Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians usa jogadores da base para fazer dinheiro

8.8 mil visualizações 17 comentários Reportar erro

Marquinhos foi emprestado a Roma por 3.7 milhões de euros

Marquinhos foi emprestado a Roma por 3.7 milhões de euros

Considerado um dos jogadores mais promissores que surgiram nas categorias de base do Corinthians nos últimos anos, o zagueiro Marquinhos fez ontem seu primeiro treino na Roma.

Abrir mão de um talentoso atleta de 18 anos pode parecer um contrassenso num clube que admite dificuldades em revelar talentos por falta de estrutura - não há um CT específico para os garotos.

Mas um modelo de transferência pouco comum fez o Corinthians aceitar o negócio. O garoto assinou contrato de empréstimo por um ano com a Roma, mesmo clube que contratou Leandro Castán e levou grátis o lateral-esquerdo Dodô.

Se Marquinhos for bem nesse período, considerado de "experiência", a Roma poderá exercer a prioridade de compra - o valor dos direitos econômicos está fixado. Se isso ocorrer, o Corinthians ainda manterá 10% do atleta para lucrar numa futura venda.

"É um sistema de negociação que pensamos implantar no Corinthians. O Marquinhos é o primeiro", disse o gerente de futebol Edu Gaspar.

Segundo ele, todos saem ganhando: o Corinthians, porque os valores de empréstimo são altos para os padrões brasileiros; a Roma, que contrata uma promessa; e o jogador, que tem a chance de atuar num clube de ponta da Itália e adquirir experiência.

Lucros. Marquinhos foi emprestado por um ano por 1,5 milhão (cerca de R$ 3,7 milhões). Para adquiri-lo em definitivo a Roma terá de desembolsar mais 3 milhões (R$ 7,5 milhões) - isso se ele disputar pelo menos oito jogos no time profissional e atuar pelo menos 45 minutos nessas partidas, segundo informou o site oficial do clube italiano.

O Corinthians afirma que nenhum clube brasileiro pagaria um valor como esse por um empréstimo de Marquinhos. E que, para o jogador, é melhor ir para Roma, mesmo sendo reserva, do que se aventurar em uma equipe de menor expressão do Brasil.

"Mantenho contato com o Arsenal, da Inglaterra, que foi um clube onde joguei. Podemos emprestar para eles um jogador, também jovem, por seis meses."

Geração campeã. Basicamente o Corinthians tenta ganhar dinheiro sem de desfazer da geração que conquistou a Copa São Paulo 2012, em janeiro.

O zagueiro Antônio Carlos e o meia Giovanni são outros exemplos que se enquadram nesse perfil. Como eles não têm espaço no elenco, podem ser negociados.

Até mesmo dirigentes ligados às categorias de base do Corinthians entendem que não há outra saída porque, segundo eles, é difícil emplacar garotos da base no time de cima quando o momento é bom.

Os cartolas citam as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores e o fato de o elenco ser experiente, além da contratação de jogadores como o atacante peruano Paolo Guerrero e o meia argentino Martinez.

Apesar disso, a construção do CT para as categorias de base, ao lado do complexo onde treinam os profissionais, continua de pé. Um dos desejos do presidente Mário Gobbi é entregar a obra concluída ao final de seu mandato no clube, daqui a dois anos e meio.

Fonte: Estadão

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Adilson

    Ranking: 36º

    Adilson 20176 comentários

    17º. @adilsondh em

    Alguém ai poderia me dizer de que lado a diretoria do Timão tá? Acho que só tem anti-corinthiano na diretoria, não tem cabimento, vendes, empréstam ou dão de graça mesmo nossos talentos e depois compram um monte de porcaria apreços bem maiores, como o Defederico, Elton, Bill, Clodoaldo entre outros que já me esqueci, pra que então fazer um CT para a base? Não aproveitam no time de cima mesmo, depois o Tite fica falando da estrutura do Barcelona, lá eles aproveitam e muito os jogadores da base...

  • Publicidade

  • Foto do perfil de samuel

    Ranking: 171º

    Samuel 6223 comentários

    16º. @bosterico em

    Confesso que to vuando nesse assunto, como assim levou o dodô de graça?

  • Foto do perfil de RAYMON

    Ranking: 218º

    Raymon 5383 comentários

    15º. @raymon em

    AQUELA CONVERSA DE PRIVILEGIAR AS CATEGORIAS DE BASE FOI BALELA.

    VAI CORINTHIANS.

  • Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 91º

    Eduardo 9610 comentários

    14º. @eduardoalves em

    Tem hora que fico com medo do que a nossa diretoria faz... Ficar emprestando jogadores com um futuro promissor não é tão bom quanto parece, o Markinhos dificilmente volta e se voltar não será para o time titular porque o elenco já estará fechado... Vai acontecer dele ser emprestado novamente e tals, é isso o que acontece com todos os jovens que sai do Timão por empréstimo e nunca mais tem chances no titular... Ficamos comprando promessas a preço de custo de outros times (Romarinho, Guilherme, Guilherme Andrade, Chiquinho, Willian Arão) e não dá tanto valor as crias da casa.

  • Foto do perfil de JOÃO

    JoÃo 5 comentários

    13º. @maria.helena em

    O timâo tá pensando pequeno trocar jogador por migalhas. Os jogadores de base não pode ir para o exterior com passe fixado isso e burrice. Quem falou que o Marquinhos vai ser titular lá no exterior? E se ele distacar la e ser um grande jogador o Timão também vai escutar que o jogador de base foi comprado por preço de banana. Com risco de o Timão ver seus jogadores de base de volta para o Brasil jogando nos rivais. João Batista. 22/ 08/ 2012.