Florida Cup: fundamental para Tite, início de Carille e definição de times vencedores do Corinthians

Florida Cup: fundamental para Tite, início de Carille e definição de times vencedores do Corinthians

1.5 mil visualizações 19 comentários Comunicar erro

Corinthians vai para a sua quarta participação na Florida Cup

Corinthians vai para a sua quarta participação na Florida Cup

Foto: Agência Corinthians

Na manhã desta quinta-feira, a diretoria do Corinthians confirmou a participação na edição de 2018 da Florida Cup, torneio que será disputado entre os dias 10 e 20 de janeiro - clube é o único que disputou todas as quatro edições na região sudeste dos EUA.

Apesar de apertar o calendário, o torneio que reúne clubes sul-americanos, europeus e asiáticos durante a pré-temporada vem sendo importante para o Timão. Nos três anos anteriores, treinadores, jogadores e membros da comissão técnica tiraram proveito do período e os resultados foram bons na volta ao Brasil.

Leia também:
Em nova parcial, Corinthians confirma 17 mil ingressos vendidos para jogo contra o Coritiba
Neto sai em defesa de Renata Fan e ameaça diretoria do Corinthians: 'Vou falar um monte'

Em 2015, Tite usou a Florida Cup para definir a equipe titular e o esquema tático (4-1-4-1) que seriam usados por ele contra o Once Caldas (COL) poucos dias depois, na pré-Libertadores. Aquela vitória sobre o Bayer Leverkusen, por 2 a 1, na cidade de Jacksonville, é considerada pelo treinador como ponto de partida para a conquista do título brasileiro no fim do ano.

Em visita durante o torneio deste ano, Cléber Xavier relembrou a primeira participação corintiana. Hoje na Seleção Brasileira, o ex-auxiliar do Corinthians falou da importância daquela disputa para Tite e jogadores.

"Vivi essa experiência com o Corinthians, e foi muito importante para a conquista do Brasileiro de 2015. O trabalho começou na Florida, com jogos contra adversários fortes e também de outras escolas. A gente valoriza muito, no nosso conceito de futebol, uma pré-temporada com rivais do nível de Bayer ou Shakhtar Donetsk, por exemplo", afirmou.

Em 2016, o Corinthians fez um bom primeiro semestre. Os títulos não vieram, mas as primeiras fases do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores foram disputadas pela equipe com enorme intensidade. Na época, Tite também considerou que o bom início, com direito a invencibilidade no Estadual, foi consequência do período de treinos e jogos em solo americano no início de janeiro.

Este ano, o técnico Fábio Carille deu o pontapé inicial do seu trabalho justamente na Florida Cup. Goleada sobre o Vasco (4 a 1) e empate sem gols diante do rival São Paulo, com direito a duelo pegado dentro de campo, ajudaram a formatar a equipe que conquistaria o Estadual meses depois. O treinou iniciou ali o esquema 4-1-4-1, que posteriormente ganharia adaptação ao 4-2-3-1. Carille sempre cita o torneio nos EUA como o trampolim do seu trabalho no clube.

"Enfrentamentos mais fortes são importantes. Não adianta pegar um rival fraco e vencer por 7 ou 8 a 0. Estamos contentes com o que fizemos lá (na Florida Cup)", afirmou Carille, no desembarque da delegação no Brasil no início do ano.

Em tempo: a participação do Corinthians foi confirmada pela queda na Copa Sul-Americana. A decisão do torneio da Conmebol será no dia 13 de dezembro. Se o Timão chegasse à final, com a necessidade de dar férias aos jogadores e o início do Estadual programado para o dia 16, não haveria tempo hábil para isso.

Veja mais em: Florida Cup, Fábio Carille e Tite.

Veja Mais:

  • Vôlei alvinegro começa sua caminhada na Superliga nesta semana

    Brasileirão, estreia na Superliga e final no feminino: a semana de compromissos do Corinthians

    ver detalhes
  • Roger marcou o segundo gol corinthiano no duelo deste domingo

    Corinthians vira nos acréscimos, mas ainda leva gol de empate e tropeça no Vitória

    ver detalhes
  • Corinthians empatou com o Vitória em 2 a 2 nesta rodada

    Concorrentes tropeçam, e Corinthians abre leve distância para Z4; veja classificação

    ver detalhes
  • Ralf foi eleito craque da partida no entendimento dos torcedores do Corinthians

    Veteranos são eleitos 'craques' do Corinthians no Barradão; Avelar beira nota zero

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes