Kassab anuncia para abril início da construção de estádio da Copa em SP

Kassab anuncia para abril início da construção de estádio da Copa em SP

Por Meu Timão

Gilberto Kassab confirma início das obras do Fielzão para abril

Gilberto Kassab confirma início das obras do Fielzão para abril

Foto: Leme / Globosporte.com

A construção do estádio da abertura da Copa do Mundo de 2014, em São Paulo, começará no início de abril, informou nesta sexta (25) o prefeito Gilberto Kassab (DEM). O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se comprometeu a levar uma linha de metrô até o estádio, que pertencerá ao Corinthians.

Os anúncios foram feitos pelo prefeito e pelo governador após reunião na tarde desta sexta com a presidente Dilma Rousseff e os ministros do Esporte, Orlando Silva, e da Casa Civil, Antonio Palocci, em São Paulo.

- Chegamos a um acordo. Para os três poderes, é o "Itaquerão". O projeto arquitetônico está aprovado, e o governo federal fará investimentos de R$ 400 milhões via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a construção do estádio. Em contrapartida, São Paulo vai investir na infraestrutura viária da região. Teremos uma estação de metrô na porta do estádio, com trem de quatro em quatro minutos. Vamos transformar a região de Itaquera em um polo logístico, com investimentos na área de transportes - declarou Alckmin.

Kassab disse não saber se o estádio do Corinthians estará pronto para a abertura da Copa das Confederações, em 2013.

- Falando como engenheiro, pode estar pronto, dependendo da construtora. Mas se não estiver pronto, teremos outros estádios, como o próprio Morumbi e a Arena do Palmeiras, que já estará concluída - disse Kassab.

Encontro com o Ministério Público

Kassab informou que deve se reunir em março com representantes do Ministério Público para resolver pendências relacionadas ao terreno onde o estádio será construído, no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

Segundo Kassab, a reunião deve ocorrer entre 3 ou 4 semanas e em, seguida, será publicado um edital como "sinal verde" para que o Corinthians comece a construção do estádio.

- Estamos acertando uma última pendência do terreno com o Ministério Público, e contamos com a compreensão deles para o apoio em um evento tão importante para a cidade. Estamos fazendo um pacto para trabalharmos juntos e faremos um encontro com o Ministério Público, junto com o Corinthians e a prefeitura, para finalizarmos o processo - disse Kassab.

A área do CT de Itaquera, com mais de 200 mil metros quadrados, pertencia à prefeitura e foi concedida ao clube paulistano, em 1988, para ser usufruída por 90 anos. Segundo o Ministério Público, em contrapartida, o Corinthians se comprometeu a construir um estádio em cinco anos, mas isso não foi cumprido no prazo estabelecido.

O Ministério Público ajuizou, em 2001, uma ação civil pública para que o Corinthians devolva à Prefeitura de São Paulo o terreno. A ação foi movida depois que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal divulgou que o clube desrespeitou o acordo da concessão, e a Prefeitura não cobrou a devolução do terreno.

Ministro dos Esportes

O ministro Orlando Silva, do Esporte, afirmou que entregará na próxima semana para a presidente Dilma um projeto para a Copa do Mundo.

- Já visitei nove capitais. Nossa preocupação era com São Paulo e Natal, que não tinham estádios definidos - declarou Orlando Silva.

O ministro disse que a preocupação de Dilma era ter na abertura da Copa uma cidade com rede hoteleira e aeroportos suficientes e um estádio em condições de receber um jogo dessa importância.

Segundo, Dilma esteve pessoalmente em São Paulo "para ter esta certeza do Kassab e do Alckmin de que o estádio do Corinthians ficará pronto até a abertura da Copa".

Fonte: Globo Esporte

Veja Mais:

  • Cerca de 200 integrantes de organizadas foram ao Pacaembu neste domingo

    Ato de organizadas tem gritos de 'Vamo Chape' e pedido por liberdade nos estádios

    ver detalhes
  • Kalil, à direita de Roberto de Andrade, pediu licença de 60 dias

    Vice-presidente solicita licença do cargo e dispara contra diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Bruno César anotou o segundo gol na vitória por 2 a 0

    Ex-jogador do Corinthians marca golaço de falta e dedica à Chapecoense; veja o vídeo

    ver detalhes
  • Filha dá resposta sensacional ao pai palmeirense: 'Vai, Corinthians'

    Pai força garotinha a cantar música do Palmeiras, e ela surpreende com um 'Vai, Corinthians!'

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes