Mandato tampão, Andrés, Gobbi, Roberto: relembre as últimas eleições para presidente do Corinthians

Mandato tampão, Andrés, Gobbi, Roberto: relembre as últimas eleições para presidente do Corinthians

Por Rodrigo Vessoni e Vinícius Souza

6.0 mil visualizações 31 comentários Comunicar erro

Parque São Jorge recebe eleição que definirá presidente pelos próximos três anos

Parque São Jorge recebe eleição que definirá presidente pelos próximos três anos

Foto: Divulgação

Neste sábado, a partir das 9h, no Parque São Jorge, os sócios do Corinthians elegerão o 31º presidente da história do clube paulista, fundado em 1910. Andrés Sanchez, Antonio Roque Citadini, Paulo Garcia, Felipe Ezabella e Romeu Tuma Jr. concorrem ao pleito, que definirá o sucessor de Roberto de Andrade. Assim sendo, o Meu Timão relembra cada eleição do Timão para presidente a partir da renúncia de Alberto Dualib, que dirigiu o Corinthians durante 14 anos (1993/2007), mas deixou o cargo pela porta dos fundos do Parque São Jorge depois de um escândalo envolvendo máfia russa e lavagem de dinheiro.

Leia também as entrevistas da série Presidenciáveis, produzida pelo Meu Timão:

Relembre cada eleição presidencial do Corinthians pós-Dualib

2007

Andrés teve mandato tampão no Corinthians entre 2007 e 2009

Andrés teve mandato tampão no Corinthians entre 2007 e 2009

Rafael Ribeiro/CBF

No dia 9 de outubro de 2007, foi necessário que o Conselho Deliberativo escolhesse o substituto de Alberto Dualib, que sofrera impeachment dias antes, para um mandato tampão até o início de 2009. Ex-vice de futebol, Andrés Sanchez foi eleito com 175 votos, contra 158 de Paulo Garcia - Osmar Stábile somou apenas 14 votos. A eleição registrou ainda três abstenções. Mário Gobbi colocou Heleno Maluf como seu vice, enquanto Clodomil Orsi e Wilson Bento continuaram por serem vice-presidentes eleitos.

Com poucos jogos para o término do Brasileirão e com as inscrições de novos jogadores encerradas, o rebaixamento da equipe não pôde ser evitado. No dia 2 de dezembro, o Corinthians chegava ao fundo do poço, endividado, nas páginas policiais, com elenco fraco e na Série B.

2009

Ronaldo foi contratado por Andrés Sanchez, em 2009

Ronaldo foi contratado por Andrés Sanchez, em 2009

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Andrés Sanchez e sua turma remontaram a equipe e, com uma estratégia agressiva no departamento de marketing, recolocaram o clube na Série A. Na sequência, viria a contratação de Ronaldo Fenômeno, que findaria as chances da oposição nas eleições de fevereiro de 2009, a primeira da história por meio da escolha dos associados, e não apenas do Conselho. Andrés obteve 1.615 votos (66,9%), não dando chances para Paulo Garcia, que terminou com 586 votos (24,3%), e muito menos para Osmar Stábile, que obteve apenas 214 votos (8,8%).

2012

Mário Gobbi assumiu a presidência do Corinthians no início de 2012

Mário Gobbi assumiu a presidência do Corinthians no início de 2012

Divulgação

As reconstruções da equipe e do clube, somadas ao quinto título brasileiro conquistado dois meses antes, deixaram a eleição mais fácil de ser conquistada pela terceira vez pela chapa Renovação & Transparência. Apoiado por Andrés Sanchez, o candidato da situação Mário Gobbi Filho obteve 1920 votos, contra 1280 de Paulo Garcia que, assim como ocorreu nos pleitos de 2007 e 2009, terminou na segunda posição. Além disso, foram 24 votos nulos e 13 em branco. Na eleição da chapa fechada de 200 conselheiros, nova vitória de Andrés e seu grupo: 1852 votos contra 1242 da Pró-Corinthians, com outros 113 em branco e 30 nulos.

2015

Roberto de Andrade (azul) no dia de sua posse, em 2015

Roberto de Andrade (azul) no dia de sua posse, em 2015

Divulgação

O candidato da situação Roberto de Andrade obteve 1.848 votos, contra 1.393 de Antonio Roque Citadini. Houve 13 votos em branco e 22 abstenções (quem assinou, mas não votou). Na eleição da chapa fechada de 200 conselheiros trienais, nova vitória de Roberto, Jorge Kalil (vice), André Negão (vice) e sua turma: 1.817 votos contra 1.413 da Pró-Corinthians, além de 24 votos em branco.

Veja mais em: Eleições no Corinthians, Presidentes, Andrés Sanchez, Roberto de Andrade, Parque São Jorge, História do Corinthians e Fatos marcantes.

Veja Mais:

  • Corinthians encara Grêmio neste sábado

    'Exatamente entre céu e inferno', Corinthians recebe Grêmio na despedida do returno do Brasileirão

    ver detalhes
  • Badauí, do CPM22: 'Sou obrigado a ouvir que sou torcedor de Arena' | #76

    VÍDEO: Badauí, do CPM22: 'Sou obrigado a ouvir que sou torcedor de Arena' | #76

    ver detalhes
  • Marquinhos Gabriel está de saída do Corinthians

    Rumo aos Emirados Árabes, Marquinhos Gabriel pode render R$ 17 milhões ao Corinthians

    ver detalhes
  • Pedrinho treinou com bola normalmente nesta sexta-feira

    Pedrinho treina sem limitações e pode voltar ao Corinthians na escalação deste sábado

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes