Há 103 anos, Corinthians enfrentava italianos em sua primeira partida internacional

Há 103 anos, Corinthians enfrentava italianos em sua primeira partida internacional

1.2 mil visualizações 28 comentários Comunicar erro

Time que enfrentou o Torino em 1914

Time que enfrentou o Torino em 1914

Foto: Reprodução

Hoje bicampeão mundial, o Corinthians estreou contra uma equipe de fora do Brasil há 103 anos. Fundado em 1910, o Timão não demorou muito para jogar sua primeira partida internacional. No dia 15 de agosto de 1914, o time alvinegro recebeu o Torino, da Itália, no Parque Antártica, e acabou derrotado por 3 a 0.

Na oportunidade, o Corinthians entrou em campo com Casemiro do Amaral (Sebastião); Fúlvio e Casemiro Gonzáles; Police, Bianco e César Nunes; Américo, Peres, Amílcar, Apparicio e Neco.

Por mais que pareça uma larga vantagem, os italianos vinham de vitórias mais convincentes em sua excursão no país. A equipe tinha, por exemplo, batido o selecionado da liga paulistana por 5 a 1 e 7 a 1. Ou seja, mesmo ainda novo, o Corinthians fez jogo duro. Prova da dificuldade imposta pelo Timão foi a declaração do técnico Vittorio Pozzo, comandante do Torino.

Leia também: Corinthians lança primeiro texto de série comemorativa para o aniversário do clube

"O Corinthians pode ir a Europa e enfrentar, sem receio, qualquer dos times de lá”, disse o treinador, após a segunda partida entre as equipes, que terminou em nova vitória do time europeu, dessa vez por 2 a 1.

Depois do histórico primeiro encontro, Corinthians e Torino mantiveram relação durante a história. Em 1948, os italianos fizeram nova excursão pelo Brasil e novamente enfrentaram a equipe alvinegra. No ano seguinte, a equipe europeia se envolveu em um acidente e o Timão, com a camisa vinho do histórico adversário, fez um amistoso contra a Portuguesa para arrecadar dinheiro à família das vitímas.

Recentemente, no ano de 2011, o Corinthians lançou um uniforme grená em homenagem ao primeiro rival internacional. Na oportunidade, os italianos agradeceram o clube pela lembrança por meio das redes sociais.

Veja mais em: Jogos Históricos e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Felipe Ezabella durante a eleição no Parque São Jorge

    Preferência da opinião pública e manutenção do DNA da chapa: Ezabella comemora primeira eleição

    ver detalhes
  • Mauro da Silva (auxiliar), Duílio Monteiro Alves (diretor-adjunto de futebol) e Alessandro (gerente) durante um dos treinos no CT

    Diretoria assume dificuldade por um 9: 'Futebol na América do Sul pagando salários de Europa'

    ver detalhes
  • Veja gols e lances de Matheus Matias, novo reforço do Corinthians

    VÍDEO: Veja gols e lances de Matheus Matias, novo reforço do Corinthians

    ver detalhes
  • Duilio Monteiro Alves, diretor-adjunto de futebol do Corinthians

    Diretor do Corinthians sobre renovação de Balbuena: 'Não podemos dar um passo maior do que a perna'

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes