Venha fazer parte da KTO
x

'Corinthians é o maior campeão brasileiro', diz historiador palmeirense da USP

305 mil visualizações 123 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Sem canetadas, Corinthians é maior campeão nacional com sete títulos brasileiros

Sem 'canetadas', Corinthians é maior campeão nacional com sete títulos brasileiros

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

O heptacampeonato brasileiro do Timão gerou um debate para lá de polêmico entre jornalistas e torcedores espalhados Brasil afora: afinal de contas, quem é o maior campeão nacional? Corinthians ou Palmeiras?

A discussão parece estar próxima do fim. Ao menos se levados em consideração os argumentos utilizados por Flavio de Campos, professor de história da Universidade de São Paulo (USP), coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens) e torcedor declarado do Palmeiras.

"O Corinthians é o maior campeão brasileiro porque é o mesmo campeonato disputado desde 1971. Antes disso, temos outros títulos que são importantes e importantíssimos para a formação do futebol brasileiro. Mas a unificação (feita pela CBF) equiparou títulos de natureza diferentes. Em uma reflexão mais ponderada, não faz sentido" declarou Campos, em entrevista concedida ao portal R7, site da emissora de televisão Record.

Leia também: Comentaristas da ESPN do México idolatram Corinthians: 'El equipo más grande del mundo'

A lambança histórica é a seguinte: em dezembro de 2010, o então presidente da CBF Ricardo Teixeira acatou um dossiê de clubes que pedia a unificação dos títulos nacionais de 1959 a 1970. Assim, os campeões da Taça Brasil e da Taça de Prata se juntaram "por fax" aos vencedores do Campeonato Brasileiro - criado em 1971.

Os clubes que arquitetaram o dossiê foram aqueles que seriam beneficiados com a unificação: Palmeiras, Santos, Fluminense, Cruzeiro, Bahia e Botafogo. No caso das equipes paulistas, respectivamente, foram acrescentados quatro e seis títulos a seus currículos.

Assim, há quem diga que o Palmeiras tem nove títulos nacionais - e o Santos, oito. No entanto, Campos explica se tratar de um erro "anacrônico" tal análise:

"Não dá para comparar (as competições). Tem que existir categorias históricas diferentes para não se cometer anacronismos (...) O Corinthians conseguiu mais títulos do Campeonato Brasileiro. Qualquer formulação além desta tem uma carga simbólica que alimenta esse tipo de polêmica", comentou.

"Manipula-se a história com critérios duvidosos e, muitas vezes, anacrônicos para dizer que este ou aquele clube é o melhor da história", completou.

Vale ainda destacar ao menos mais uma declaração no mínimo interessante de Campos em sua entrevista concedida ao R7. O historiador levanta a bola para um debate ainda mais profundo: afinal de contas, o Brasileirão é mesmo um torneio "nacional"? Na edição de 2017, por exemplo, com exceção de Sport, Vitória, Bahia e Atlético-GO, todas as demais 16 equipes são apenas das regiões Sul e Sudeste.

"Nenhuma das disputas é verdadeiramente nacional. A própria Série A (primeira divisão do Campeonato Brasileiro) é um torneio do Sul e do Sudeste, com alguns clubes do Nordeste e eventualmente do Centro-Oeste", opinou.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Heptacampeonato brasileiro.

Veja Mais:

  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo em atividade no CT

    Franceses atestam recuperação e Gabriel Moscardo já tem data para voltar ao Corinthians

    ver detalhes
  • Romeu Tuma Júnior respondeu declarações de Rubão em entrevista divulgada pelo ge.globo

    Presidente do conselho deliberativo do Corinthians responde Rubão: 'Coisa de covarde'

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: