Venha fazer parte da KTO
x

Em blog, Casagrande escreve elogio ao Timão: 'A lição do Corinthians à Seleção'

11 mil visualizações 23 comentários Reportar erro

Campeão e integrante da Democracia pelo Corinthians, Casagrande escreve elogio ao corinthians

Campeão e integrante da Democracia pelo Corinthians, Casagrande escreve elogio ao corinthians

O ex-corinthiano Casagrande escreveu em seu blog um elogio ao Corinthians. Leia na íntegra abaixo:

A seleção olímpica do Brasil tem algo a aprender com o Corinthians. E a lição nada tem a ver com o estilo cauteloso do campeão da Libertadores. Mesmo porque seria um pecado — para não dizer burrice — cortar as asas de um time que conta com Neymar e Oscar, entre outros talentos.

O ensinamento alvinegro vem do aspecto emocional.

Depois de anos e anos tratando a competição continental como uma obsessão, o clube percebeu que só conseguiria conquistar o título se enxergasse o torneio como uma oportunidade, não como um fardo.

Tudo não passa de uma questão de inteligência. O futebol é um jogo que exige tranquilidade. Sem ela, até o melhor jogador do mundo toma decisões erradas, escolhe o caminho mais longo. Mas, quando uma equipe tem paz de espírito, além de bons atletas e organização tática, o céu é o limite.

A seleção que Mano levou para Londres é talentosa e organizada. O técnico soube aproveitar os amistosos realizados na Europa e nos Estados Unidos para dar entrosamento ao time e acertar o posicionamento. O jogo de estreia contra o Egito mostrou que a equipe tem muito a melhorar ainda. Mas hoje, pelo menos, a seleção já dispõe de uma formação definida, com três atacantes e um organizador no meio-campo.

A dificuldade é domar a ansiedade dos garotos, protegendo-os dos fantasmas do passado. O Corinthians se sagrou campeão da Libertadores quando os jogadores entenderam que não podiam carregar todo o peso dos fracassos anteriores do clube na competição. Da mesma forma, o Brasil só ganhará o ouro olímpico no futebol masculino quando o time se der conta de que perdê-lo não será o fim do mundo.

Para ser uma potência do futebol, o Brasil não precisa ser campeão dos Jogos. Assim como o Corinthians não necessitava da taça da Libertadores para ser maior do que é.

Não é uma tarefa fácil. Primeiro, porque vivemos assumindo culpas que não temos. Segundo, porque o comando da CBF tem colocado uma pressão enorme sobre a comissão técnica. O Mano sabe que seu futuro à frente da seleção depende do desempenho da seleção na Olimpíada. Ele já recebeu vários recados neste sentido.

Para o treinador, a medalha de ouro em Londres não é apenas uma obsessão. É também a sua tábua de salvação.

Palavra de Artilheiro


O futebol é mesmo um esporte de maluco. Quem poderia imaginar, dois meses atrás, que o Santos, então cantado em verso e prosa como o melhor time do Brasil, poderia estar agora no buraco, lutando para sair da zona de rebaixamento do Brasileiro? Tenho a sensação de que a derrota para o Corinthians na semifinal da Libertadores causou um estrago muito maior do que os dirigentes do Peixe poderiam calcular.

O campeão paulista se desmantelou em pouco mais de dois meses. Como se não bastassem as ausências de Neymar e Ganso, convocados para a seleção, o time perdeu de uma vez várias peças importantes, como Alan Kardec, Borges, Elano e Ibson. Pior: os reforços contratados estão demorando a vingar, o que já provocou um mal-estar entre o Muricy Ramalho e os dirigentes. O técnico vem se queixando da falta de planejamento do clube. O ambiente ficou carregado.

Por outro lado, o Palmeiras segue em águas calmas, apesar da derrota para o Bahia. Ninguém mais questiona a competência do Felipão, nem a suposta fragilidade do elenco, antes cantada em verso e prosa. Agora o técnico gaúcho é um gênio e o time alviverde, um exemplo de raça. Até o Valdivia, sempre criticado, virou fundamental. O futebol é mesmo um esporte de maluco.

Fonte: Diario de Sao Paulo - Blog CasaGrande

Veja Mais:

  • Coronado ficou no Brasil para tratar desconforto

    Igor Coronado sente desconforto muscular e desfalca Corinthians na Sul-Americana 

    ver detalhes
  • Corinthians desembarcou na Argentina nesta segunda-feira

    Corinthians desembarca na Argentina sem Coronado; veja lista de relacionados para a Sul-Americana

    ver detalhes
  • Corinthians já sabe quando serão seus confrontos da Copa do Brasil

    Corinthians conhece datas, horários e transmissões de terceira fase da Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Corinthians fica no empate com a Ferroviária na Arena e deixa escapar 100% de aproveitamento no ano

    Corinthians fica no empate com a Ferroviária na Arena e deixa escapar 100% de aproveitamento no ano

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou a preparação para encarar o Argentinos Juniors, da Argentina, fora de casa

    Corinthians fecha trabalhos para enfrentar o Argentinos Juniors na Sul-Americana; veja provável time

    ver detalhes
  • Wesley é alvo do West Ham, da Inglaterra, segundo jornal britânico

    Clube inglês prepara oferta para tirar joia do Corinthians, diz jornal

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: