Líder em posse de bola e passes certos, Corinthians se 'barceloniza'

Líder em posse de bola e passes certos, Corinthians se 'barceloniza'

O Corinthians está invicto e é líder isolado do Campeonato Paulista. Para construir sua sólida campanha, a equipe de Tite usa bem o 'estilo Barcelona', para dominar os adversários e construir suas vitórias. Neste primeiro terço de campeonato, nenhum time ficou mais tempo com a bola no pé ou acertou mais passes que o Corinthians. Foi se destacando nestes quesitos que o Barcelona construiu sua dinastia no futebol europeu nos últimos anos.

Em nove rodadas do Paulistão, o Corinthians desponta com uma média de 358 passes certos por jogo e é seguido por Ituano, Santos e São Paulo. Alessandro e Fábio Santos, principais armas para sair do campo de defesa, são os jogadores mais acionados e, consequentemente, os que mais passam a bola. Alessandro tem 366 passes contra 363 de Fábio Santos.

Na posse de bola, o time de Tite também é aquele que fica mais tempo com o controle do jogo entre as 20 equipes do campeonato. Em média, o Corinthians fica com a bola, de forma ininterrupta, por quase 16 minutos por jogo (15 minutos e 56 segundos). São Paulo, Santos, Portuguesa e Palmeiras o seguem, nesta ordem, neste quesito. Os números são da Footstats.

Com a devida cautela e noção de que o Barcelona atual não pode ser comparado a nenhum outro time, Tite adota desde o ano passado o discurso que se não dá para ser o Barcelona, ele e os outros técnicos podem ao menos usar o exemplo do time catalão para inspirar suas equipes.

'Se é para apontar um exemplo, vamos no melhor: o Barcelona. Joga bonito, troca passes, controla o jogo, e conjuga talento e execução. Claro que não dá para fazer o que eles fazem, mas a ideia, o conceito, é possível transmitir. E é isso que transmito no Corinthians', disse Tite em uma palestra na Federação Paulista de Futebol, no ano passado.

O bom início no Paulistão nos quesitos que dão ao Barcelona a soberania no futebol mundial, dá ao Corinthians a esperança de terminar a temporada com mais glórias do que em 2011, quando foi campeão brasileiro. A base mantida em relação ao ano passado e o consequente entrosamento da equipe, potencializam o jogo mais tocado e de controle de bola.

Na campanha do penta, o Corinthians foi apenas o sexto time que mais acertou passes ao longo das 38 rodadas. São Paulo, Grêmio, Flamengo, Figueirense e Internacional trocaram mais a bola sem errar passes. Em relação à posse de bola, Flamengo e São Paulo também tiveram melhores médias que o Corinthians.

As informações são de Bruno Winckler, do IG

Fonte: Marca Brasil

Veja Mais:

  • Jadson deve ser opção a partir da próxima quarta-feira, dia 1

    Jadson confirma que se colocou à disposição para enfrentar o Palmeiras e crava jogo da reestreia

    ver detalhes
  • Fellipe Bastos, à direita, deve retornar ao time; Léo Jabá é dúvida

    Corinthians terá ao menos uma mudança na escalação para encarar Palmeiras

    ver detalhes
  • Sanchez e Roberto de Andrade seguem aliados na política do Corinthians

    Fortalecido após veto do impeachment, Andrés Sanchez cogita voltar à presidência do Corinthians

    ver detalhes
  • Roberto de Andrade assumiu presidência do Corinthians em fev/2015 e segue até fev/2018

    Conselheiros barram votação do impeachment, e Roberto de Andrade segue presidente do Timão

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes