Jornalista chileno divulga momento de sua prisão na Arena Corinthians

3.9 mil visualizações 31 comentários

Por Meu Timão

Repórter chileno (à dir.) foi à Arena e acabou preso

Repórter chileno (à dir.) foi à Arena e acabou preso

Reprodução/Facebook

A vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre a Universidad de Chile, na última quarta-feira, na Arena, ficou marcada por um episódio de violência na arquibancada. Uma pequena parte dos mais de mil torcedores chilenos presentes no estádio danificou assentos do setor visitante e foi repreendida pela Polícia Militar com golpes de cassetete. Um fato, em especial, chama atenção: a prisão autoritária de um jornalista que registrava o conflito.

Cristopher Antúnez, de 26 anos, foi à Arena Corinthians para trabalhar na cobertura da partida, válida pela abertura da primeira fase da Copa Sul-Americana. Vinculado à emissora Radio Universidad de Chile, o profissional assistia ao jogo do décimo andar do estádio, no qual estão situadas as cabines de imprensa.

O confronto entre torcedores e policiais na arquibancada visitante teve início antes de a bola rolar e prosseguiu durante o intervalo, quando a PM decidiu retirar os envolvidos do local. Cristopher, então, ao tomar conhecimento de que pessoas haviam sido feridas, deixou a área destinada à imprensa e deslocou-se à arquibancada Sul da Arena Corinthians. Foi quando o pesadelo começou.

Ao se aproximar do setor onde estava a torcida da Universidad de Chile, Antúnez foi abordado por agentes militares. O próprio profissional filmou a ação truculenta da PM e divulgou o conteúdo em suas redes sociais. Pelo vídeo (assista abaixo), é possível notar o exato momento em que o jornalista é intimidado e detido.

“Vamo (sic) junto! Você vai junto, você é testemunha, então vai comigo!”, bradou um policial a Cristopher. “Você vai na boa ou vai na porrada?! Você vai na boa? Então fica na manha!”, ordenou o PM.

Para Cristopher, que detalhou o ocorrido ao jornal Lance!, houve, de fato, abuso de autoridade por parte da polícia. “Todos os outros foram tratados como lixo, o pior do pior, as escórias. Como sabiam que eu era jornalista, não me pegaram tanto, mas os torcedores de La U, massacraram, realmente”, revelou.

O repórter e outras 25 pessoas foram encaminhados ao 24º DP, na Ponte Rasa, próximo do estádio. Do grupo, apenas dois foram liberados – Cristopher e uma mulher –, no início da tarde de quinta-feira. O restante, que responde por crimes de lesão corporal, dano qualificado, provocar tumulto em locais de jogos, resistência qualificada e associação criminosa, terá de pagar fiança e permanecer no Brasil até o término do processo.

A torcida do Corinthians passou por situação semelhante recentemente. Antes do jogo contra o Flamengo no Maracanã pelo Brasileirão 2016, torcedores do Timão entraram em confronto com a PM. 26 corinthianos, escolhidos por características físicas (barba, careca e excesso de peso), permaneceram detidos por quase três meses. O Meu Timão, vale lembrar, cobriu o caso e divulgou provas que inocentavam ao menos cinco pessoas, todas liberadas antes do veredito do juiz Marcello Rubioli, do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos da Ilha do Governador.

Confira o exato momento em que Cristopher é detido

Veja mais em: Torcida do Corinthians, Arena Corinthians e Copa Sul-Americana.

Veja Mais:

  • Novo patrocinador vai ocupar o lugar que era da MarjoSports na manga do uniforme do Corinthians

    Corinthians anuncia novo patrocinador e deve ganhar mais de R$ 40 milhões em cinco anos

    ver detalhes
  • Pedrinho ainda não se apresentou ao Benfica, de Portugal

    Benfica planeja adiar pagamento de Pedrinho para 2021; Corinthians se posiciona

    ver detalhes
  • Live do Meu Timão: volta do Paulistão e os novos titulares do Corinthians de Tiago Nunes

    VÍDEO: Programa do Meu Timão | Volta do Paulistão e novos titulares do Corinthians de Tiago Nunes

    ver detalhes
  • A Fiel não pode tratar Gabriel Pereira como a solução dos problemas do Corinthians

    [Andrew Sousa] A Fiel não pode tratar Gabriel Pereira como a solução dos problemas do Corinthians

    ver detalhes
  • 'Sabe o que o patrocinador do Corinthians poderia fazer agora?' | O BMG na nova camisa do Corinthians

    VÍDEO: 'Sabe o que o patrocinador do Corinthians poderia fazer agora?' | O BMG na nova camisa do Corinthians

    ver detalhes
  • Elenco principal do Corinthians voltou a ficar três meses com salário atrasado

    Corinthians volta a somar três meses de salário atrasado com elenco principal

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: