Com empate em Dérbi, Corinthians se sagrava campeão paulista do IV Centenário há 63 anos
1.2 mil visualizações 24 comentários
Por Meu Timão

Título é um dos mais importantes da história do Corinthians
Reprodução
Líder do Campeonato Paulista de 1954, o Corinthians recebeu o Palmeiras, no Pacaembu, em fevereiro de 1955, pela penúltima rodada da competição. Com a pontuação de momento, bastava um empate para o Timão confirmar seu 15º título estadual. Mais do que isso, a conquista tinha peso ainda maior por se tratar da edição do IV Centenário da cidade de São Paulo.
Uma das maiores gerações da história do Corinthians começou a partida mostrando sua força. Logo aos dez minutos, Cláudio colocou a bola na área e Luizinho subiu de cabeça para marcar de cabeça. Com a vantagem do placar e ciente da importância do empate, os comandados de Oswaldo Brandão passaram a jogar com mais cautela e levaram a vitória mínima até o intervalo.
Vale destacar que o Timão escalado para o confronto era formado por Gilmar; Idário, Homero, Alan e Goiano; Roberto, Luizinho e Rafael; Cláudio, Baltazar e Simão.
Leia também:
Corinthians retoma negociações com a Caixa sobre Arena; leia nota oficial
Gesto de Carille em clássico vira exemplo, e Dorival Júnior faz agradecimento público
O Palmeiras, que jogou de azul por indicação de um pai de santo, voltou aceso para a segunda etapa. Ainda com sete minutos, Nei igualou o placar do Dérbi. Com o gol, o time visitante cresceu no jogo e passou a criar mais oportunidades. Todas elas, no entanto, pararam em Gilmar, que viveu uma de suas muitas tardes inspiradas na meta alvinegra.
Após o apito final e a confirmação do 15º título estadual corinthiano, o campo do Pacaembu foi tomado pelos torcedores, que invadiram o palco da partida para comemorar junto dos jogadores. Marcado na história, o título era tratado, na época, como o Paulistão mais importante dos últimos anos.