Com estilo organizador, Douglas repete eficiência de Alex

Com estilo organizador, Douglas repete eficiência de Alex

Troca uma peça, e a eficiência continua a mesma. A engrenagem do esquema tático corintiano segue sem alterações mesmo com a modificação de características de Douglas em comparação ao meia Alex, que deixou o clube após o título da Taça Libertadores.

O camisa 10 acrescentou, em levantamento feito pelo MARCA BRASIL, mais qualidade ao toque de bola e mais criatividade. Em contrapartida, Alex dava mais eficiência nas finalizações e infiltrações nas jogadas ofensivas do time. A semelhança entre os dois jogadores está na precisão de cobrança de faltas e escanteios.

Centralizado no meio de campo, como homem de criação, Douglas tem números que representam a sua efetividade na assistência de jogadas e cadência do jogo. Diferentemente de Alex, ele perde menos a bola, em média por partida, e quase pouco erra passes. E apesar de finalizar menos ao gol rival do que o antigo titular corintiano - atualmente no Al Gharafa, do Catar - tem mais gols: quatro contra dois.

'O Douglas é mais armador na sua essência, que joga com a cabeça erguida, com a metida de bola e mais assistência. O outro, que é o Alex, é um meia de infiltração, que tem o drible e o chute de longa distância como características. Essa foi a mudança que tivemos no time com a troca dos dois', destacou o auxiliar técnico corintiano Cleber Xavier.

Para que Douglas entrasse no time e pudesse render, como vem sendo elogiado pela comissão técnica, Tite precisou readaptar o estilo de ataque do seu quarteto ofensivo, no sistema 4-2-3-1. Se Douglas finaliza menos que Alex, o treinador corintiano precisou pedir para outro atleta arriscar mais chutes de fora da área.

'Temos detalhes que precisamos ajustar conforme a mudança de característica de um jogador para o outro. Mudamos muito os quatro jogadores da frente. Tivemos várias trocas de características como a do Douglas e Alex. Mas o sistema segue o mesmo padrão pelo que colocamos para outros jogadores exercerem', explicou Cleber Xavier.

Contudo, apesar dos bons números atuais, a alteração de Douglas com Alex, no entendimento de Tite, surtirá o efeito total almejado em meados do segundo turno do Brasileirão.

Reportagem de André Pires e Felipe Piccoli

Fonte: Marca Brasil

Veja Mais:

  • Setor Norte da Arena Corinthians segue interditado para o início do Brasileirão

    Setor Norte da Arena segue interditado para Brasileiro; Corinthians pode ter dois clássicos 'vazios'

    ver detalhes
  • Pedrinho surge como opção para Jadson, que foi preservado do treino nesta quarta-feira

    Pedrinho é testado por Carille no primeiro treino com titulares antes de decisão

    ver detalhes
  • Guilherme foi empréstimo ao Atlético-PR

    Atlético-PR anuncia contratação do corinthiano Guilherme até 2018

    ver detalhes
  • Carille pode sofrer desfalques por suspensão na final do estadual

    Com quase um time inteiro pendurado, Carille descarta poupar jogadores na primeira decisão

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes