Reunião na Arena neste sábado define futuro político do Corinthians

Reunião na Arena neste sábado define futuro político do Corinthians

Por Meu Timão

Reunião será realizada na Arena Corinthians

Reunião será realizada na Arena Corinthians

Foto: Mayara Munhoz/Meu Timão

As decisões a serem tomadas pelo Conselho Deliberativo do Corinthians neste sábado, dia 27 de agosto de 2016, será fundamental para os rumos do clube. Membros do grupo se reunirão na Arena Corinthians, a partir das 10h (de Brasília), para discutir quatro alterações relevantes no Estatuto Social. Abaixo, o Meu Timão lista cada uma delas, além de suas consequências.

Fim do Chapão

A principal reivindicação diz respeito ao sistema político-eleitoral em vigor no Corinthians. O chamado “Chapão” contempla, a cada três anos, o preenchimento das 250 vagas no Conselho por meio da vitória de uma única chapa. O método permite que não haja a devida fiscalização sobre as ações dos mandatários, já que os eleitos estarão a favor do grupo vencedor. Além disso, a assembleia debaterá chapas com 25 ou 50 nomes à votação, o que aumenta a participação de visões diferentes de comando.

Antecipação das eleições

Atualmente, a eleição presidencial no Timão acontece a cada três anos, sempre em fevereiro. A ideia é antecipar a votação para novembro do ano anterior, dando tempo ao dirigente designado planejar sua primeira temporada de trabalho, se ambientar com o cargo, tomar conhecimento das finanças, executar projetos, etc. Se a pauta for atendida, Roberto de Andrade, que assumiu o Corinthians em 2015, deixará seu posto não no início de 2018, mas no fim de 2017.

Inelegibilidade

A proposta de membros do Conselho é dar fim à inelegibilidade de um presidente por dois mandatos, ou seja, garantir que um ex-mandatário possa se candidatar novamente ao cargo após uma eleição apenas. Por exemplo, caso Roberto de Andrade deixasse o Timão hoje, ele não poderia concorrer às próximas duas eleições para presidente. A medida possibilitaria o retorno de políticos num menor período.

Ficha Limpa

Baseada na Lei da Ficha Limpa, que determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados em processos criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, a proposta de mesmo nome visa impedir que uma pessoa condenada pela Justiça se candidate a qualquer cargo no Corinthians pelo período de oito anos.

Veja Mais:

  • Filha dá resposta sensacional ao pai palmeirense: 'Vai, Corinthians'

    Pai força garotinha a cantar música do Palmeiras, e ela surpreende com um 'Vai, Corinthians!'

    ver detalhes
  • Gaviões da Fiel se unirá as outras torcidas organizadas paulitas neste domingo

    Organizadas rivais de São Paulo se unem em evento no Pacaembu em homenagem à Chape

    ver detalhes
  • Oswaldo opinou sobre empréstimo de jogadores à Chape

    Oswaldo opina sobre empréstimo de jogadores do Corinthians à Chapecoense

    ver detalhes
  • Arana pode se transferir para a Inter de Milão nos próximos dias

    Com oferta na mão, Corinthians espera retorno de presidente para definir venda de Arana

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Fabi0

    Ranking: 2177º

    Fabi0 267 comentários

    por @corinthians.sempre

    Não quero ver nenhum desses 4 ai da foto perto do meu Corinthians.

  • Foto do perfil de Éder

    Éder 8 comentários

    por @eder.paulo.da.silva

    Ladrões o que são ladrões maquiados pêlos títulos, ou por sucessos mas sucessos passageiros.
    A fiel não e sega nem burra todos nos criticamos seu Mário Gobbi mas algumas burrices ele fez como trazer o pato morto, mas graça a m**d dele nos tivemos Jadson monstro deu orgulho de vê jogar futebol ganhamos títulos importantes já com o seu dr.Roberto de Andrade o que temos e vemos e nosso Timão na mão do burguês Andrés que próprio diz "pode roubar mas tem que saber a hora de parar " roubar o time do povo das pessoas humildes e assalariadas aqui não Andrés sua hora vai chegar você e sua chapa hipócrita está afundando o Timão e os seus bolsos cheios.
    o que a fiel quer e simples um time competitivo e a festa na favela de volta!
    Fora Burguês aqui tu não tem vez!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de wagner

    Ranking: 2105º

    Wagner 279 comentários

    83º. por @wagnernpeninha

    Procede sua preocupação. Mas há mecanismos de evitar. Os novos grupos escolhem 3 candidatos entre seus pares. A partir daí os sócios torcedores escolhem. Dessa forma mantém a importância dos sócios preocupados com o clube e ao mesmo tempo inclui os sócios torcedores preocupados com o time.

    Foto do perfil de Claudio

    Claudio 716 comentários

    25/08/2016 às 23h15 por @claudio.ferreira.san

    Não concordo com o voto do Fiel Torcedor porque quem vota pode ser votado, e assim, corremos o sério risco de ter um chefe da Gaviöes como presidente do CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de george

    Ranking: 210º

    George 1930 comentários

    82º. por @georgearcienega

    O fiel torcedor deveria eleger também!

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 233º

    Thiago 1803 comentários

    81º. por @thiagopr

    Poderiam proibir qualquer relacionamento político com o clube, tipo o Andrés que é deputado e cuida da arena e outras coisas do Corinthians, poderiam vetar pessoas que são da política pública de ter algum envolvimento com o clube, deixe as pessoas do clube cuidarem disso e sem ver que não são capazes fazer uma nova eleição.

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 293º

    Alexandre 1522 comentários

    80º. por @asluque

    Não é questão de impor uma lei mas simplesmente pela capacidade de negociação de cada um. Cada situação tem o lado bom e o lado ruim. Pegue o Santos por exemplo que tem uma política inversa a nossa, coloca multas astronômicas e se torna refém do atleta e vice versa. Hoje Lucas Lima e Ricardo Oliveira não rendem mais o que rendiam antes e a relação com o clube só tende a piorar. Prefiro a maneira que estamos desde 2008 com média de mais de 1 título por ano e renovando o elenco muito mais rápido.

    Foto do perfil de Guilherme

    Guilherme 41150 comentários

    26/08/2016 às 12h35 por @guilherme.teixeira.d

    Verdade, é melhor deixar assim, 30% ta ótimo.

  • Foto do perfil de Jean

    Ranking: 1686º

    Jean 350 comentários

    79º. por @jean.macedo3

    Fala ai então irmão, suas acusações contra o Andres, não to dizendo que ele nunca errou, mas na minha maneira de ver, ele mais acertou do que errou, e esses acertos não foram qualquer coisa, mudaram a história do Corinthians! Até agora o que tem é muitas noticias de gente envolvida na diretoria que fez merda, ai para vender mais, envolve o nome do Andres, as vezes ele não tem nada av com a matéria, mas colocam tipo "amigo de Andres", essas coisas..

    Foto do perfil de Rogerio

    Rogerio 141 comentários

    25/08/2016 às 22h16 por @rogerio.pugliese

    Parece mulher de malandro

  • Foto do perfil de FORA

    Ranking: 1081º

    Fora 538 comentários

    78º. por @578544

    Que a turma do Andres suma do nosso Corinthians! Agradeço pelos títulos que vieram com essa turma, mais já chega. Depois que o Andres virou presidente, parece que o poder subiu a cabeça, se tornou um dos maiores corruptos desse país. Já se foi o tempo em que eu admirava o Andres, hoje quero ele e sua corja longe do meu Corinthians.

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 1º

    Guilherme 41150 comentários

    77º. por @guilherme.teixeira.d

    Verdade, é melhor deixar assim, 30% ta ótimo.

    Foto do perfil de Alexandre

    Alexandre 1522 comentários

    26/08/2016 às 11h32 por @asluque

    Vamos imaginar o seguinte: o Corinthians por força do estatuto seria forçado a oferecer 3 milhões por 70 pct de um atleta que é uma grande promessa, ai vem a concorrência e oferece os mesmos 3 milhões por 69 pct do passe dele sabendo que o Corinthians estaria impedido de diminuir a porcentagem e forcando assim a subirmos a pedida. Em todas as negociações estariamos engessados a esta regra estúpida.

  • Foto do perfil de Kleysson

    Ranking: 756º

    Kleysson 723 comentários

    76º. por @kleysson.s

    Se todas essas discussões procederem seria perfeito.

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 293º

    Alexandre 1522 comentários

    75º. por @asluque

    Vamos imaginar o seguinte: o Corinthians por força do estatuto seria forçado a oferecer 3 milhões por 70 pct de um atleta que é uma grande promessa, ai vem a concorrência e oferece os mesmos 3 milhões por 69 pct do passe dele sabendo que o Corinthians estaria impedido de diminuir a porcentagem e forcando assim a subirmos a pedida. Em todas as negociações estariamos engessados a esta regra estúpida.

    Foto do perfil de Guilherme

    Guilherme 41150 comentários

    26/08/2016 às 10h14 por @guilherme.teixeira.d

    E colocar uma clausula no estatuto do clube de que jogador pra jogar no Corinthians só se o Clube tiver no mínimo 70% do passe, Exceto jogadores emprestados.

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 293º

    Alexandre 1522 comentários

    74º. por @asluque

    Essas propostas são da situação, ou seja, do atual presidente e de seus acessores. Será encaminhada para votação e alterações no estatuto do clube devem ser feitas. Antes de bancar os malucos desinformados entendam que todas estas alterações foram propostas antes das últimas eleições mas a oposição não permitiu que fosse votado naquela época afirmando que era manobra contra o seu candidato. Hoje as propostas estão novamente na mesa e com o apoio das TOs para serem finalmente efetivadas. Fiquem de olho nos membros da oposição e situação para entender quem está a favor e quem está contra a modernização do clube.