Engenheiro explica detalhes das obras do Itaquerão

Engenheiro explica detalhes das obras do Itaquerão

O engenheiro Frederico Barbosa viveu ontem (30) seus quinze minutos de fama durante o pontapé inicial das obras do Itaquerão, estádio que representará São Paulo na Copa de 2014.

Com a ausência de dirigentes do Corinthians e de autoridades municipais e estaduais, coube ao gerente operacional da Odebrecht, empresa responsável pelas obras, cortar a fita da futura arena corintiana e explicar alguns detalhes da construção.

Segundo Barbosa, a terraplenagem do terreno de Itaquera deve se estender até setembro, quando está marcada a remoção dos dutos da Petrobras que atravessam o subsolo da área. A partir de então, os operários começam a cravar as fundações da arena, a mais cotada para o jogo de abertura da Copa.

O “esqueleto” da nova casa corintiana deve começar a surgir somente no ano que vem. Confira trechos da entrevista.

Quanto tempo dura essa primeira fase?
A duração da fase de terraplenagem está estimada entre 90 a 100 dias por contemplar os trabalhos iniciais de limpeza e preparação do terreno para a fundação, a mobilização, o fechamento da área e a instalação do canteiro de obras.

Quantas pessoas estão envolvidas nessa etapa e quantas participarão da obra no futuro?
Nessa fase estimamos entre 150 e 200 pessoas. Haverá um movimento crescente ao longo da obra até atingir o pico de 1.500 ou dois mil homens. Isso dependendo das metodologias, do nível dos pré-fabricados e do ritmo que será adotado ao longo do cronograma.

Quando o estádio será inaugurado?
A informação que temos é que em fevereiro ou março de 2014 ele ficará pronto. Mas o objetivo da empresa é antecipar para dezembro de 2013. É um prazo que todos os envolvidos estão se esforçando para cumprir.

Como fica a questão dos dutos da Petrobras?
A Petrobras já tem os estudos, já planejou e tem empresa identificada para fazer a remoção. Estamos convocando a Transpetro para vir ao canteiro e estabelecer um cronograma definitivo. Vamos preparar uma parte do terreno do traçado onde eles irão desenvolver as novas linhas de tubo. A partir desse momento, eles começam a execução. Em setembro está estimada uma paralisação do polo petroquímico ou da estação de bombeamento da Petrobras. A partir daí eles vão fazer o desligamento dessa rede e conectar com a nova rede, liberando para nós o terreno.

A Odebrecht vai bancar a remoção?
No orçamento nosso não está previsto. Não tenho conhecimento de como será feito o custeamento.

Até que ponto as chuvas podem prejudicar a obra?
A chuva é levada em consideração em nosso planejamento. Se for uma estação acima do histórico, temos que fazer ações para ganhar tempo e recuperar o tempo perdido, além de ações mitigadoras para que não haja um impacto tão ruim no cronograma.

Quantos máquinas trabalham nessa etapa?
Tivemos a ordem de serviço na sexta (27/5) à tarde. No sábado chegaram os primeiros equipamentos e a tendência é avançar com um número muito maior. Hoje temos duas escavadeiras, dois tratores e uma irrigadeira. Estão chegando o patrol e caminhões basculantes. À medida que se liberar outras frentes de trabalho vamos suprindo com recursos e tocar normalmente.

Como serão feitas as contratações?
Sabemos que apareceram muitos interessados. Será definido um local para fazer o cadastramento e uma triagem das profissões. Com o andamento da obra eles serão convocados e passarão pelos exames médicos, por todo o processo de seleção para esse tipo de obra. Estimo que a partir de três meses terá uma aceleração maior nas contratações em função de abrir novas frentes de trabalho.

Quando começam as fundações?
Pretendemos no final julho ou agosto fazer algumas cravações de estacas para mensurar a profundidade, ratificar as pesquisas por sondagens. Depois fazemos a contratação.

Fonte: Site Copa2014

Enviado por: Luciano Cruz

Veja Mais:

  • Campeonato Brasileiro agora tem quatro, e não três, vagas à fase de grupos da Libertadores

    Conmebol anuncia novidade, e Corinthians volta ao páreo por vaga direta na Libertadores

    ver detalhes
  • Alan Santos tem conversas avançadas com Corinthians

    Corinthians negocia contratação de volante do Coritiba, diz portal

    ver detalhes
  • Giovanni Augusto treinou como lateral nesta terça-feira

    Giovanni na lateral, mudança na zaga e susto de Rildo: o treino desta terça do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians encara o Cruzeiro neste domingo, no Mineirão

    Resultado no Mineirão vale mais que os três pontos para Corinthians e Cruzeiro; entenda

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes