Organizadas do Corinthians seguem vetadas em estádios; Gaviões não assina acordo

49 mil visualizações 61 comentários

Por Mayara Munhoz e Rodrigo Vessoni

Gaviões da Fiel costuma ficar no Setor Norte da Arena Corinthians

Gaviões da Fiel costuma ficar no Setor Norte da Arena Corinthians

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Ao contrário do que era esperado, as torcidas organizadas do Corinthians ainda não voltarão a fazer festa nas arquibancadas dos estádios. A principal delas, a Gaviões da Fiel, inclusive, se recusou a assinar o acordo com o Ministério Público que selaria a liberação.

As torcidas dos outros clubes paulistas - Santos, São Paulo e Palmeiras - já estão liberadas para retornarem aos estádios. No caso do Corinthians, a situação ficou diferente por conta da confusão no estádio do Maracanã em outubro do ano passado, na partida contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

Na reunião com o Ministério Público nesta terça-feira, as torcidas corinthianas foram informadas que enquanto o processo judicial correr no Rio de Janeiro elas seguiriam vetadas mesmo assinando o documento. A liminar proíbe as torcidas envolvidas na briga de frequentarem qualquer estádio do Brasil.

A Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, divulgou nota oficial sobre o assunto. No texto, a torcida explica que, além da proibição judicial, eles optaram por não assinar o acordo por não concordar com alguns pontos colocados pela Polícia Militar - veja a nota abaixo.

Entre as outras organizadas, a Estopim da Fiel assinou o documento e o Pavilhão 9 também não concordou com os termos e não assinou. Em relação à Camisa 12, Fiel Macabra e Coringão Chopp, a reportagem do Meu Timão ainda não conseguiu confirmar a assinatura do termo.

No último dia 24, uma reunião envolvendo o Ministério Público e os principais clubes de São Paulo acertou o retorno das organizadas aos estádios. Os órgãos de segurança analisaram o comportamento dos torcedores e notaram uma mudança de postura.

Desde o início do ano, as torcidas organizadas estavam proibidas de entrar nos jogos de seus times com faixas, instrumentos ou uniformes que o identificassem como membros das entidades.

Confira a nota oficial divulgada pela Gaviões da Fiel na íntegra

Assinatura do Termo de Compromisso das Torcidas Organizadas

Na manhã desta terça-feira (1), os Gaviões da Fiel estiveram presente na reunião com o 2º Batalhão da Polícia de Choque para tratar da liberação dos instrumentos e materiais das Torcidas Organizadas nos estádios do estado de São Paulo e formalizar, por meio de um Termo de Compromisso, as responsabilidades de ambos os lados.

Entretanto, fomos notificados no início da reunião que o Ministério Público de São Paulo acatou a decisão judicial do Rio de Janeiro a respeito da punição estabelecida às Torcidas até que seja julgada a ação civil pública ajuizada pelo MP-RJ. Sobre esta liminar, o jurídico dos Gaviões da Fiel já entrou com pedido de recurso e, nesse momento, aguarda a resposta da Justiça nas próximas semanas.

De qualquer forma, esclarecemos que os Gaviões da Fiel não assinaram o documento porque iremos resolver a pendência no RJ e também por não concordar com alguns pontos do documento que, na nossa avaliação, precisam ser discutidos com mais profundidade, como o Plano Preventivo de Segurança; a proibição de torcidas visitantes; e a análise individual das proibições/punições generalizadas às entidades e seus sócios.

Deixamos claro que gostaríamos de contribuir de fato com as medidas que garantam a segurança de torcedores ao mesmo tempo em que não se limite o direito de fazer a festa nas arquibancadas. Continuaremos na luta pelo nosso direito de torcer e adentrar nos estádios brasileiros com nossos instrumentos, faixas e materiais.

Os Gaviões da Fiel desejam a volta da festa, da alegria e da paz nos estádios. Acreditamos que quanto mais festa, mais bandeiras, mais cânticos e mais instrumentos, a violência deixará de existir no futebol. Acreditamos que sem proibições teremos mais alegria e festa nos estádios, pois foi assim que fizemos durante esses 48 anos de existência nas arquibancadas.

Gaviões da Fiel Torcida

Veja mais em: Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Tiago Nunes comandou os reservas em atividade com bola

    Corinthians se reapresenta ao CT e inicia preparação para disputa do Brasileiro; veja provável time

    ver detalhes
  • Torcida não poupou críticas a Luan após o vice do Paulistão

    Torcedores do Corinthians cobram Luan com faixa em frente ao CT: 'Tem que ter raça'

    ver detalhes
  • Sanchez cobrou outros clubes por andamento do Brasileirão sem riscos

    Presidente do Corinthians cobra aperfeiçoamento de clubes em protocolo de proteção do Brasileirão

    ver detalhes
  • Ruan Oliveira, Xavier e Gabriel Pereira (de costas) podem ganhar chances nos próximos jogos do Corinthians; Roni é outro que pode ter espaço

    Jovens promovidos pelo Corinthians devem ganhar espaço já no início do Brasileirão; dupla à frente

    ver detalhes
  • Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro já na próxima quarta-feira

    Em enquete do Meu Timão, Fiel indica que Corinthians brigará por G4 no Brasileirão; veja resultado

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians retorna ao CT Joaquim Grava nesta segunda-feira

    Com viagens e estreia no Brasileirão, Corinthians divulga programação semanal do elenco; confira

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: