DF critica escolha de Itaquerão e anuncia redução de estádio; BA ameaça recorrer à Fifa

Após o Comitê Organizador Local da Copa-2014 decidir que a abertura dos jogos será em São Paulo, o governador do Distrito Federal Rogério Rosso (PMDB) criticou nesta quarta-feira a escolha do novo...

Após o Comitê Organizador Local da Copa-2014 decidir que a abertura dos jogos será em São Paulo, o governador do Distrito Federal Rogério Rosso (PMDB) criticou nesta quarta-feira a escolha do novo estádio do Corinthians, que ainda não tem uma forma de financiamento viabilizada.
Ao lado do governador eleito Agnelo Queiroz (PT), Rosso classificou a escolha pela abertura em Itaquera de "prematura". "Lanço um desafio nacional ao presidente Ricardo Teixeira: que ele prove que o Itaquerão vai estar pronto em 2013 para a Copa das Confederações", disse.

Rosso criticou ainda o prazo dado para a conclusão do novo estádio do Corinthians, previsto para o final de 2013, enquanto as outras cidades deverão entregar as arenas um ano antes. "O cronograma da Fifa tem que ser observado. Por que vale para uns e não vale para outros?", disse.

Com a confirmação do Itaquerão para a abertura da Copa-2014, o governador eleito Agnelo Queiroz (PT) afirmou que vai reduzir a capacidade do estádio Mané Garrincha para o evento. As obras já iniciaram, ao custo de quase R$ 700 milhões para um público de 70 mil lugares.

"Nós vamos procurar a CBF para ter uma confirmação oficial, porque se não for a abertura nada justifica o Distrito Federal ter um estádio para 70 mil pessoas. Vamos rever o projeto para 40 mil lugares", disse.

Agnelo, no entanto, preferiu não dizer qual deve ser o novo preço do estádio. Perguntado se a mudança no projeto pode atrasar as obras, Agnelo desconversou. "Eu espero que não. Vamos tomar os cuidados, tudo ainda é preliminar".

BAHIA

Outra cidade candidata a receber a abertura do Mundial, Salvador também não se conformou com a decisão "preliminar" do COL. "Há cerca de 15 dias, recebemos correspondência de Ricardo Teixeira dizendo que, quando a Fifa fosse tomar essa decisão, todas as pleiteantes seriam chamadas para a discussão. Nossa expectativa é que sejam usados os mesmos critérios técnicos que estão sendo adotados nas outras 11 sedes", disse o secretário da Bahia para a Copa, Ney Campello.

Ele completou: "Ainda esperamos ser comunicados oficialmente disso pela Fifa, que é a proprietária e promotora do evento. Neste caso, vou encaminhar a ela uma pergunta se esta deliberação significa uma mudança das condicionantes para as demais cidades, uma abertura de precedente... A partir de então, também poderemos entregar o estádio só no final de 2013? O que vai mudar nesse cenário?".

Garantindo que Salvador já está "com o projeto em fase executiva, obras iniciadas e financiamento absolutamente resolvido no processo de contratação do BNDES", Campello acrescenta preferir "não fazer ilações políticas" sobre o assunto, mas alfineta: "O que acho é que o projeto de São Paulo, do ponto de vista técnico, é extremamente falho e espero que o país não queira repetir o que aconteceu na África do Sul, onde o Soccer City [palco do jogo inaugural] só foi inaugurado há 15 dias da estreia".

Fonte: Folha

Enviado por: will2s

DF critica escolha de Itaquerão e anuncia redução de estádio; BA ameaça recorrer à Fifa DF critica escolha de Itaquerão e anuncia redução de estádio; BA ameaça recorrer à Fifa 0

Veja Mais:

  • Rodrigo treinou normalmente na manhã desta segunda-feira

    Recupado de lesão, joia da base treina pela primeira vez no CT

    ver detalhes
  • Mendoza marcou golaço nessa fim de semana nos Estados Unidos

    Na vaga de craque inglês, Mendoza marca golaço de fora da área; veja o vídeo

    ver detalhes
  • Walter deve ser titular novamente nesta quarta-feira

    Sem Cássio e Uendel, Timão inicia preparação com dúvidas contra o Cruzeiro

    ver detalhes
  • Corinthians respondeu Fluminense em rede social

    Fluminense apaga resposta em rede social e Timão rebate com nova provocação

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes