Jogos cancelados na última rodada? Regulamento do Brasileirão prevê punições; entenda

5.3 mil visualizações 28 comentários Comunicar erro

Por Meu Timão

Corinthians enfrenta o Cruzeiro fora de casa na última rodada

Corinthians enfrenta o Cruzeiro fora de casa na última rodada

Agência Corinthians

Ainda sem uma definição entre os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro a respeito da realização da última rodada, as dúvidas e declarações marcaram a semana após a tragédia aérea envolvendo a delegação da Chapecoense. Em meio a jogos decisivos e a ausências de clima no esporte devido à forte comoção pelo acidente, a medida pela não realização das partidas corre risco de gerar punições.

Conforme presente no Regulamento Geral de Competições (RGC), a CBF alegou que todas as partidas válidas pela 38ª rodada deverão ser cumpridas e, ao contrário do previsto, os clubes estão sujeitos a perder por WO - sendo considerada a derrota pelo placar de 3 a 0.

No entanto, a situação ainda poderia piorar para os clubes que se recusarem a entrar em campo, já que a entidade máxima do futebol brasileiro pode entender que o caso é sujeito a punição. Com isso, os clubes que optarem pelo revés por WO, podem ser julgados pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), correndo o risco de perderem pontos, serem multado ou até mesmo excluídos - caso os jogos sejam determinantes para o desfecho da competição.

Analisando a situação da Chapecoense, que tem compromisso marcado contra o Atlético-MG na Arena Condá, em Chapecó, não existe a necessidade de realização em teoria, tendo em vista que a partida não é essencial para as últimas definições do torneio. O clube catarinense não possui chances de entrar no G6 e os mineiros também não lutam mais pelo título. Vale lembrar que o Atlético-MG já abriu mão de ir a campo e inclusive comunicou a conduta à CBF.

O principal questionamento, então, fica por conta dos jogos considerados decisivos, justamente onde se encaixa o Timão. Contando com a concorrência de Atlético-PR e Botafogo pelas duas vagas ainda restantes na Libertadores, o Corinthians necessita somar três pontos na última rodada.

Além da briga pela parte de cima da tabela, outro debate fica por conta da definição do último clube que irá integrar o grupo de rebaixados, formado por América-MG, Santa Cruz e Figueirense até o momento. Na briga contra o descenso, se encontram Internacional, Vitória e Sport.

Ou seja, com pouco mais de uma semana para o desfecho da história, a situação segue indefinida e a tendência é que seja resolvida na próxima semana. O Corinthians enfrenta o Cruzeiro, no dia 11, às 17h, no estádio do Mineirão. Somando 55 pontos, o Timão ocupa o sétimo lugar do Campeonato Brasileiro.

Veja mais em: Acidente aéreo da Chapecoense e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Volante ao lado do idoso atropelado e de sua família

    Ralf transfere vítima de acidente de hospital e faz visita nessa segunda-feira

    ver detalhes
  • Neto acusa elenco corinthiano de tentar derrubar Carilleneto

    Neto acusa elenco corinthiano de tentar derrubar Carille, detona jogadores e faz apelo ao técnico

    ver detalhes
  • Imagina como seria se você tivesse Fábio Carille como seu chefe no seu trabalho

    [Mayara Munhoz] Imagina como seria se você tivesse Fábio Carille como seu chefe no trabalho

    ver detalhes
  • Declarações de Carille não estão sendo bem recebidas pelo ambiente do Corinthians

    Declarações de Carille são vistas como 'desnecessárias' e incomodam ambiente no Corinthians

    ver detalhes
  • Ramiro foi disparado o corinthiano que mais falou e gesticulou no treino desta segunda

    Janderson e Régis goleadores, Ramiro líder: reservas treinam forte por reabilitação no Corinthians

    ver detalhes
  • Ralf foi único jogador entre aqueles hoje considerados titulares que treinou com bola nesta segunda

    Sem punição, Ralf volta ao Corinthians e deve ser opção para Carille quarta-feira

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: