Imprensa britânica faz matéria no terreno do Fielzão e duvida do prazo
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Do terreno do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, a editora de economia da BBC, Stephanie Flanders, fez uma avaliação nada animadora sobre a preparação de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014. A jornalista fez um resumo de tudo o que já aconteceu na novela que se tornou a obra do Fielzão, e questionou logo no título da matéria: “Estará pronto para a Copa?”.
Flanders começa destacando que várias arenas da Copa estão com o organograma atrasado, o que faz com que os primeiros orçamentos já estejam estourados. Mesmo assim, a pressão é grande para que tudo fique pronto a tempo do Mundial, que começa em junho de 2014.
Fala também que depois de meses de silêncio, a Fifa resolveu cobrar o governo brasileiro. O secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, disse no mês passado que “é incrível o quanto o Brasil já está atrasado.”
A editora destaca que apesar de todos os problemas, o representante da construtora Odebrecht no terreno, Frederico Barbosa, parece estar relaxado.
Desafio
À BBC, Barbosa falou que será um desafio terminar a obra, mas ele espera entregar o estádio em dezembro de 2013, “dois meses antes do prazo final da Fifa”. Um dos riscos, porém, será trabalhar em épocas de chuva.
- Eventualmente teremos 2.000 pessoas trabalhando aqui. Será um desafio para nós, principalmente porque teremos que trabalhar em épocas de chuva.
Flanders conta que os atrasos na obra já deixaram São Paulo fora da Copa das Confederações, em 2013, torneio que serve de teste para os eventos da Copa do Mundo.
Aeroportos
Um dos maiores desafios do Brasil, diz a editora de economia da BBC, será transportar os espectadores da Copa entre as cidades-sede. Ela destaca que o número de voos internos subiu para 80 milhões nos últimos cinco anos e o mesmo crescimento deve ocorrer até 2014.
A jornalista destaca ainda que o governo brasileiro está injetando dinheiro na Infraero, que opera os aeroportos. A expectativa é que o aporte de dinheiro acelere o trabalho em nove dos 12 aeroportos.
Enviado por: Patricia Bernardo