Enterro de Sócrates tem união de torcidas, músicas e muito choro

Enterro de Sócrates tem união de torcidas, músicas e muito choro

Ribeirão Preto (SP) - Em plena 'final' de Campeonato Brasileiro, o que se viu no velório e enterro do ex-jogador Sócrates foi uma verdadeira união de torcidas. Diversas pessoas foram ao cemitério do Bom Pastor, em Ribeirão Preto-SP, vestindo camisas do Botafogo de Ribeirão, Corinthians, Flamengo e Santos, equipes pelo qual o 'Doutor' passou em sua carreira.

Até mesmo um palmeirense resolveu ir de verde prestar sua homenagem. 'Estava com um pouco de receio, porque sabia que ia estar cheio de corintianos aqui, mas acho importante vir aqui me despedir desse ídolo da cidade. Apesar de torcer pro Palmeiras, sei da importância do Sócrates para o futebol brasileiro', disse André Flores, com o uniforme alviverde já marcado pelo suor devido aos quase 40ºC que os termômetros marcaram na tarde deste domingo.

'Todo mundo sabe a história, a importância dele não só para o futebol, mas para o país. Sabemos a importância disso, temos que ressaltar e valorizar', disse o irmão e ídolo são-paulino Raí ao Sportv.

A imprensa não teve acesso e foi proibida de fotografar a área onde Sócrates estava sendo velado, mas o iG teve acesso ao recinto. O 'Doutor' vestia uma camisa branca e faixa na cabeça -; uma marca recente do ex-atleta - enquanto era velado. A barba por fazer, outra característica do meia, também estava lá.

Um dos poucos ex-colegas que compareceu ao velório de Sócrates foi Wladimir, que atuou com o amigo nos anos 70 e 80 no Corinthians. O lateral direito não cansava de contar histórias que viveu junto com o 'Magrão', como era conhecido pelos amigos próximos.

'Em 1984 fomos em uma excursão para o Japão. A viagem demorou 30 horas. Chegamos lá e o Casagrande queria voltar porque estava namorando uma menina e estava com saudades dela. Era a época da Democracia Corintiana, e todos os jogadores votaram para o ‘Casa’ ficar lá, menos o Sócrates, que sempre dava apoio pra quem precisava. Depois, o 'Doutor' ainda foi decisivo para todos os jogadores receberem um ‘bicho’ igual. Essa era a marca dele', relatou Wladimir.

Fã cria samba para homenagear o 'Doutor' Sócrates

Um dos mais chateados com a morte de Sócrates era Ricardo Christiano Ribeiro, ex-presidente do Botafogo. Foi ele quem assinou o primeiro contrato profissional do 'Doutor', quando o meia ainda era um jovem e franzino estudante de medicina da Universidade de São Paulo. 'Ele não era um jogador comum, era um artista da bola. Não foi um atleta como o irmão (Raí), mas foi um fora de série', disse Ribeiro.

Após o velório, o corpo de Sócrates foi levado em carro funerário até a cova da família, no cemitério do Bom Pastor. Uma multidão seguiu o 'Doutor', entoando gritos em homenagem ao ex-jogador. Torcedores do Botafogo e do Corinthians, maioria no cortejo, também cantaram os hinos dos clubes.

Com muitas lágrimas e músicas em sua memória, Sócrates foi enterrado às 17h24, na cova 112, bloco 4H do cemitério do Bom Pastor. Coroas de flores e bandeiras do Corinthians e do Botafogo de Ribeirão enfeitaram seu túmulo. Segundo estimativas da funerária que organizou a cerimônia, cerca de 8 mil pessoas passaram pelo velório durante o dia.

Reportagem do repórter Francisco de Laurentiis, do IG

Fonte: Marca Brasil

Veja Mais:

  • Roberto de Andrade assumiu presidência do Corinthians em fev/2015 e segue até fev/2018

    Conselheiros barram votação do impeachment, e Roberto de Andrade segue presidente do Timão

    ver detalhes
  • Roberto de Andrade concedeu entrevista nesta segunda no Parque São Jorge

    Após se livrar de impeachment, Roberto de Andrade sugere tentativa de golpe no Corinthians

    ver detalhes
  • Rodriguinho deve ser uma das opções para o Corinthians no BR-17

    Corinthians tem Chape e clássicos logo no começo; veja a tabela completa do BR-17

    ver detalhes
  • Patch que será usado pelos jogadores no Dérbi de quarta-feira

    Rivalidade à parte: Corinthians e Palmeiras se unem e usarão logo no clássico

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes