Organizadas do Corinthians seguem vetadas em estádios; Gaviões não assina acordo

Organizadas do Corinthians seguem vetadas em estádios; Gaviões não assina acordo

Por Mayara Munhoz e Rodrigo Vessoni

49 mil visualizações 142 comentários Comunicar erro

Gaviões da Fiel costuma ficar no Setor Norte da Arena Corinthians

Gaviões da Fiel costuma ficar no Setor Norte da Arena Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Ao contrário do que era esperado, as torcidas organizadas do Corinthians ainda não voltarão a fazer festa nas arquibancadas dos estádios. A principal delas, a Gaviões da Fiel, inclusive, se recusou a assinar o acordo com o Ministério Público que selaria a liberação.

As torcidas dos outros clubes paulistas - Santos, São Paulo e Palmeiras - já estão liberadas para retornarem aos estádios. No caso do Corinthians, a situação ficou diferente por conta da confusão no estádio do Maracanã em outubro do ano passado, na partida contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

Na reunião com o Ministério Público nesta terça-feira, as torcidas corinthianas foram informadas que enquanto o processo judicial correr no Rio de Janeiro elas seguiriam vetadas mesmo assinando o documento. A liminar proíbe as torcidas envolvidas na briga de frequentarem qualquer estádio do Brasil.

A Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, divulgou nota oficial sobre o assunto. No texto, a torcida explica que, além da proibição judicial, eles optaram por não assinar o acordo por não concordar com alguns pontos colocados pela Polícia Militar - veja a nota abaixo.

Entre as outras organizadas, a Estopim da Fiel assinou o documento e o Pavilhão 9 também não concordou com os termos e não assinou. Em relação à Camisa 12, Fiel Macabra e Coringão Chopp, a reportagem do Meu Timão ainda não conseguiu confirmar a assinatura do termo.

No último dia 24, uma reunião envolvendo o Ministério Público e os principais clubes de São Paulo acertou o retorno das organizadas aos estádios. Os órgãos de segurança analisaram o comportamento dos torcedores e notaram uma mudança de postura.

Desde o início do ano, as torcidas organizadas estavam proibidas de entrar nos jogos de seus times com faixas, instrumentos ou uniformes que o identificassem como membros das entidades.

Confira a nota oficial divulgada pela Gaviões da Fiel na íntegra

Assinatura do Termo de Compromisso das Torcidas Organizadas

Na manhã desta terça-feira (1), os Gaviões da Fiel estiveram presente na reunião com o 2º Batalhão da Polícia de Choque para tratar da liberação dos instrumentos e materiais das Torcidas Organizadas nos estádios do estado de São Paulo e formalizar, por meio de um Termo de Compromisso, as responsabilidades de ambos os lados.

Entretanto, fomos notificados no início da reunião que o Ministério Público de São Paulo acatou a decisão judicial do Rio de Janeiro a respeito da punição estabelecida às Torcidas até que seja julgada a ação civil pública ajuizada pelo MP-RJ. Sobre esta liminar, o jurídico dos Gaviões da Fiel já entrou com pedido de recurso e, nesse momento, aguarda a resposta da Justiça nas próximas semanas.

De qualquer forma, esclarecemos que os Gaviões da Fiel não assinaram o documento porque iremos resolver a pendência no RJ e também por não concordar com alguns pontos do documento que, na nossa avaliação, precisam ser discutidos com mais profundidade, como o Plano Preventivo de Segurança; a proibição de torcidas visitantes; e a análise individual das proibições/punições generalizadas às entidades e seus sócios.

Deixamos claro que gostaríamos de contribuir de fato com as medidas que garantam a segurança de torcedores ao mesmo tempo em que não se limite o direito de fazer a festa nas arquibancadas. Continuaremos na luta pelo nosso direito de torcer e adentrar nos estádios brasileiros com nossos instrumentos, faixas e materiais.

Os Gaviões da Fiel desejam a volta da festa, da alegria e da paz nos estádios. Acreditamos que quanto mais festa, mais bandeiras, mais cânticos e mais instrumentos, a violência deixará de existir no futebol. Acreditamos que sem proibições teremos mais alegria e festa nos estádios, pois foi assim que fizemos durante esses 48 anos de existência nas arquibancadas.

Gaviões da Fiel Torcida

Veja mais em: Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Léo Príncipe está de saída do Corinthians por empréstimo ao futebol francês

    Corinthians encaminha empréstimo de Léo Príncipe a clube da segunda divisão francesa

    ver detalhes
  • Osmar Loss terá parada da Copa do Mundo para trabalhar em melhorias com o Corinthians

    Corinthians volta ao treinos com dez situações a serem ajustadas, corrigidas ou melhoradas; veja

    ver detalhes
  • Após férias, Loss agora terá período de treinos para ajustar o time do Corinthians

    Reapresentação, futebol feminino e categorias de base: os compromissos do Corinthians na semana

    ver detalhes
  • Jadson foi um dos escolhidos por Fagner para sua seleção ideal de companheiros e ex-companheiros

    Com maioria do Corinthians, Fagner monta seleção de melhores jogadores com quem já atuou

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes