Andrés visita estádio do Timão e vê instalação de primeiras colunas

Andrés visita estádio do Timão e vê instalação de primeiras colunas

Por Meu Timão

Andrés Sanches visita a obra em Itaquera

Andrés Sanches visita a obra em Itaquera

Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com

No dia do aniversário de 101 anos do Corinthians, um novo marco nas obras do novo estádio do clube foi formalizado. Nesta quinta-feira, as primeiras três colunas de sustentação das arquibancadas da futura arena do Timão, em Itaquera, foram instaladas, o que representa o início da construção do esqueleto da casa que vai abrigar 65 mil pessoas na Copa de 2014 (48 mil após a retirada das arquibancadas móveis). Pela manhã, o presidente Andrés Sanches visitou a obra e ficou no local por cerca de meia hora.

- Se você pegar qualquer outro estádio do Brasil, nenhum esteve tão avançado em apenas três meses de obra – comemorou Andrés.

As obras começaram oficialmente no dia 30 de maio, e a Odebrecht, construtora responsável, diz que o cronograma vem sendo cumprido até com alguma folga.

As colunas instaladas nesta quinta-feira pertencem ao futuro Prédio Leste, mais próximo de onde funcionava o CT para as categorias de base. No total serão 500 colunas, apoiadas por cerca de 3 mil estacas. O Prédio Oeste, mais alto, terá altura aproximada de 80 metros.

Gerente operacional da obra, Frederico Barbosa foi “cobrado” de forma bem humorada por Andrés Sanches. Barbosa explicou detalhes técnicos da obra ao presidente do Corinthians, que viu papéis técnicos a respeito da construção das arquibancadas e se animou.

A Odebrecht deve instalar uma fábrica no terreno nos próximos meses. Assim, as estruturas de concreto que sustentam as colunas seriam produzidas ali mesmo, sem necessidade de transporte, facilitando a logística e acelerando os trabalhos.

- Mostrei detalhes sobre o método de construção. O cronograma vem sendo bem cumprido, em breve já começa a se formar o esqueleto do estádio. Garantimos que entregaremos tudo em dezembro de 2013 – disse Frederico Barbosa.

A Fifa ainda dá um prazo de dois meses de tolerância para a entrega do estádio em Itaquera. O cronograma oficial da entidade aponta o mês de fevereiro de 2014 como data limite para o fim das obras de engenharia da Odebrecht. Apressado, Andrés Sanches pede um prazo mais curto para o fim dos trabalhos.

- A Fifa deu até fevereiro, a Odebrecht até dezembro, e nós já queremos em setembro de 2013. Então vamos fazer uma média esses três prazos, e tudo deve mesmo estar pronto em dezembro – afirmou Sanches.

No entanto, um trabalho ultrapassam a data de fevereiro de 2014: a instalação de todo o mobiliário, previsto para 4 de julho de 2014 – com a Copa já em andamento.

Frederico Barbosa justifica que o serviço de arquibancadas móveis é terceirizado, e que o “mobiliário” se refere às instalações da Fifa, como área de hospitalidade, lojas, entre outras facilidades.

- Nosso prazo é só um: dezembro de 2013. O que vem depois é cronograma da Fifa. Cronogramas não são engessados e podem ser encurtados. Em julho de 2014, o que vai ter é a faxineira passando um pano na cadeira nova para entregar tudo em perfeito estado – exemplificou o gerente da Odebrecht.

Nesta quinta-feira, o jornal O Estado de S. Paulo informa que já está decidido que a abertura da Copa será em São Paulo. A informação é creditada a uma fonte do Comitê Organizador Local (COL), sem nome identificado.

Fonte: Globo Esporte

Veja Mais:

  • Farfán foi companheiro de Guerrero na seleção do Peru

    Jornalista revela interesse do Corinthians em atacante peruano

    ver detalhes
  • Camisa a ser usada pelo Corinthians contra o Cruzeiro tem escudo da Chapecoense

    Em ação no Twitter, Corinthians exibe uniforme em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes
  • Equipe feminina do Timão foi ao CT Joaquim Grava no início de novembro

    Corinthians renova parceria com Audax e confirma equipe feminina para 2017

    ver detalhes
  • Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes