Venha fazer parte da KTO
x

Porco na brasa e invasão da Fiel: revista inglesa destaca Corinthians em relato de histórico Dérbi

27 mil visualizações 96 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Dérbi entre Corinthians e Palmeiras foi destaque de revista inglesa

Dérbi entre Corinthians e Palmeiras foi destaque de revista inglesa

Reprodução

O torcedor mais atento ao calendário de jogos do Corinthians já sabe: no próximo dia 24, em Itaquera, o Timão recebe o Palmeiras para a disputa do primeiro Dérbi de 2018. Em meio a tal clima pré-clássico, a reconhecida revista esportiva These Football Times, da Inglaterra, publicou nesta quinta-feira um relato bastante detalhado do último duelo travado entre os arquirrivais paulistas - a histórica vitória alvinegra por 3 a 2 em novembro do ano passado.

Leia também: Gabriel fala grosso, cobra companheiros e mira clássico: 'Pode ser divisor de águas'

O Corinthians entrava em campo pressionado por todos os lados diante do risco de perder o título do Brasileirão justamente para o Palmeiras. No fim das contas, empurrado pela Fiel desde o treino aberto ao público na véspera do Dérbi, o Timão triunfou com gols de Romero, Balbuena e e colocou de vez uma mão na taça do heptacampeonato.

Aquele clássico, que marcava o último dos três disputados no ano de comemorações pelo centenário do Dérbi, foi acompanhado de perto pela reportagem da These Football Times. Com destaque para o Corinthians, os britânicos presenciaram tudo desde o treino na Arena na manhã de sábado ao apito final que decretou a vitória do Timão diante do maior rival.

Abaixo, o Meu Timão separou alguns dos principais relatos dos gringos. Confira!

Clima pré-Dérbi

"Esse jogo particular combinou todos os ingredientes certos."

A revista já iniciou seu relato contextualizando os leitores a respeito da importância daquele Dérbi. A começar pelo peso histórico: tratava-se do último dos três clássicos travados no histórico ano em que o embate completava cem anos de pura rivalidade.

Na sequência também foi destacada a briga entre os arquirrivais pela primeira colocação naquela edição do Brasileirão. O Corinthians, que havia feito primeiro turno irretocável, vinha de resultados negativos na semanas que antecederam o clássico. O Palmeiras, por outro lado, somava três vitórias em quatro partidas e disparava como principal concorrente à taça.

Treino aberto

"Torcedores se espremiam no Setor Norte igual sardinhas em uma lata."

A atividade comandada por Fábio Carille na véspera do clássico, no mesmo palco onde o duelo seria disputado, chamou (e muito!) a atenção dos britânicos. Nem tanto pelo o que aconteceu dentro de campo durante o treinamento, mas sim pela presença de incríveis 32 mil torcedores nas arquibancadas da Arena Corinthians numa manhã de sábado.

Os gringos também relataram com entusiasmo a presença de bandeiras de mastro e destacaram que tais instrumentos, bem como a presença de torcida rival em clássicos paulistas, estão banidos sob alegação de "medida de segurança" das autoridades.

Visita à Gaviões

"O churrasco ficou completo quando dois porcos foram colocados no espeto - sem dúvida, uma referência provocativa ao apelido pejorativo do arquirrival."

Nas arquibancadas da Arena, ainda durante o treino de sábado, os jornalistas da These Football Times conheceram membros da Gaviões da Fiel e acabaram convidados para um churrasco que aconteceria ainda naquele dia na quadra da torcida, no Bom Retiro.

Leia também: Gaviões da Fiel supera tradicionais escolas, mas desliza na fantasia e perde título do Carnaval-2018

Os britânicos, então, relataram a visita à sede da maior uniformizada do Corinthians: a presença de bateria de escola de samba dentro da quadra e o ar industrial que toma conta do bairro do Bom Retiro, no qual o clube foi fundado, foram destacados na publicação.

Clássico

"Acima de tudo, o corinthiano externa todo o sofrimento dos brasileiros."

Desde a aglomeração de torcedores na linha vermelha do metrô até a caminhada da estação Corinthians-Itaquera ao estádio, todos os passos da Fiel foram descritos pelos britânicos. Acompanhando a chegada da torcida à Arena, eles não tiveram dúvida da importância do Dérbi para cada um daqueles corinthianos que se aproximava do palco da partida. O mosaico com dizeres "bicampeão mundial" também foi citado, em referência à supremacia história do Timão frente a seu maior rival.

Arena exibiu mosaico no último Dérbi pelo Brasileirão

Arena exibiu mosaico no último Dérbi pelo Brasileirão

Reprodução/Premiere

Dentro de campo, o destaque dos gringos ficou por conta dos gols de Romero e Balbuena. Isso porque a revista fez questão de lembrar que a expressão "cavalo paraguaio" vinha sendo rotulada no Corinthians por parte da imprensa brasileira às vésperas do clássico. No fim das contas, porém, foram os paraguaios do Timão que brilharam (ao lado do artilheiro Jô).

Saldo da aventura

"Os deuses do futebol têm um senso maravilhoso, ao que tudo indica, do timing teatral, sabendo como entregar as linhas certas no momento oportuno."

O clima festivo num misto de apreensão que tomou conta da torcida do Corinthians na semana que antecedeu ao clássico se transformou eu euforia e falta de ar com a vitória por 3 a 2 naquele que foi um dos maiores clássicos já disputados entre Timão e Palmeiras. Foi justamente esse contraste de sentimentos da Fiel que chamou atenção dos britânicos na hora de encerrarem a reportagem. Um grande relato de uma grande rivalidade!

Veja mais em: Dérbi, Torcida do Corinthians e Torcidas organizadas.

Veja Mais:

  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes
  • Tévez recebeu alta após ser internado com dores no peito

    Tévez recebe alta na Argentina e já volta a trabalhar normalmente pelo Independiente

    ver detalhes
  • Fagner defendeu Cássio em resposta a vídeo publicado pelo ex-jogador Diego Ribas

    Fagner compartilha vídeo de ex-Flamengo sobre situação de Cássio; assista

    ver detalhes
  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: