Venha fazer parte da KTO
x

Em resenha com ex-boleiros corinthianos, Tobias relembra invasão de 76 e angústia de Rivellino

2.5 mil visualizações 26 comentários Reportar erro

Um dos maiores goleiros da história do Corinthians, Tobias contou com detalhes a disputa da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976. No dia 5 de dezembro daquele ano, o Timão, que não conquistava um título havia 22 anos, foi ao estádio do Maracanã enfrentar a chamada “Máquina Tricolor”, apelido dado ao Fluminense do craque Rivellino.

Para promover o confronto, o então presidente do time das Laranjeiras, Francisco Horta, provocou a Fiel torcida e ofertou metade da carga de ingressos ao Corinthians. O dirigente, no entanto, acabou surpreendido com a força dos corinthianos: ao menos 70 mil “loucos” saíram de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro para acompanhar a equipe do Parque São Jorge.

“Nós nem imaginaríamos o que podia estar acontecendo, da torcida vir pro Rio de Janeiro. 500 km de São Paulo ao Rio é muito longe, né Fubá? Como é que vão 70 mil corinthianos? 15, 20 mil, como quando jogamos aqui no interior, era normal”, relembrou Tobias no episódio 05 da Resenha com Dinei e Fubá, do canal oficial do Corinthians no YouTube.

“Estamos chegando perto do Maracanã, vimos um ônibus. Falei: ‘Moisés (zagueiro), tem ônibus’. Aí passou uns quatro quilômetros, quatro quilômetros de ônibus (risos). ‘Alguma coisa tá errada, p****’”.

O time alvinegro, sem “estrelas”, era formado por: Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Ruço, Givanildo e Neca; Waguinho, Geraldão e Romeu. “Quando nós entramos (no gramado), foi de arrepiar. 158 mil pessoas mais ou menos, meio a meio”, frisou.

Apesar da festa da Fiel, o Fluminense abriu o placar com Pintinho. O Corinthians não sentiu o golpe e empatou o duelo antes do fim do primeiro tempo com o meia Ruço. No intervalo, a chuva que já incomodava se transformou num temporal, deixando o clássico amarrado até o término da etapa complementar. Com o 1 a 1, a classificação para a final do Brasileiro seria decidida nas penalidades máximas.

Naquele momento, Tobias virou um gigante. O goleiro do Timão defendeu duas cobranças – ou três, já que o árbitro anulou a tentativa de Rodrigues Neto, do Fluminense. Sem errar nenhum pênalti, o esquadrão alvinegro derrotou o adversário carioca e fez a multidão corinthiana viver um dia inesquecível no Maracanã.

Além do jogo histórico, Tobias revelou uma angústia de Rivellino, tido como um dos grandes ídolos do Corinthians. Em certo ocasião, o ex-arqueiro ouviu do “Bigode” a tristeza pelo meia nunca ter conquistado um título de grande expressão com o manto preto e branco. “’Tobias, eu fui tricampeão do mundo, um título inesquecível, mas tem uma coisa que eu não tenho e que você tem: eu nunca fui campeão pelo Corinthians’.”

Assista ao programa na íntegra

Veja Mais:

  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Muro do Parque São Jorge foi pichado na madrugada desta quarta-feira

    Muro do Parque São Jorge é pichado após derrota do Corinthians na Argentina

    ver detalhes
  • Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita possibilidade de saída do Corinthians

    Cássio desabafa após derrota na Sul-Americana e cogita até saída do Corinthians

    ver detalhes
  • Fabinho Soldado falou sobre a situação do Corinthians após derrota na Argentina

    Fabinho Soldado diz que trabalho não 'está sendo o suficiente' e avisa: 'Recados já foram dados'

    ver detalhes
  • Carlitos Tévez é o atual técnico do Independiente, da Argentina

    Ídolo do Corinthians é internado na Argentina com dores no peito; confira

    ver detalhes
  • Adrián Brizuela vinha treinando com o elenco do Sub-18 enquanto se adaptava ao Brasil e aguardava o acerto entre o Corinthians e seu ex-clube

    Corinthians desiste de contratação de paraguaio para o Sub-20; jogador já treinava no CT

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de Marcio

    Ranking: 3312º

    Marcio 650 comentários

    @madiga em

    Tenho 51 anos e estava nesse jogo, tinha 11 anos e foi meu primeiro jogo em um estádio. Meu pai na trabalhava em uma empresa que o dono era corintiano "mais do que doente" alugou um ônibus e comprou 40 ingressos e sorteou para os corintianos com direto a ir com até 3 familiares. Meu pai não foi sorteado e lembro que ficou triste, mas o dono o Sr, Hugo, que o considerava muito, reservou 4 ingressos e o presenteou e ainda deu mais um "bônus" para a viagem. JAMAIS vou esquecer a entrada na arquibancada do MARACANÃ, foi simplesmente maravilhoso, emocionante. Chegamos no Rio pela manhã e com um taxista conhecemos uma boa parte dessa cidade, impressionante que em todos os locais tinham corintianos, bandeiras, camisas e torcida. DIA INESQUECÍVEL, obrigado Pai e Obrigado, sr. Hugo.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Francisco

    Ranking: 4086º

    Francisco 523 comentários

    26º. @cruz.francisco em

    Riva! Não ligue não, coisas dos Deuses do futebol! Até porque também nossa torcida o magoou muito jogando sob costas toda responsabilidade pela perda do título de 1.974 contra o Palmeiras com aquele gol do Ronaldo, eu estava lá no Morumbi Rivelino! E como tantos outros chorei muito, sofri muito, mas a culpa não foi tua, infelizmente nosso presidente a quem respeitei e respeito ainda como um dos melhores do Corinthians Sr. Vicente Mateus, em uma decisão contestada resolveu vender seu passe ao Fluminense, alias ele era muito esperto, mas foi enrolado direitinho pelo Sr. Francisco Horta presidente do Flu. E nos perdemos nossa joia! Mas eu também estava no Beira Rio Tobias em 1.976! Eu o Vandeca, meu amigo, e meu afilhado Reginaldo Santista que nos acompanhou nesta epopeia de ir ao sul, e fomos de Fusca! Que viagem, que farra, pena que o título não veio por conta daquele gol do Valdomiro e outro do Dario, bons tempos Tobias, bons tempos Rivelino, hoje já não temos mais fiéis como antes!

  • Foto do perfil de André

    Ranking: 33º

    André 21493 comentários

    25º. @ice.cube em

    Uma pena o Timão ter perdido aquela final.

  • Foto do perfil de Jackson

    Jackson 13 comentários

    24º. @jackson.daniel em

    Suor hetero em meus olhos só de imaginar a cena, parabéns

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 11º

    Guilherme 42968 comentários

    23º. @guilherme.teixeira.d em

    Por essas e outras que o Corinthians tem a torcida mais fiel e apaixonada do mundo...

  • Foto do perfil de MARCO

    Ranking: 3623º

    Marco 595 comentários

    22º. @marcao.da.fiel em

    Esse jogo foi tão importante por que era o Corinthians estava na semi final, que marcou tanto a Fiel como outros torcedores pois me lembro que foram vários torcedores rivais até o Rio de Janeiro por que noticiario só dava Corinthians e a invasão que iria acontecer.#INESQUECÍVEL