Promessa corintiana de gols

Promessa corintiana de gols

Desde que a bola chegou ao Brasil pelas mãos de Charles Miller, pode-se afirmar que o país é um celeiro de jogadores de qualidade. Mas o que se vê ultimamente é uma entressafra de talentos vindos das escolinhas nos clubes. Não à toa são poucos os atletas brasileiros brilhando nesse momento no exterior em comparação a alguns anos atrás. E, em tempos de escassez de atacantes de ponta no cenário futebolístico brasileiro, eis que surge no Corinthians um alento aos mais desacreditados.

Durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior, edição 2012, um jogador chamou a atenção de todos por não ter sido motivo de alarde antes do início dos jogos para se tornar um dos artilheiros da competição e peça importante na conquista do oitavo título da 'Copinha'? pelos corintianos. Leandro, de apenas 18 anos, como um autêntico camisa 9 deixou uma ótima impressão no torneio mais tradicional de categorias de base no Brasil com seus cinco gols marcados.

De Tremembé para o Timão

Leandro Augusto da Silva nasceu em Tremembé, no Vale do Paraíba. Desde garoto se interessou pela bola e logo ingressou na escolinha Chute Inicial em sua cidade. Daí por diante passou a colocar em prática seu faro de gol, tanto que despertou o interesse do Corinthians após um amistoso entre ambos os clubes em 2008, no Parque São Jorge. Desde então com a camisa corintiana vem tentando galgar seu espaço no time paulista.

Sair de sua terra natal foi bem difícil, pois tinha apenas 14 anos e iria viver longe de seus pais na capital paulista. Entretanto, o jogador aos poucos foi se acostumando e se adaptando à sua nova rotina. E tais dificuldades foram sendo recompensadas com os seguidos destaques nas categorias de base do Corinthians e, consequentemente, com a projeção do seu nome em nível nacional '' ainda mais depois da conquista do seu time na Copa São Paulo no começo deste ano.

Seu estilo de jogo é de forte presença de área e habilidade para finalizar. Com modéstia, Leandro afirmou em algumas entrevistas que seu objetivo era 'apenas'? ajudar o clube a ser campeão da Copinha depois de ter se juntado à equipe que iria disputar a competição. Mas o que se viu foi uma participação decisiva, que culminou com o oitavo troféu dos corintianos no torneio.

Leandro teve a grande chance de ser titular do time na estreia da Copa São Paulo. O treinador Narciso, ex-zagueiro de Santos e Flamengo, adotou o sistema 4-2-3-1 para a disputa da Copinha. No primeiro confronto, diante do Santos/PB, um massacre de 9 a 0, com o garoto logo mostrando a que veio: três gols típicos de centroavante '' um de puro oportunismo, outro de cabeça e outro escorando para as redes após um cruzamento. Era a senha inicial para se firmar na equipe que futuramente viria a levantar a taça de campeã.

Depois da brilhante estreia diante dos paraibanos, o jogador ainda deixou sua marca no campeonato em mais duas ocasiões: contra a Desportiva Capixaba na vitória por 2 a 0, já no jogo seguinte ainda na primeira fase, e contra o América/MG, nas quartas de final, com êxito pelo mesmo placar. Contudo a partir do terceiro jogo, diante do Juventus, perdeu a titularidade e viu seu companheiro de ataque Douglas, um ano mais velho que ele, se sagrar artilheiro do time ao final do torneio com seis gols marcados. Mas nada que apagasse sua grande parcela de contribuição para a conquista dos garotos corintianos.

Campeão com as seleções de base

Mal vestiu a camisa corintiana, Leandro já começou a trilhar sua passagem pelas categorias inferiores da seleção brasileira. O centroavante foi convocado para a equipe sub-15 em 2009 junto com outros talentos de sua geração como Lucas Piazón e Adryan para a disputa do Campeonato Sul-Americano realizado na Bolívia, quando fez dois gols '' um diante do Chile e outro contra a Venezuela, ambos na primeira fase. O Paraguai sagrou-se campeão do torneio e o Brasil acabou ficando com o vice-campeonato.

No mesmo ano seguiu com a seleção do Brasil para a disputa do Torneio Nike Friendlies com a equipe sub-16 para se sagrar campeão após vitórias diante da Holanda e de Portugal e empatar com os anfitriões Estados Unidos. Leandro novamente deu sua contribuição marcando um dos sete gols brasileiros no torneio '' o primeiro diante dos holandeses.

Depois disso, o atacante corintiano já foi convocado outras vezes para a seleção sub-17 e hoje espera novas lembranças para as equipes de base do Brasil.

Sonho de ser o novo 'Fenômeno'?

Leandro tem contrato com o Corinthians até 2014. Entretanto, desde maio de 2012 está emprestado ao Flamengo de Guarulhos, clube que disputou recentemente a Série A-3 do Campeonato Paulista '' equivalente à terceira divisão '' para ganhar experiência. O jogador, contudo, sempre prega em seu discurso que pretende um dia vestir a camisa de titular do time principal corintiano.

Em algumas de suas declarações o jovem artilheiro já demonstrou o desejo de um dia chegar ao nível de seu ídolo Ronaldo, o 'Fenômeno'?, que passou pelo clube do Parque São Jorge até o ano passado. O artilheiro máximo das Copas do Mundo com 15 gols é uma fonte de inspiração para o jovem artilheiro.

Na atual temporada o atacante já marcou 9 gols em 10 partidas, sendo cinco na Copa São Paulo e mais quatro tentos na categoria sub-20 flamenguista. Uma excelente média de quase um gol por jogo que o credencia a ter boas chances de, quem sabe, ser considerado um novo fenômeno dentro do futebol num futuro próximo.

Ficha técnica

Nome: Leandro Augusto da Silva
Data de nascimento: 14 de fevereiro de 1994
Local de nascimento: Tremembé, São Paulo
Clubes que defendeu: Corinthians (2008-2012), Flamengo-SP (desde 2012)
Seleções de base: Brasil Sub-15, Sub-16 e Sub-17

Fonte: Terceiro Tempo

Veja Mais:

  • Cerca de 200 integrantes de organizadas foram ao Pacaembu neste domingo

    Ato de organizadas tem gritos de 'Vamo Chape' e pedido por liberdade nos estádios

    ver detalhes
  • Kalil, à direita de Roberto de Andrade, pediu licença de 60 dias

    Vice-presidente solicita licença do cargo e dispara contra diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Bruno César anotou o segundo gol na vitória por 2 a 0

    Ex-jogador do Corinthians marca golaço de falta e dedica à Chapecoense; veja o vídeo

    ver detalhes
  • Filha dá resposta sensacional ao pai palmeirense: 'Vai, Corinthians'

    Pai força garotinha a cantar música do Palmeiras, e ela surpreende com um 'Vai, Corinthians!'

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes