Venha fazer parte da KTO
x

Presidente Mario Gobbi revela inspiração no Barcelona

3.8 mil visualizações 13 comentários Reportar erro

A história da superação do Corinthians já é conhecida: queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, sangue novo em campo e na diretoria, modernização da estrutura e do marketing do clube e como resultado, títulos. Daqui em diante, o time mais valioso do país - marca avaliada em R$ 1 bilhão, segundo estudo da revista ‘Forbes’ -, espera contar uma parte ainda mais interessante da história. Um trecho sem precedentes no decorrer de mais de cem anos desde 1° setembro de 1910, data de sua fundação.

Se engana quem pensa que a conquista inédita da Libertadores é o ápice para aqueles que ditam os rumos do clube. As pretensões são ainda maiores.

“O Andrés - Sanchez, ex-presidente corintiano - fez uma grande parte e nós sabíamos que eu tinha que dar o outro salto. É isso que estamos fazendo. Entendo que se o Corinthians seguir nessa linha, obtendo êxitos, ele caminha a passos largos para uma evolução que jamais teve”, contou o sucessor de Andrés, Mario Gobbi, em entrevista à Rádio Estadão ESPN e ao ESPN.com.br, nesta terça-feira.

A “linha” citada pelo dirigente tem tons azul e grená. Enquanto o mundo tenta copiar o estilo usado pelo Barcelona dentro de campo, o Corinthians foi buscar inspiração no que os espanhóis fizeram nos escritórios.
Agência Estado

Mario Gobbi em entrevista antes da final da Libertadores

“Já faz algum tempo, desde dezembro de 2007, adotamos mais ou menos a regra do Barcelona. Você vai periodicamente depurando e aumentando o grau de qualidade e você não pode tirar mais de um jogador por setor a cada temporada. Ai você vai mantendo uma base, uma estrutura, um time com padrão de jogo."

Gobbi, por exemplo, chegou no clube em 2007, como diretor de futebol e no início de 2012, tornou-se presidente. Alguns jogadores titulares estão no Corinthians a tanto tempo quanto o cartola, casos do lateral direito Alessandro e do zagueiro Chicão. Do time campeão da Libertadores, apenas um atleta, o goleiro Cássio, não havia conquistado o Campeonato Brasileiro, no ano anterior.

O primeiro técnico da nova gestão corintiana, Mano Menezes, só saiu do cargo por forças maiores, em 2010, para assumir a seleção brasileira. Adilson Bastista não teve muito tempo para mostrar trabalho, é verdade - ficou apenas cinco jogos no comando -, mas a filosofia foi retomada com Tite, que resistiu até à eliminação na Pré-Libertadores, em 2011.

"Você mantém a comissão técnica e foi o que fizemos no Corinthians nos últimos quatro anos. Neste ano, saiu apenas um no setor defensivo, o Castán e o Alex talvez saia no meio campo. E nada mais”, conta Gobbi, que tem na mesa de cabeceira o livro ‘A bola não entra por acaso’, de Ferran Soriano, vice-presidente do Barcelona entre 2003 e 2008.
Daniel Romeu

Alessandro e Gobbi com a taça da Libertadores no Memorial do clube

Com Soriano, o Corinthians também aprendeu que é preciso descentralizar o poder e que as vozes dissonantes são uma força positiva. “É preciso ter o sim e o não, o ponto e o contraponto”, diz Gobbi. Conceito que soaria como loucura até dezembro de 2007, quando Alberto Dualib deixou o comando do clube depois de 14 anos no trono. Foi preciso um desastre, mas a lição foi ensinada.

“Como o clube tinha sido rebaixado, todo mundo pedia mudanças e todo mundo aceitou, porque no fundo todos deram as mãos para voltar à Série A. O Corinthians foi rebaixado dia 3 de dezembro e no dia 4, entrou diretoria de futebol e comissão técnica nova."

"Todo departamento de futebol foi reconstruído e reformado. Sem dúvida nenhuma o que nos pautou foi uma mudança de mentalidade, de comportamento”, conta o dirigente, que participou da construção do moderno Centro de Treinamento corintiano. O próximo passo é a realização do sonho do estádio próprio, em evolução, em Itaquera.

“O Corinthians virou um clube democrático, eleições diretas, proibição de reeleição, um estatuto moderno, que é copiado por todos hoje. Outros clubes veem até aqui pegar cópias. E uma campanha de marketing violenta. A marca Corinthians era fortíssima e hoje é muito mais forte. Dai vieram as receitas, e com as receitas você forma um time ainda mais consistente. De 2008 para cá, o Corinthians sempre brigou por títulos ou foi campeão.”

Presidente Mario Gobbi revela inspiração no Barcelona

Fonte: www.espn.com.br

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de RONALDO

    Ranking: 5984º

    Ronaldo 335 comentários

    13º. @romaria em

    Não há como negar que o Timão mudou da água para o vinho ! E neste contexto de ser o maior das Américas e uns dos maiores do mundo, vamos ter muitas alegrias agora e no futuro, é só não se acomodar !

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Paulinho

    Paulinho 185 comentários

    12º. @paulinho.fiel em

    Andrés muito obrigado por tudo, daqui uns 2 anos vou ter o orgulho de poder levar meu filhote no fielzão pra ver o Timão ganhar, gritando e empurrando o Timão pra vitória, VAI CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de Enrique

    Ranking: 5191º

    Enrique 399 comentários

    11º. @enrique em

    Quando Andrés disse que em 7 ou 8 anos seriamos o maior do continente todo mundo disse que ele estava pirando. Olha hoje! E para quem ainda acha que é apenas uma fase boa, espere para ver daqui mais uns 5 anos. No mínimo um dos DEZ do planeta. VAI CORINTHIANS.

  • Foto do perfil de Marcelo

    Ranking: 751º

    Marcelo 2359 comentários

    10º. @marcelo.franco em

    Presidente, o Sr precisa exterminar esses investidores que só querem lucrar com venda de jogadores.
    Com aumento da receita não há razão para o Corinthians pedir ajuda na contratação de jogadores.
    Não faz sequer sentido, se eles estão no negócio é porque dá lucro, se dá lucro que seja do Corinthians!

  • Foto do perfil de Douglas

    Ranking: 2431º

    Douglas 881 comentários

    9º. @marlinho em

    Infelizmente o Corinthians teve que cair pra segunda divisão pra aprender como ele é grande.Vai Corinthians rumo ao topo do mundo...