Venha fazer parte da KTO
x

Odebrecht rebate acusação da Folha e cita Fundo como atual responsável pela Arena Corinthians

4.7 mil visualizações 64 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Manutenção da Arena Corinthians não é responsabilidade da Odebrecht, diz nota da construtora

Manutenção da Arena Corinthians não é responsabilidade da Odebrecht, diz nota da construtora

Agência Corinthians

A Odebrecht, por meio de uma nota oficial reproduzida no site do Corinthians, se pronunciou nesta quarta-feira a respeito da denúncia sobre vazamento de 10 milhões de litros de água no subsolo da Arena. Na última terça-feira, o jornal Folha de S. Paulo relatou riscos aos frequentadores do estádio e das ruas e avenidas próximas. A construtora rebateu as acusações e classificou a notícia como "sem fundamento".

De acordo com a Odebrecht, houve um vazamento em 2015, mas que atualmente está solucionado. A erosão citada na matéria teria relação com as chuvas torrenciais que castigaram São Paulo no primeiro semestre de 2016.

A construtora ainda destacou, no fim da nota, ser responsável pelas obras da Arena Corinthians, mas jogou a responsabilidade da manutenção do estádio nas mãos do Fundo Imobiliário que atualmente administra o empreendimento.

A demora na publicação da nota oficial não foi explicada pela Odebrecht. O Corinthians alegou, ainda na última terça, ter entrado em contato com a construtora cobrando explicações. Apenas mais de 24 horas depois, contudo, é que um comunicado foi publicado. Na noite da última terça, a assessoria de imprensa da Odebrecht ignorou tentativa de contato do Meu Timão.

Confira a nota da Odebrecht na íntegra:

A Construtora Norberto Odebrecht, em face de notícias sem fundamento sobre a construção da Arena Corinthians, vem esclarecer que sempre prezou pela qualidade dos seus trabalhos, utilizando as melhores e mais modernas técnicas construtivas em todos os seus negócios, não só no Brasil como em mais de 20 países onde tem presença.

A Arena, inaugurada em maio de 2014, sediou com sucesso grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo 2014 e jogos da Olimpíada 2016. Ao longo destes dois anos e meio de operação, dezenas de partidas de futebol e diversos outros eventos foram realizados, sem oferecer qualquer risco aos usuários.

Tanto que o estádio possui alvará de funcionamento e todos os demais laudos de segurança necessários a sua operação, emitidos pelos órgãos públicos que fiscalizam periodicamente as instalações locais, sem apontar nenhuma restrição.

Quanto às inconsistências do noticiário recente, vale apontar que:
- O referido vazamento de água constatado pela Sabesp ocorreu no início de 2015 e não tem relação com a erosão ocorrida um ano depois no estacionamento.
- O vazamento, de 2015, foi devido a um problema detectado em um registro localizado dentro de uma caixa de passagem, que fez a água escoar por uma tubulação de esgoto, instalada no mesmo local. Ou seja, não houve infiltração no solo. Em nota, a Sabesp informou em 01/11/2016 que “esteve no local para inspeção e os técnicos constataram que a tubulação da Sabesp está em perfeito estado”.
- A erosão, de 2016, foi ocasionada por chuvas torrenciais e acima de qualquer expectativa na região, tanto assim que a seguradora do estádio foi acionada e ressarciu parte dos danos.
- Também não é verdade que exista um córrego passando por baixo do prédio, sem canalização. Foi executada uma rede de drenagem especifica para esse fim e está em projeto As Built (como construído) que foi entregue ao Fundo Imobiliário ainda no ano de 2015.
- Quanto aos pontuais descolamentos de placas de granito das paredes, estão sendo avaliadas as reais causas de modo a impedir novas ocorrências dessa natureza. A construtora instalou mais de 30 mil metros quadrados desse material em pisos e paredes do estádio, sem o registro de nenhum problema relacionado à má instalação.
- Houve sim, há mais de um ano, queda de parte do forro em área restrita da Arena, e a Construtora tomou todas as medidas necessárias para corrigir o fato e garantir o acesso dos torcedores ao local sem quaisquer riscos.
- Não procede a informação de queda de placas de Techlan das fachadas no gramado ou na arquibancada.
Todos os trabalhos realizados na Arena tem as respectivas ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica), que servem par atestar a responsabilidade do executor. O CREA fazia visitas quinzenais à obra, verificando inclusive as mais de 200 ARTs assinadas por engenheiros ou arquitetos

Por fim, é preciso ainda esclarecer que a CNO garante a qualidade da construção, sendo responsabilidade do Fundo a sua manutenção.

Veja Mais:

  • Corinthians conhece adversários da primeira fase da Sul-Americana

    Corinthians conhece adversários da fase de grupos da Sul-Americana; confira

    ver detalhes
  • Corinthians pode faturar mais de R$ 50 milhões em caso de título na Sul-Americana

    Saiba quanto o Corinthians pode faturar com participação na Sul-Americana de 2024

    ver detalhes
  • Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians retomou os trabalhos nesta segunda-feira

    Elenco do Corinthians se reapresenta para 'intertemporada' sem presença de técnico; entenda

    ver detalhes
  • A atividade deve acontecer na Vila Belmiro, mas sem presença da torcida

    Corinthians marca jogo-treino contra rival para esta semana; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: