Corinthians usa jogadores da base para fazer dinheiro

Corinthians usa jogadores da base para fazer dinheiro

Marquinhos foi emprestado a Roma por 3.7 milhões de euros

Marquinhos foi emprestado a Roma por 3.7 milhões de euros

Considerado um dos jogadores mais promissores que surgiram nas categorias de base do Corinthians nos últimos anos, o zagueiro Marquinhos fez ontem seu primeiro treino na Roma.

Abrir mão de um talentoso atleta de 18 anos pode parecer um contrassenso num clube que admite dificuldades em revelar talentos por falta de estrutura - não há um CT específico para os garotos.

Mas um modelo de transferência pouco comum fez o Corinthians aceitar o negócio. O garoto assinou contrato de empréstimo por um ano com a Roma, mesmo clube que contratou Leandro Castán e levou grátis o lateral-esquerdo Dodô.

Se Marquinhos for bem nesse período, considerado de "experiência", a Roma poderá exercer a prioridade de compra - o valor dos direitos econômicos está fixado. Se isso ocorrer, o Corinthians ainda manterá 10% do atleta para lucrar numa futura venda.

"É um sistema de negociação que pensamos implantar no Corinthians. O Marquinhos é o primeiro", disse o gerente de futebol Edu Gaspar.

Segundo ele, todos saem ganhando: o Corinthians, porque os valores de empréstimo são altos para os padrões brasileiros; a Roma, que contrata uma promessa; e o jogador, que tem a chance de atuar num clube de ponta da Itália e adquirir experiência.

Lucros. Marquinhos foi emprestado por um ano por 1,5 milhão (cerca de R$ 3,7 milhões). Para adquiri-lo em definitivo a Roma terá de desembolsar mais 3 milhões (R$ 7,5 milhões) - isso se ele disputar pelo menos oito jogos no time profissional e atuar pelo menos 45 minutos nessas partidas, segundo informou o site oficial do clube italiano.

O Corinthians afirma que nenhum clube brasileiro pagaria um valor como esse por um empréstimo de Marquinhos. E que, para o jogador, é melhor ir para Roma, mesmo sendo reserva, do que se aventurar em uma equipe de menor expressão do Brasil.

"Mantenho contato com o Arsenal, da Inglaterra, que foi um clube onde joguei. Podemos emprestar para eles um jogador, também jovem, por seis meses."

Geração campeã. Basicamente o Corinthians tenta ganhar dinheiro sem de desfazer da geração que conquistou a Copa São Paulo 2012, em janeiro.

O zagueiro Antônio Carlos e o meia Giovanni são outros exemplos que se enquadram nesse perfil. Como eles não têm espaço no elenco, podem ser negociados.

Até mesmo dirigentes ligados às categorias de base do Corinthians entendem que não há outra saída porque, segundo eles, é difícil emplacar garotos da base no time de cima quando o momento é bom.

Os cartolas citam as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores e o fato de o elenco ser experiente, além da contratação de jogadores como o atacante peruano Paolo Guerrero e o meia argentino Martinez.

Apesar disso, a construção do CT para as categorias de base, ao lado do complexo onde treinam os profissionais, continua de pé. Um dos desejos do presidente Mário Gobbi é entregar a obra concluída ao final de seu mandato no clube, daqui a dois anos e meio.

Fonte: Estadão

Veja Mais:

  • Guilherme foi o destaque da atividade coletiva pelo segundo dia consecutivo

    Dupla volta, e Oswaldo vê time titular brilhar em treino do Corinthians; veja a escalação

    ver detalhes
  • Jabá sentiu dor na coxa e deixou o treino do Corinthians mais cedo

    Léo Jabá se machuca em treino do Corinthians e deixa campo com dores na coxa

    ver detalhes
  • CT Joaquim Grava ganhou novidades

    Corinthians 'aposenta' decoração do centenário e dá cara nova ao CT Joaquim Grava

    ver detalhes
  • Torcidas organizadas propõem pacto pela paz em São Paulo

    Torcidas organizadas propõem pacto pela paz em São Paulo

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Adilson

    Ranking: 43º

    Adilson 5999 comentários

    30º. por @adilsondh

    Alguém ai poderia me dizer de que lado a diretoria do Timão tá? Acho que só tem anti-corinthiano na diretoria, n tem cabimento, vendes, empréstam ou dão de graça mesmo nossos talentos e depois compram um monte de porcaria apreços bem maiores, como o Defederico, Elton, Bill, Clodoaldo entre outros que já me esqueci, pra que então fazer um CT para a base? Não aproveitam no time de cima mesmo, depois o Tite fica falando da estrutura do Barcelona, lá eles aproveitam e muito os jogadores da base...

  • Foto do perfil de samuel

    Ranking: 128º

    Samuel 2834 comentários

    29º. por @bosterico

    Confesso que to vuando nesse assunto, como assim levou o dodô de graça?

  • Foto do perfil de RAYMON

    Ranking: 50º

    Raymon 5379 comentários

    28º. por @raymon

    AQUELA CONVERSA DE PRIVILEGIAR AS CATEGORIAS DE BASE FOI BALELA.

    VAI CORINTHIANS.

  • Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 31º

    Eduardo 8664 comentários

    27º. por @eduardoalves

    Tem hora que fico com medo do que a nossa diretoria faz... Ficar emprestando jogadores com um futuro promissor não é tão bom quanto parece, o Markinhos dificilmente volta e se voltar não será para o time titular porque o elenco já estará fechado... Vai acontecer dele ser emprestado novamente e tals, é isso o que acontece com todos os jovens que sai do Timão por empréstimo e nunca mais tem chances no titular... Ficamos comprando promessas a preço de custo de outros times (Romarinho, Guilherme, Guilherme Andrade, Chiquinho, Willian Arão) e não dá tanto valor as crias da casa.

  • Foto do perfil de Jonathan

    Ranking: 823º

    Jonathan 674 comentários

    26º. por @nathan19

    Geralmente eu concordo com o Bira... Mas dessa vez ele tah completamente enganado... Ele disse que o mulek era reserva imediato... ERRADO é o Wallace... Falou que o Mulek tah reclamando de ficar no banco ERRADO nunca deu uma entrevista reclamando... MULEK HUMILDE PRA CARA!O e só tah buscando uma oportunidade se o Corinthians quer que ele fique no banco tem que sair mesmo e provar que estão errados... Mas Bira não estou te atacando apenas DISCORDANDO... Acredito que sua opinião esteja equivocada e influenciada pelos crapulas da imprenssa

  • Foto do perfil de Jonathan

    Ranking: 823º

    Jonathan 674 comentários

    25º. por @nathan19

    Ah mano na moral... Vamos prestar atenção... O mulek tem que cobrar a vaga dele mesmo... Trabalha lah e tem esse direito... Mas em momento algum ele veio a publico e reclamou isso? é o que a imprenssa passa mas você ouvio o mulek reclamar? Uma entrevista dele RECLAMANDO... QUE RAIO DE COMPARAÇÃO É ESSA DA BASE DO BARCELONA COM O CORINTHIANS... Qual é... Lah os muleks tem estrutura e ganham reais oportunidades diferente daqui... Não precisam mudar de pais pra conquistar a independencia financeira... Agora comparar a base do Corinthians com a do Barcelona foi o fim... Chega de PES e vamos ver a realidade por que tah ficando cada vez pior.

    Foto do perfil de Bira

    Bira 2454 comentários

    22/08/2012 às 11h28 por @deodato

    Você tem o direito de discordar, só olha as noticias anteriores e vê a fala do moleque, falando que queria mais chance. Agora se o cara amasse mesmo o Corinthians ficava mais tempo, e isso não tamos falando de um jogador com 21 anos, o cara acabou de fzr 18 e tá a só 6 meses no Corinthians profissional. Já ta reclamando a pouco tempo, se fosse mais de um ano ou 2 beleza, só 6 meses! Jonathan o Tello do Barça comeu grama até chegar a hoje, ele ficou muito tempo sem abrir o bico e lutando, o Pedro vira e mexe vai para o banco. E ae o Marquinhos tem direito de ficar abrindo o bico assim tão novo?

  • Foto do perfil de JOÃO

    JoÃo 5 comentários

    24º. por @maria.helena

    O timâo ta pensando pequeno trocar jogador por migalhas. Os jogadores de base não pode ir para o exterior com passe fixado isso e burrice. Quem falou que o Marquinhos vai ser titular lá no exterior? E se ele distacar lá e ser um grande jogador o Timão também vai escutar que o jogador de base foi comprado por preço de banana. Com risco de o Timão ver seus jogadores de base de volta para o Brasil jogando nos rivais. João Batista. 22/ 08/ 2012.

  • Foto do perfil de Bira

    Ranking: 156º

    Bira 2454 comentários

    23º. por @deodato

    Você tem o direito de discordar, só olha as noticias anteriores e vê a fala do moleque, falando que queria mais chance. Agora se o cara amasse mesmo o Corinthians ficava mais tempo, e isso não tamos falando de um jogador com 21 anos, o cara acabou de fzr 18 e tá a só 6 meses no Corinthians profissional. Já ta reclamando a pouco tempo, se fosse mais de um ano ou 2 beleza, só 6 meses! Jonathan o Tello do Barça comeu grama até chegar a hoje, ele ficou muito tempo sem abrir o bico e lutando, o Pedro vira e mexe vai para o banco. E ae o Marquinhos tem direito de ficar abrindo o bico assim tão novo?

    Foto do perfil de Jonathan

    Jonathan 674 comentários

    22/08/2012 às 11h16 por @nathan19

    Discordo... Ele não forçou a barra de nada... E na boa bira você tah falando e atacando sem saber e o reserva imediato tanto para PA como Chicão é o Wallace... Primeiro se ele estivesse satisfeito na reserva eu acharia estranho... Porque o mateus estava na reserva e aonde esta hoje? Pois é... Você acha que isso não passa na cabeça do mulek? Você acha que ele quer ir para o Bragantino... São caetano? Não então melhor ir para o roma e buscar o espaço dele... A diretoria concordou... Prova que ninguém FORÇOU a barra é o empréstimo se não teria sido vendido...

  • Foto do perfil de Alison

    Ranking: 184º

    Alison 2195 comentários

    22º. por @alisonjoeder

    A POR CAGADA NA NEGOCIAÇÃO DO Marquinhos FOI FIXAR O PASSE DELE A PRESSO D BANANA... SE ELE QUISESSE IR, LEGAL PODE IR... MAS A DIRETORIA COLOCAR UM PRECINHO DESSE NO PASSE DELE é BOBEIRA... DEVIA FIXAR UNS 30 MI... ELE JOGA MUITO... ANO que VEM A GENTE VE A NOTICIA: Marquinhos, EX CORINTHIANS FOI VENDIDO POR 20 MILHÕES DE EUROS!

  • Foto do perfil de Jonathan

    Ranking: 823º

    Jonathan 674 comentários

    21º. por @nathan19

    Discordo... Ele não forçou a barra de nada... E na boa bira você tah falando e atacando sem saber e o reserva imediato tanto para PA como Chicão é o Wallace... Primeiro se ele estivesse satisfeito na reserva eu acharia estranho... Porque o mateus estava na reserva e aonde esta hoje? Pois é... Você acha que isso não passa na cabeça do mulek? Você acha que ele quer ir para o Bragantino... São caetano? Não então melhor ir para o roma e buscar o espaço dele... A diretoria concordou... Prova que ninguém FORÇOU a barra é o empréstimo se não teria sido vendido...

    Foto do perfil de Bira

    Bira 2454 comentários

    22/08/2012 às 10h56 por @deodato

    Cara se fosse simples assim, querer ou não... O Marquinhos falou que estava insatisfeito na reserva a somente 6 meses no profissional, acabou de virar reserva imediato do Paulo André, o menino forçou a barra cara... Não é culpa da diretoria, da última vez que empresario forçou a barra prum menino entrar de titular ou saía, ferrou a carreira Lulinha