Sorteio da Libertadores tem armadilhas para brazucas

Sorteio da Libertadores tem armadilhas para brazucas

Por Meu Timão

Essa imagem poderá se repetir na Libertadores de 2012

Essa imagem poderá se repetir na Libertadores de 2012

Foto: Cleber Mendes

O sorteio da Copa Libertadores, embora ainda não tenha todos os clubes confirmados, apresenta algumas nuances interessantes. Entre elas a de que o sorteio não favoreceu as equipes brasileiras, que terão de sofrer com a altitude e poderão enfrentar times com muita tradição continental.

Um clube brasileiro, por exemplo, terá de enfrentar o Real Potosí, e este pode ser o Santos. O outro brasileiro que poderá encarar os 4.065 metros da cidade boliviana será aquele que terminar o campeonato nacional na quarta colocação, neste momento seria o Internacional.

Tudo depende do desenrolar do Torneio Apertura boliviano, ainda em andamento. O Real Potosí, por enquanto está qualificado como Bolívia 3 por ter sido o vice-campeão Torneio Adecuación. A competição do primeiro semestre foi vencida pelo Bolívar, que entrou como Bolívia 1. A vaga Bolívia 2 ficará com o campeão do Apertura, que terá uma fase de play-offs à qual o Potosí está quase garantido.

Se for campeão do Apertura, o Real Potosí enfrenta o Santos no Grupo 1. Caso contrário ele pega o quarto do Brasileirão.

Contra os brasileiros o Real Potosí sempre complicou jogando em seus domínios, afinal nunca perdeu. Em 2007 empatou em 2 a 2 com o Flamengo e derrotou o Paraná por 3 a 1, na edição seguinte aplicou uma goleada de 5 a 1 sobre o Cruzeiro.

Campeão da Copa do Brasil, o Vasco além de encarar o Nacional (URU), tricampeão da Libertadores, pode ter no Grupo 5 a companhia do bom time da LDU. Os equatorianos conquistaram a edição de 2008, em pleno Maracanã, sobre o Fluminense. Porém, antes de chegar à fase de grupos, o clube de Quito terá de passar pela eliminatória contra o terceiro representante paraguaio, que poderá ser Olimpia ou Libertad.

No Grupo 6 está o Brasil 2, que poderá ser Corinthians ou Fluminense. Além de encarar uma desgastante viagem até o México para enfrentar o Cruz Azul, poderá ter um osso duro de roer contra o campeão do Torneio Clausura paraguaio. Faltando cinco rodadas para o término, a competição tem a liderança dividida entre Libertad e Nacional (este já garantido na Libertadores por ter vencido o Apertura). Porém a competição está muito embolada e matematicamente nove clubes, de 12 participantes, ainda possuem chances.

Quanto ao clube que ficar com a vaga de Brasil 4 (neste momento é o Fluminense, mas pode também ser o Corinthians), muito provavelmente terá de fazer uma visita ao La Bombonera, em Buenos Aires. Isso porque a vaga de Argentina 2 é do campeão do Torneio Apertura, que tem o Boca Juniors líder com oito pontos de vantagem sobre o Racing, isso faltando quatro rodadas para o fim.

Na pré-Libertadores, a vaga de Brasil 6 (atualmente com o Figueirense) irá enfrentar um colombiano. Neste caso seria o Colômbia 3, ou seja, o time de melhor pontuação na temporada excluindo os campeões dos torneios Apertura e Finalización.

O primeiro torneio colombiano (Apertura) foi vencido pelo Nacional de Medellín. O segundo (Finalización) ainda está em andamento com a última rodada da primeira fase sendo disputada neste domingo, ainda há os play-offs. A vaga do melhor pontuador está entre Once Caldas e Tolima. Ambos já deixaram clubes brasileiros pelo caminho em Libertadores passadas.

Critério confuso

A grande quantidade de clubes já garantidos na Libertadores nas semifinais da Copa Sul-Americana criou uma situação inusitada envolvendo o Campeonato Equatoriano.

A final do torneio será entre Emelec e Deportivo Quito. O campeão fica com a vaga de Equador 1, e o vice com a de Equador 2. Pelo regulamento, a terceira vaga do país sairia de um confronto entre LDU e Barcelona de Guayaquil.

No entanto, esse jogo pelo terceiro posto não valerá nada para o Barcelona. Isso porque se o clube de Guayaquil vencer não irá para a Libertadores pelo fato da LDU estar na semifinal da Sul-Americana, garantindo então vaga via torneio continental.

Mas se a Liga de Quito vencer o Barcelona? Como ficará, uma vez que a prioridade é de vagas é dos campeonatos nacionais? Dessa forma o classificado pela Copa Sul-Americana seria o Universitario, do Peru, que seria o eliminado nas quartas de final com a melhor campanha.

Fonte: Lancenet

Veja Mais:

  • Romero será um dos titulares na última partida do ano

    Libertadores, vingança e tributo: Corinthians encara Cruzeiro neste domingo

    ver detalhes
  • Patch de homenagem a Chapecoense na camisa do Corinthians

    Veja imagens da camisa do Corinthians com o patch da homenagem a Chapecoense

    ver detalhes
  • Marinho vem sendo pedido por torcedores do Corinthians para 2017

    Pedido pela torcida do Corinthians, Marinho admite deixar Vitória em 2017

    ver detalhes
  • Simi passou sete anos no Corinthians

    Simi reclama de saída do Corinthians e projeta 'final às avessas' da LNF no Parque São Jorge

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes