CBF anuncia mudanças na Copa do Brasil e Sul-Americana e Brasileirão deve ter G5

CBF anuncia mudanças na Copa do Brasil e Sul-Americana e Brasileirão deve ter G5

Por Meu Timão

Campeonato Brasileiro poderá ter até cinco vagas para a Libertadores neste ano

Campeonato Brasileiro poderá ter até cinco vagas para a Libertadores neste ano

Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Conforme a mudança promovida no calendário da Libertadores pela Conmebol na última semana, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estuda alterações também na programação de competições nacionais. A partir do novo regulamento, a participação de clubes brasileiros na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana podem ser alteradas, além de também possivelmente abrir uma quinta vaga para a Libertadores através do Campeonato Brasileiro deste ano.

Questionado a respeito da especulação, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, negou qualquer acerto antecipado e garantiu as chances de uma nova vaga pelo torneio de pontos corridos. “É muito importante ressaltar que não há possibilidade de convite. A vaga virá da principal competição do país. Se houver vaga para o Brasil, naturalmente essa vaga viria do Campeonato Brasileiro. E seria para a fase prévia, sim”, disse em entrevista ao globoesporte.com.

Mediante ao anúncio da entidade responsável pela organização do futebol na América do Sul, a Libertadores será disputada entre fevereiro e novembro, além de ter um aumento de 27 para 42 semanas em seu período de jogos. Em meio à mudança no calendário, a Copa Sul-Americana também sofre alteração e, diferente do que vem sendo realizado na atual temporada, não terá datas semelhantes à Copa do Brasil, permitindo a disputa dos torneios de forma simultânea.

“A Copa do Brasil passa, independente do que ocorre na Libertadores, por discussão de renovação contratual. Uma reclamação constante era que um clube teria que optar por Sul-Americana ou Copa do Brasil. Isso deixa de existir. A Copa do Brasil será adequada dentro do que estamos trabalhando. A Copa do Brasil é competição consolidada. Muito atraente para a gente e fazemos questão de não mexer na estrutura dela. Nossa ideia é que clubes possam disputar Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Libertadores”, acrescentou.

Com a alteração, a CBF terá que readequar o calendário de competições divulgado em julho, encaixando e equilibrando a quantidade de partidas de acordo com as exigências da Conmebol. Segundo Manoel Flores, a tendência é que a Copa do Brasil seja antecipada e disputada em um período menor, sem afetar as datas dos torneios estaduais.

“A busca é para manter equilíbrio do calendário que soltamos em julho. Queremos mexer o menos possível nas premissas básicas que tivemos no Comitê de Reformas. Os dois períodos de eliminatórias que conquistamos, vamos buscar manter. A estrutura central vai se manter. A gente vai encurtar o período da Copa do Brasil. O sucesso dela se passa pelo formato dela. Esse problema da Sul-Americana, com relação à escolha por qual torneio disputar, será superado”, finalizou.

Com a vaga na Libertadores como principal meta para o ano que vem, o Timão segue em busca da presença na competição continental a partir de dois caminhos. No Campeonato Brasileiro a expectativa existe, porém não é tão forte – a equipe ocupa o sétimo lugar e vem apresentando oscilação de resultados nos últimos jogos. Já na Copa do Brasil, o elenco de Fábio Carille se aproximou de uma vaga na semifinal, depois de vencer o Cruzeiro por 2 a 1 nesta quarta-feira e assegurar a vantagem para o segundo jogo.

Veja Mais:

  • Pablo foi campeão paulista e brasileiro pelo Corinthians em 2017

    Corinthians volta a negociar com Pablo e pode contratá-lo para 2018, diz portal

    ver detalhes
  • Kazim não deve permanecer no Corinthians em 2018

    Corinthians quer definir destino de Kazim nos próximos dias; chegada de Dutra deve atrapalhar turco

    ver detalhes
  • Fellipe Bastos pode ser emprestado para outro clube em 2018

    Com chegada de reforço, Corinthians estuda empréstimo de Fellipe Bastos

    ver detalhes
  • Minds Idiomas segue na manga da camisa corinthiana em 2018

    Com até bolsa de estudos a jogadores, Corinthians renova com patrocinador para manga da camisa

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes