Júniores não têm espaço no Timão

Júniores não têm espaço no Timão

Todo mundo pensa que vida de campeão é recheada de mordomias e regalias. Pode até ser, na maioria dos casos, mas não se o título em questão for o da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. Os garotos do Corinthians, que ganharam do Fluminense, têm pouco espaço no clube. O destino de boa parte deles foi o empréstimo.

Marquinhos era a maior esperança de vingar entre os profissionais. O zagueiro de 18 anos sempre foi elogiado por Tite e chegou a treinar até como volante. Contudo, acabou emprestado para a Roma após ter disputado somente 14 jogos, a maioria com o time reserva.

Os colegas dele de Copinha não tiveram a mesma sorte nas negociações. O meia Matheuzinho era apontado como um dos mais talentosos. Jogou apenas uma vez com os profissionais e, mesmo assim, em partida na qual os titulares foram poupados. Acabou emprestado ao Bragantino. Pelo clube do interior, disputou um duelo.

Gomes, visto como reserva imediato de Ralf, também seguiu por empréstimo para Bragança Paulista. Já o atacante Douglas, conhecido por seu porte físico avantajado, disputou algumas partidas pelo Paraná, antes de acertar com o Ipatinga até o fim do ano.

Dos que continuaram no clube, o lateral-esquerdo Denner é quem tem mais espaço, como reserva imediato de Fábio Santos. O meia Giovanni entrou em apenas dois jogos — e só porque Tite não tinha outra opção.

Até o técnico Narciso perdeu espaço ao ser demitido da base.

Leandro, Paulinho, PC, Ualefi e outros jogadores das categorias de base normalmente treinam com os profissionais, mas seguem com poucas esperanças de receber oportunidades.

Apesar da tradição de revelar bons jogadores, atualmente, os garotos do Timão servem mais para completar o time reserva quando os titulares não treinam do que como opção para Tite.

É fato que, com apenas 18 anos, fica difícil brigar de igual para igual com Danilo, Emerson, Chicão e companhia. Mas será que não vale a pena olhar para a garotada antes de trazer nomes como Nenê Bonilha, Felipe, Adílson e Willian Arão?

Rotina
Seja pelas mudanças nas regras da Copinha — o torneio passou de sub-20 para sub-18 —, por conta da fase rica do Corinthians ou devido à reestruturação da base, o fato é que o Timão vem se acostumando a desperdiçar gerações.

Nos últimos anos, Dentinho e William, hoje no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e Jô, no Atlético-MG, foram as principais revelações do clube.

Outros garotos que se destacaram na Copinha tiveram de sair muito cedo para buscar espaço. Como Éverton Ribeiro, meia titular do Coritiba. Revelado pelo Timão, era lateral-esquerdo na competição de juniores de 2007. Mas disputou apenas duas partidas pelo time principal do clube paulista.

Saiba quem são as pratas da casa:

Marquinhos
Zagueiro
Foi emprestado para a Roma por um ano.

Denner
Lateral-esquerdo
Vive melhor situação. É reserva de Fábio Santos.

Gomes
Volante
Jogou três jogos e foi emprestado ao Braga.

Antônio Carlos
Zagueiro
Fez dois gols na final da Copinha e jogou cinco vezes no profissional. Mal fica no banco.

Giovanni
Meia
Treina no Timão, mas mal vai para o banco.

Douglas
Atacante
Depois do Paraná, foi emprestado ao Ipatinga.

Fonte: Diário de São Paulo

Veja Mais:

  • Oswaldo defendeu utilização da cor verde em homenagem à Chapecoense

    Oswaldo comenta tragédia da Chapecoense e é mais um a defender cor verde no Corinthians

    ver detalhes
  • Sala de cabines de TV da Arena passa a ser chamada Lilácio Pereira Jr.

    Corinthians batiza sala de transmissões da Arena em tributo a vítima de acidente

    ver detalhes
  • Golaço de Marlone sobre Cobresal rendeu a ele indicação ao Puskás

    Marlone supera Messi e Neymar e vai à final do Prêmio Puskás da Fifa

    ver detalhes
  • Luidy (boné) conheceu o CT Joaquim Grava na última quinta-feira

    Contratação do Corinthians vai ao CT pela primeira vez

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Herbie

    Ranking: 116º

    Herbie 2970 comentários

    40º. por @herbie

    A REPORTAGEM AINDA NÃO FALOU DA MOLECADA DA NOSSA BASE QUE ESTÁ NO Bragantino...

  • Foto do perfil de Adilson

    Ranking: 43º

    Adilson 5999 comentários

    39º. por @adilsondh

    A diretoria tem que ver que os titulares que são a base do Corinthians como Chicão, Paulo André, Alessandro, Danilo, Emerson já passaram dos 30 anos, e os mais novos como Paulinho, Ralf e Romarinho podem sair a qq momento, então temos que aproveitar a garotada da base, coloca os garotos aos poucos no time, o Tite cansou de dar chance ao Bill, Elton e Adriano, os caras n joram nada, porque n dar chance pra garotada?

  • Foto do perfil de Alexsandra

    Ranking: 86ª

    Alexsandra 340 comentários

    38º. por @alexsandra

    É ENGRAÇADO NÉ OS JOGADORES BONS DA BASE SAI E OS RUINS FICAM
    POXA VIDA ASSIM NÃO DAR

  • Foto do perfil de Angelo

    Angelo 29 comentários

    37º. por @angelohonorio

    Essas noticias são deprimentes... Primeiro pelo total descaso que se dá as categorias de base, algo notado pela falta de investimentos em infra-estrutura, CT de treinamento (a construção encontra-se parada a muito tempo); segundo pela falta de espaço no elenco profissional, visto que os poucos que chegam a serem profissionalizados, acabam sendo emprestados ou vendidos por valores pífios...
    O que se deve fazer é valorizar nossa garotada, visto que já se tem demonstrações de que a mesma gera talentos e consequentemente rende dividendos aos cofres do clube... Devemos tomar como exemplo o caso Lucas (o garoto treinava no Corinthians e foi aliciado pelo São Paulo. Acabou sendo vendido por uma fortuna. Desta forma, se tivessemos um tratamento especial para com as categorias de base, muitos outros "Lucas" seriam garimpados e trariam glorias e lucros ao Sport Club Corinthians).

  • Foto do perfil de weslly

    Ranking: 986º

    Weslly 586 comentários

    36º. por @wesllytb

    Mano o problema eu acho que nem é esse, de o povo querer que os mlks da base joguem no lugar dos titulares o problema é não dar nem uma chance deles jogarem, e outro problema é ver a diretoria contratar adilson, william arão, Felipe entre outros com a mesma idade dos mlks da base, gastar dinheiro com a base porque então, se fica contratando mlk de outras bases e os da nossa base são esquecido? Eu acho que esse é o maior problema.

    Foto do perfil de Raphael

    Raphael 128 comentários

    23/08/2012 às 11h54 por @jannzzirapha

    "blz galera, vamos tirar o Danilo (mega importante na liberta) e colocar o geovanni pra jogar. Tira o douglas também (os últimos gols do Corinthians saíram de passes dele, jogadas que ele participou sem fala nos gols dele msm) e colocar o matheuzinho! E to nem ai Tite, pode tirar o Sheik, Romarinho ou guerrero, tire até os 3 se quizer mas o Douglas"tanque" tem que jogar. Zagueiro Capitão? Pra que? Coloca o Marquinhos Pow! Fabio Santos você é pode até ser o lateral que mais fez desarmes mas pra mim você é banco do mlk denner, esse sim é o cara. Poderiam ter vendido o Paulinho ou o Ralf, mas emprestaram o Gomes, ele sim joga pra carai. Esse elenco campeão brasileiro e da liberta é chinelinho perto do campeão da Copinha. Tite burro!" pronto galera, podem copiar e colar.

  • Foto do perfil de reginaldo

    Ranking: 866º

    Reginaldo 646 comentários

    35º. por @guandu

    Hoje para jogador da base se firmar tem que ter um bom emprésario, tudo gira em torno do interesse deles, se não joga eles arrumam uma brecha no contrato e tira o jogador de lá, inclusive deve ser o caso do Marquinhos e o próprio presidente disse que ia cortar os gastos com a base do clube ai não tem como aproveitar mesmo.

  • Foto do perfil de samuel

    Ranking: 128º

    Samuel 2826 comentários

    34º. por @bosterico

    é que o Corinthians vive um grande momento, se fosse em 97 que foi uma época que o Corinthians estava com um time horrivel, esses meninos cairiam como uma luva, mas hoje é difícil pra eles conseguir vaga em um time que tem no banco, edenilson, os dois guilhermes, ramirez, martinez, jo rge Henrique, e outros.

  • Foto do perfil de william

    Ranking: 6926º

    William 56 comentários

    33º. por @willpiroka

    é faz tempo que a mulecada da base não é tratada com dignidade.. Acorda Corinthians..

  • Foto do perfil de Márcio

    Ranking: 763º

    Márcio 718 comentários

    32º. por @mcomin

    Business, imagina que você fosse o presidente de uma empresa, você com diretores etc, aí você paga aos seus funcionários 300,500,200,150, bom e você quanto ganha, e seus diretores. Então como você pode definir que vai para a vitrine aí você só deixa quando envolver prata, faz negócios. Vejo cada zé ruela ser vendido no exterior por 80 mi de euros. A única maneira de tirar grana do clube e com negócios, e quem assina os negócios, e você assinaria um negócio para um cara ganhar tantos milhões e você nada? Acho que assim também são essas rescisões que vão a justiça envolvendo jogadores, porque ai tem o advgdo, e o que a justiça determinar é inquestionavel, mas o advgado faz acordo e ai como digo negócios...

  • Foto do perfil de Ricardo

    Ranking: 934º

    Ricardo 610 comentários

    31º. por @rivinicius

    O Diário de São Paulo falou como Corinthiano agora hein! Pois até eu concordei... Se é pra contratar reserva, que forme a base e contrate jogador de ponta! E não um Willian Arão da vida que é bambi!