Corintianos instalam câmera em laje e criam 'reality show' de novo estádio

Corintianos instalam câmera em laje e criam 'reality show' de novo estádio

Por Meu Timão

À receita do Cinema Novo - "uma ideia na cabeça e uma câmera na mão" -, acrescente um coração corintiano e um estádio em construção e se chegará a uma espécie de reality show em tempo real do que, possivelmente, será o palco de abertura da Copa do Mundo de 2014. Essa é a fórmula simples do sucesso de um blog que, há quase um mês, mobiliza a torcida corintiana.

A ideia de acompanhar e de transmitir pela internet os trabalhos das máquinas e operários é de um estudante de apenas 14 anos. Pedro Lima Salomão mora em um sobrado localizado em um morro em Itaquera, no extremo da Zona Leste de São Paulo, que fica de frente para o imenso terreno onde antes ficava um centro de treinamento do Corinthians e que agora recebe as obras de preparação para a construção do tão sonhado estádio do alvinegro.

“Da janela do quarto dele, ele consegue ver parte das obras. Toda hora ele ia até a janela do quarto para ver se estavam trabalhando mesmo, para ficar acompanhando. Virou uma espécie de ponto turístico”, conta a assistente social Débora Alves de Lima, mãe de Pedro, um corintiano fanático, como toda a família.

Pedro acabou se tornando uma espécie de informante de amigos e parentes que vivem em outros estados, como Paraná e Minas Gerais. “Eles ficavam me pedindo para enviar fotos da obra. Outros, que não eram corintianos, ficavam duvidando que o estádio estava mesmo sendo construído”, diz o garoto.

Da indignação com a descrença dos familiares, nasceu a semente que fez germinar o blog Itaquerão ao vivo. Para tal, faltava apenas um corintiano que entendesse um pouco de informática e, claro, de internet.

“Conheço a família (de Pedro), mas não os via já há algum tempo. Os encontrei por acaso em um show do Paralamas do Sucesso no Sesc Itaquera. E o Pedro estava conversando com o pai sobre fazer um blog para mostrar ao vivo as obras do estádio. Como corintiano, adorei a ideia na hora”, revela César Carlos Souza, o César Jacó, que concebeu a página na internet, não sem muito trabalho e algum gasto.

“A câmera é dessas de circuito de segurança de prédio. Eu tinha uma ideia de como fazer (a página), mas demorei uns 15 dias para conseguir a transmissão da imagem. Achei que seria mais fácil. Mas fui tirando as dúvidas na própria internet, em fóruns de discussão, chats e finalmente deu certo. Gastamos para montar a câmera quase uns R$ 50”, diz César.

E a mesma internet está servindo para mobilizar uma verdadeira corrente pra frente, tão típica em Copas do Mundo, entre os corintianos para incrementar cada vez mais o blog. E, claro, para todos poderem acompanhar os andamentos dos trabalhos de construção do estádio.

“O pessoal está entrando e se oferecendo para ajudar. Querem fazer um rateio para comprar uma câmera de alta definição, por exemplo. Querem fazer campanha para ajudar a financiar o site”, diz Pedro.

Como resultado, o blog já terá uma cara nova a partir desta quinta-feira (18). “Uns corintianos que fazem layouts de sites fizeram um blog novo. Vai ser mais organizado. Além disso, uma menina que acessa todo o dia o blog se ofereceu para moderar os comentários”, revela César.

Em média, a página recebe cerca de mil acessos por dia, segundo Pedro. Mas já houve pico de 15 mil acessos em um único dia. E internautas de diversas partes do mundo matam a curiosidade em relação ao estádio do Corinthians por meio do blog. “O pessoal dos Estados Unidos e do Japão são os que mais acessam. Querem saber tudo o que está acontecendo”, conta Pedro.

O corintiano mais incrédulo, no entanto, parece ser o próprio avô do adolescente, João Lima, corintiano roxo de 69 anos e que mora há mais de 40 anos em Itaquera. “Ouço falar do estádio há muito tempo. É até difícil de acreditar que será aqui na Zona Leste, onde não tem nada, que sempre foi abandonado”, desabafa.

A mãe de Pedro também não se mostra muito otimista quanto a participar da festa de inauguração do estádio. “A gente vai ver o estádio ser construído, mas não vamos estar lá na abertura dele. Deve ser o jogo da Copa. Acho que vai ser muito caro”, ressalta.

Pedro, como bom corintiano, prefere continuar olhando pela janela e, claro, sonhando. “Quero estar no primeiro jogo do Corinthians no estádio.” Sem dúvida, um sonho compartilhado por todos os corintianos.

Fonte: G1

Veja Mais:

  • Michel (à esq.) e o sobrinho foram ao Maracanã naquele 23 de outubro

    Terceiro corinthiano solto no Rio desabafa: 'Fui pra ver o jogo, não pra brigar'

    ver detalhes
  • Torcedores na Arena poderão adicionar patch da Chapecoense em camisas

    Loja da Arena irá personalizar grátis camisas em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes
  • Corinthians já definiu profissionais que devem permanecer e ser negociados

    Isaac, Mendoza, Oswaldo... Confira quem chega e quem sai do Corinthians

    ver detalhes
  • É tudo política, estúpido!

    [Marco Bello] É tudo política, estúpido!

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes