalhes
  • Oposição vinha cobrando a divulgação do balanço, que traz recorde negativo

    Um mês após o prazo, Corinthians divulga balanço de 2019 em seu site; atraso foi alvo da oposição

    ver detalhes
  • Arena Corinthians é o maior alçapão do futebol brasileiro | a prova está aqui (levantamento inédito)

    VÍDEO: Arena Corinthians é o maior alçapão do futebol brasileiro | a prova está aqui (levantamento inédito)

    ver detalhes
  • Matias Ávila, diretor financeiro do Corinthians, rebateu relatório recente de um dos grupos de oposição

    Diretor financeiro do Corinthians responde grupo de oposição que fez relatório com diretrizes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: