Corinthians disputava seu primeiro Dérbi paulista há 100 anos

Corinthians disputava seu primeiro Dérbi paulista há 100 anos

1.5 mil visualizações 26 comentários Comunicar erro

Jô marcou o gol que decidiu o último Derby

Jô marcou o gol que decidiu o último Derby

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

A Arena Corinthians explodiu. Jô, depois de bom passe de Maycon, empurrava a bola para a rede e matava o "Dérbi dos 100 anos", em Itaquera, pelo Campeonato Paulista de 2017. A explosão da torcida e o clima do estádio fizeram jus a data comemorativa. No entanto, aquele 22 de fevereiro não foi o aniversário do centenário do Dérbi paulista.

Foi no dia 6 de maio de 1917, no estádio Palestra Itália, que Corinthians e Palmeiras entraram em campo pela primeira vez. Na partida, válida pelo primeiro turno do Paulistão daquele ano, o Timão acabou sendo derrotado por 3 a 0, em noite do palmeirense Caetano, que marcou todos os gols do jogo.

Naquela partida, o Corinthians foi a campo com os seguintes jogadores: Russo; César Nunes, Casemiro González, Adelino e Ciasca; Plínio, Amílcar, Américo, Marconi, Apparício e Neco.

Neste sábado, data que a partida completa 100 anos, o Corinthians usou suas redes sociais para engrandecer o que chamaram de "o maior clássico do mundo". Confira a publicação abaixo:

Nos 100 anos de rivalidade foram 352 confrontos, com 121 vitórias corinthianas, 106 empates e 125 triunfos do lado alviverde. O próximo embate entre as equipes está marcado para a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017. O duelo ainda não tem data confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas está previamente agendado para o dia 12 de julho, no Allianz Parque.

Veja mais em: História do Corinthians e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • Jonathas está na mira do Corinthians; atacante está no Hannover, da Alemanha

    Uma contratação, uma baixa e duas negociações: como se reapresenta o Corinthians pós-folga

    ver detalhes
  • Éric Cantona utilizou imagem de Sócrates para criticar Neymar

    Ídolo francês usa foto de corinthiano Sócrates para dar indireta a Neymar

    ver detalhes
  • Goleada da Inglaterra inspirou memes de corinthianos

    Torcida do Corinthians usa goleada da Inglaterra para provocar São Paulo nas redes sociais

    ver detalhes
  • Bernard, Marinho e Sánchez são algumas sugestões da Fiel ao Corinthians

    Sete sugestões de contratação da Fiel ao Corinthians para o segundo semestre de 2018

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Noel

    Ranking: 768º

    Noel 1066 comentários

    por @hexanoel

    Dia Histórico e também de nosso maior Rival, não inimigo, Rival, tenho bons amigos e amigas palmeirenses, e não os odeio por isso, apenas tiro um sarro de vez em quando, e essa deles não terem MUNDIAL é o mais usado.
    Parabéns a nós todos nessa data querida muitas felicidades muitos anos de vida
    (((com muito mais vitórias pra nosso Timão com certeza))) Vai Corinthians

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 1398º

    Thiago 655 comentários

    por @thiago.fernandes24

    Precisamos reverte esses números de vitórias, São Paulo e Santos já somos superiores, esse falta pouco são só 4 vitórias essa diferenca já foi maior.Vamos Corinthians!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Adeildo

    Ranking: 18º

    Adeildo 15306 comentários

    26º. por @aadeildo

    História bonita a do Timão.

  • Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 3º

    Ciro 38858 comentários

    25º. por @ciro.hey

    Não vi o primeiro.. Mas lembro do último!
    Mesmo sendo roubado descaradamente pela arbitragem vencemos hehe

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 11º

    Luiz 21976 comentários

    24º. por @timao.in.rio

    Obrigado por explicitar meu comentário.

    Foto do perfil de Fielipe

    Fielipe 275 comentários

    06/05/2017 às 16h25 por @fielipe

    Quem conhece a história do dérbi paulista, sabe que o Corinthians jamais será freguês de timinho sem mundial que ainda por cima é freguês de bambi (a quem adoramos surrar).

    Existem manipuladores de fatos em todas as mídias inclusive no wikipedia.

    Seguem alguns números baseado nos dados fornecidos por Celso Unzelte:

    Corinthians x Palmeiras - CONSIDERANDO OS Principais Torneios - (Paulistão, Copa do Brasil? Que não teve dérbi até hoje?, Libertadores, Brasileirão)
    Corinthians 80 vitórias contra 65 derrotas, houveram 67 empates

    Corinthians x Palmeiras - CONSIDERANDO OS Principais Torneios - (Paulistão, Copa do Brasil? Que não teve dérbi até hoje?, Libertadores, Brasileirão) + TORNEIO RIO-SP 86 CORINTHIANS, 79 Palmeiras, 73 EMPATES

    Considerando resultados anteriores à 42 - Principais Torneios - (Paulistão, Copa do Brasil? Que não teve dérbi até hoje?, Libertadores, Brasileirão)

    80+12= 92 Corinthians, 65+23=88 Palestra/Palmeiras, 67+11=78 empates.

  • Foto do perfil de Renato

    Ranking: 106º

    Renato 4540 comentários

    23º. por @renato.de.oliveira1

    Só de saber que o sem Mundial possui quatro vitórias a mais em cima do Corinthians me causa ojeriza! Sonho com o dia em que o Timão ultrapasse os porcos e conquiste um número maior de vitórias no Derby. Afinal, o Corinthians é maior que aquela porcaria verde sem Mundial.

  • Foto do perfil de Fielipe

    Ranking: 3214º

    Fielipe 275 comentários

    22º. por @fielipe

    Sem dúvidas Corinthians e Palmeiras estão ligados desde antes de a rivalidade existir e o que começou entre Palestra Itália e Corinthians seguiu forte quando o arquirrival virou Palmeiras, e na construção da história do dérbi paulista, em 1942 o Corinthians que sempre agregava todas as colônias, numa espécie de vingança pela dissidência dos italianos, massacrou seu rival.

    E desde 1942 considerando os principais e mais tradicionais torneios o Corinthians SEMPRE se manteve na frente do Palmeiras no retrospecto geral.

    Desde o primeiro Corinthians x Palmeiras em 4 de outubro de 1942 foram disputados 282 dérbis paulistas.
    São 99 vitórias do Corinthians, 93 vitórias do Palmeiras e 90 empates.

    VAI CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de Fielipe

    Ranking: 3214º

    Fielipe 275 comentários

    21º. por @fielipe

    Visto que o Palmeiras contabilizou como sendo Campeonato Brasileiro as conquistas da Taça Brasil de 1960 e 1967 e também as conquistas do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 e 1969 chegando ao ridículo de denominar-se como Bi-Campeão Brasileiro no mesmo ano em 1967.
    De toda forma, se incluídos os dérbis considerando estes torneios (Taça Brasil não teve Dérbi, pois previa em principio reunir as equipes campeãs estaduais do Brasil para indicar os representantes brasileiros na Taça Libertadores da América, porém as equipes mais fortes disputavam apenas as fases finais. As edições de 1961,1964,1965 e 1966 contaram com dois representantes do futebol paulista, enquanto que em 1967 houve a participação de duas equipes mineiras. Em 1968, último ano da competição, nenhuma equipe paulista disputou a competição).

    Campeonato Brasileiro
    Corinthians 14,16 Palmeiras e 17 empates.

    Campeonato paulista
    Corinthians 75,69 Palmeiras e 61 empates.

    Foto do perfil de Luiz

    Luiz 21976 comentários

    06/05/2017 às 14h14 por @timao.in.rio

    Ontem na matéria do Celso Unzete, muito boa por sinal, teve um colega nossos que atualizou os dados do clássico e mostrou que se colocarmos apenas os campeonatos e torneios que realmente valem, ou seja, tirarmos os torneios inícios que os palmeirenses contam e os amistosos, o Corinthians tem vantagem sobre o porco imundo.

  • Foto do perfil de Fielipe

    Ranking: 3214º

    Fielipe 275 comentários

    20º. por @fielipe

    Considerando o retrospecto geral do dérbi de 1917 à 2017 nos principais torneios (Paulistão, Copa do Brasil? Que não teve dérbi até hoje?, Libertadores, Brasileirão) sem os amistosos estaduais o retrospecto apresenta o seguinte resultado:
    Corinthians 92,88 Palmeiras e 78 empates.

    Considerando o absurdo praticado pela CBF em equiparar Torneio Roberto Gomes Pedrosa como sendo Campeonato Brasileiro o retrospecto do dérbi fica da seguinte forma:
    Corinthians 92,92 Palmeiras e 81 empates.

    Foto do perfil de Luiz

    Luiz 21976 comentários

    06/05/2017 às 14h14 por @timao.in.rio

    Ontem na matéria do Celso Unzete, muito boa por sinal, teve um colega nossos que atualizou os dados do clássico e mostrou que se colocarmos apenas os campeonatos e torneios que realmente valem, ou seja, tirarmos os torneios inícios que os palmeirenses contam e os amistosos, o Corinthians tem vantagem sobre o porco imundo.

  • Foto do perfil de Fielipe

    Ranking: 3214º

    Fielipe 275 comentários

    19º. por @fielipe

    Desde 2001 foram realizados 43 dérbis, com 16 vitórias do Alvinegro do Parque São Jorge, 15 empates e 12 derrotas para o Palmeiras que não venciam desde agosto de 2011 quando mandou jogo no interior incluindo que apenas em 2016 a porcada encerrou os tabus de ficar sem vencer o dérbi desde 2008 pelo campeonato paulista, assim como, na capital não venciam à 7 anos e há 21 anos no Pacaembu.

    A herança de vantagem palmeirense nos confrontos deve-se ao Palestra Itália e à soma dos jogos amistosos. Palavras do próprio Celso Unzelte.

    Analisando as informações sobre o dérbi pode-se comprovar que o Corinthians detém vantagem no retrospecto a partir do momento que o rival alviverde trocou de nome em 1942.

    Corinthians x Palmeiras - DESCONSIDERANDO Jogos amistosos e ao período de Palestra Itália.
    Corinthians 98 vitórias contra 89 derrotas, houveram 88 empates.

    Foto do perfil de Luiz

    Luiz 21976 comentários

    06/05/2017 às 14h14 por @timao.in.rio

    Ontem na matéria do Celso Unzete, muito boa por sinal, teve um colega nossos que atualizou os dados do clássico e mostrou que se colocarmos apenas os campeonatos e torneios que realmente valem, ou seja, tirarmos os torneios inícios que os palmeirenses contam e os amistosos, o Corinthians tem vantagem sobre o porco imundo.

  • Foto do perfil de Fielipe

    Ranking: 3214º

    Fielipe 275 comentários

    18º. por @fielipe

    Corinthians x Palmeiras (de 1942 à 2017) - CONSIDERANDO TODOS OS TORNEIOS (PAULISTÃO, BRASILEIRÃO, Copa do Brasil? Que não teve dérbi até hoje?, Libertadores, RIO-SP E TAÇA DE PRATA (TORNEIO ROBERTO GOMES PEDROSA)

    86 VITÓRIAS CORINTHIANAS, 83 DERROTAS, 76 empates

    Segundo os dados do próprio Celso Unzelte.
    É possível afirmar sim com base nos dados que desde 1942 nos principais e mais tradicionais torneios o Corinthians SEMPRE manteve-se na frente no retrospecto geral. Desde 2000 a vantagem é toda do Corinthians, assim como, no novo século a partir de 2001.

    50 dérbis, com 20 vitórias do Alvinegro do Parque São Jorge, 16 empates e 14 derrotas para os alviverdes.

    Foto do perfil de Luiz

    Luiz 21976 comentários

    06/05/2017 às 14h14 por @timao.in.rio

    Ontem na matéria do Celso Unzete, muito boa por sinal, teve um colega nossos que atualizou os dados do clássico e mostrou que se colocarmos apenas os campeonatos e torneios que realmente valem, ou seja, tirarmos os torneios inícios que os palmeirenses contam e os amistosos, o Corinthians tem vantagem sobre o porco imundo.

  • Foto do perfil de Fielipe

    Ranking: 3214º

    Fielipe 275 comentários

    17º. por @fielipe

    Quem conhece a história do dérbi paulista, sabe que o Corinthians jamais será freguês de timinho sem mundial que ainda por cima é freguês de bambi (a quem adoramos surrar).

    Existem manipuladores de fatos em todas as mídias inclusive no wikipedia.

    Seguem alguns números baseado nos dados fornecidos por Celso Unzelte:

    Corinthians x Palmeiras - CONSIDERANDO OS Principais Torneios - (Paulistão, Copa do Brasil? Que não teve dérbi até hoje?, Libertadores, Brasileirão)
    Corinthians 80 vitórias contra 65 derrotas, houveram 67 empates

    Corinthians x Palmeiras - CONSIDERANDO OS Principais Torneios - (Paulistão, Copa do Brasil? Que não teve dérbi até hoje?, Libertadores, Brasileirão) + TORNEIO RIO-SP 86 CORINTHIANS, 79 Palmeiras, 73 EMPATES

    Considerando resultados anteriores à 42 - Principais Torneios - (Paulistão, Copa do Brasil? Que não teve dérbi até hoje?, Libertadores, Brasileirão)

    80+12= 92 Corinthians, 65+23=88 Palestra/Palmeiras, 67+11=78 empates.

    Foto do perfil de Luiz

    Luiz 21976 comentários

    06/05/2017 às 14h14 por @timao.in.rio

    Ontem na matéria do Celso Unzete, muito boa por sinal, teve um colega nossos que atualizou os dados do clássico e mostrou que se colocarmos apenas os campeonatos e torneios que realmente valem, ou seja, tirarmos os torneios inícios que os palmeirenses contam e os amistosos, o Corinthians tem vantagem sobre o porco imundo.