Venha fazer parte da KTO
x

Em nota oficial, Gaviões da Fiel responsabiliza organizada rival por morte de torcedor do Corinthians

9.8 mil visualizações 71 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Arma teria sido encontrada na casa de primeiro suspeito preso por assassinar Daniel Veloso

Arma teria sido encontrada na casa de primeiro suspeito preso por assassinar Daniel Veloso

Reprodução

Principal torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel emitiu nesta terça-feira uma nota oficial (veja abaixo) acerca da morte do associado Daniel Veloso. No comunicado, a uniformizada alvinegra acusa a Mancha Alviverde, do Palmeiras, pelo assassinato.

Embora o texto não cite diretamente o nome da torcida adversária, ele faz alusão ao slogan da torcida, com os dizeres "Somos Torcidas" e a imagem largamente utilizada pelos seus membros: uma arma sob o símbolo de proibido. A carta critica a incoerência entre a ideia defendida e o ato violento que tirou a vida de Daniel, uma vez que sua função era justamente a de combater o estereótipo de que as uniformizadas são sinônimo de bandidagem e violência.

A acusação da organizada corinthiana corrobora com os relatos ouvidos pela reportagem do Meu Timão: Daniel teria sido espancado por sete palmeirenses com barras de ferro em uma praça em Itapevi, onde estava sozinho com a namorada. O crime aconteceu poucas horas após o clássico entre Corinthians e Palmeiras, disputado em Itaquera, a cerca de 60 quilômetros.

Daniel era membro da Gaviões desde 2008

Daniel era membro da Gaviões desde 2008

Foto: Reprodução/Facebook

Vale destacar que um dos suspeitos pela morte de Daniel já teria sido preso pela polícia. A delegacia de polícia de Itapevi, no entanto, ainda não confirmou a informação à imprensa alegando não querer prejudicar as investigações sobre o caso.

CONFIRA A NOTA OFICIAL DA GAVIÕES DA FIEL NA ÍNTEGRA:

"Somos Torcida" - quando o discurso não convém com a realidade

Na noite do último sábado (17/9) recebemos a notícia que um membro dos Gaviões da Fiel morreu após um ato covarde de torcedores rivais quando voltava para casa após o clássico contra o Palmeiras.

Como visto nos noticiários, o jovem estava com a namorada quando sete homens o cercaram para agredi-lo com barras de ferro. Sem ter como se defender, não resistiu às agressões e faleceu.

O caso foi praticado por aqueles "torcedores" que carregam nas suas faixas, bandeiras, bonés e camisetas a propaganda enganosa "SOMOS TORCIDA" com a imagem de proibição ao uso das armas.

Diante disso, deixamos aqui alguns questionamentos a todos, principalmente aqueles que compram e vestem a ideia. Afinal, o que eles quiseram passar com essa propaganda para as demais torcidas e também para a sociedade?

Quais as atitudes que você, membro desta torcida, deveria colocar em prática quando sua entidade coloca esta afirmação como lema?

Hoje, não só os torcedores organizados de todos os clubes, mas também a sociedade brasileira estão revoltados com a pilantragem (desculpem pelo termo) feita e assumida por eles à PM e divulgada na imprensa no início da semana.

Para que de fato o lema de uma torcida organizada saia do discurso e seja visto na prática, seus integrantes precisam cumprir com as atitudes esperadas.

Desta forma, sugerimos uma reflexão para aqueles que se intitulam SOMOS TORCIDA: O que é ser TORCIDA?

Caso a resposta seja diferente de tudo aquilo que nós, enquanto sociedade e torcedores organizados definimos ser, sugerimos que vocês parem com esse discurso e repensem o que são, pois da forma que estão praticando, não são dignos de carregar esse lema.

Por quê? Para nós, enquanto sociedade, pais e mães, filhos e filhas, torcedores dos clubes espalhados pelo Brasil, é inaceitável que fatos como o do último sábado continuem sendo vistos e praticados. Como já lido nos jornais, as confusões existem há muito tempo, mas atitudes covardes que levam um torcedor perder a vida sendo agredido por sete homens com barras de ferro e sem condições de se defender, não podemos tolerar. Esse fato é uma VERGONHA para todas torcidas organizadas do Brasil, pois o mínimo esperado do indivíduo em situações como essa é a sua hombridade e lealdade.

Temos muitos problemas para combater dentro do futebol. Se de fato existem para SER TORCIDA, que façam valer esse discurso na prática dentro e fora das arquibancadas. Mas se acham que não estão mais preparados para isso, fechem as portas para que não percamos mais vidas pelas ruas da cidade.

GAVIÕES DA FIEL TORCIDA

LEALDADE - HUMILDADE - PROCEDIMENTO

Veja Mais:

  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo em atividade no CT

    Franceses atestam recuperação e Gabriel Moscardo já tem data para voltar ao Corinthians

    ver detalhes
  • Romeu Tuma Júnior respondeu declarações de Rubão em entrevista divulgada pelo ge.globo

    Presidente do conselho deliberativo do Corinthians responde Rubão: 'Coisa de covarde'

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: