Venha fazer parte da KTO
x

Presidentes da Gaviões da Fiel fala sobre as torcidas organizadas no Brasil

1.4 mil visualizações 4 comentários Reportar erro

No dia 26 de março deste ano, as torcidas organizadas Mancha Alvi Verde, do Palmeiras, e Gaviões da Fiel, do Corinthians, foram banidas dos estádios paulistas pelo Ministério Público por conta de um confronto entre as duas no dia anterior na zona norte de São Paulo, no clássico no estádio do Pacaembu. Como forma de punição, apenas no dia 29 de agosto as duas foram liberadas para entrar uniformizadas e com seus instrumentos nos estádios. No mesmo dia, porém, grande torcida foi banida, a Torcida Tricolor Independente do São Paulo, por causa de “desobediência e perturbação da ordem pública” nos jogos contra Palmeiras e Corinthians. Medidas como essas têm dividido opiniões em São Paulo.

O presidente da Gaviões da Fiel, Donizete, comentou sobre o fato das punições das torcidas organizadas, para ele, essa atitude não vai resolver. “Eu acho que punir a torcida organizada não vai acabar com o problema, eles estão camuflando um problema social que já existe". Para Donizete o caminho não é punir a torcida organizada."Pra eles (autoridades) é fácil, pois estão desviando um problema cultural, isso vem da formação, onde não existe uma boa estrutura, assim estas pessoas não têm uma perspectiva de vida”.

Em contrapartida, o capitão da PM do 2º Batalhão de Choque, Alessandro Gregorim Silva, afirma que as punições coletivas só ocorrem caso o responsável por algum tumulto causado em dias de jogo não seja encontrado. Para ele, é uma "minoria" dentro das torcidas que causa esse tipo de violência e são apenas algumas torcidas que geram problemas. A grande maioria, diz, apenas vai aos estádios para incentivar o clube.

“Que uma coisa fique clara, nós não somos contra as torcidas organizadas, desde que elas vão aos estádios para fazer festa, somos contra o indivíduo que pratica a violência. Se depois de uma investigação não acharmos o culpado, proibimos a torcida por um tempo de entrar nos estádios". Segundo Gregorim, hoje em dia é difícil ocorrerem brigas dentro do estádio. "Fazemos, três dias antes do jogo, uma reunião preparatória com o administrador do estádio, a CET, a Guarda Civil Metropolitana, a Polícia Civil, os clubes e as torcidas para tomar precauções. Assim, a inteligência mapeia todas as redes sociais para identificar onde haverá confrontos pela cidade marcados na internet.”, diz Gregorim.

Para o presidente da torcida Mancha Alvi Verde, Marcos Ferreira, quem tem que ser punido é o indivíduo. “Não acho certo punir uma torcida inteira e sim o indivíduo, mas pra isso precisa existir uma investigação muito mais elaborada, nós sempre oferecemos a ficha cadastral dos sócios para as autoridades responsáveis, então eles que não investigam direito", acusa. Ele também acha errado proibir os torcedores de entrarem nos estádios sem camisa e faixa da torcida, pois "não vai ter como identificar o torcedor organizado”.

Fonte: fiamfaam

Veja Mais:

  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Membros da Gaviões da Fiel no Parque São Jorge nesta quinta-feira

    Gaviões da Fiel se reúne com presidente do Corinthians no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Marquinhos

    Ranking: 41º

    Marquinhos 19003 comentários

    4º. @lhpmarquinhos em

    Torcer e Apoiar o time sempre...VAI CORINTHIANS

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Rafael

    Rafael 9 comentários

    3º. @rafael.tristao em

    Corretissimo o depoimento dos presidentes das organizadas.

    Tem que punir os agressores e não toda a torcida. Fazer a torcida ir sem os aparatos de incentivo ao time, não vai impedir confronto, mudar a indole dos marginais nem punir os agressores. Só com investigação pesada a policia vai conseguir prevenir isso.

  • Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 91º

    Eduardo 9610 comentários

    2º. @eduardoalves em

    Estão camuflando o problema social que existe em vez de acabar o mal pela raiz... Sábias palavras do Donizete.

  • Foto do perfil de Didee

    Ranking: 1628º

    Didee 1265 comentários

    1º. @sdddideecorinthians em

    Tá correto as palavras do Donizete...
    A policia tem bem mais artefatos para achar os bandidos do que eu por exemplo, e mesmo que eu o veja fazendo algo o que eu poderei fazer?
    Agora a Policia tem que estar próximo e fazer seu papel preender o Bandido, seja ele quem for no palanque(nunca vi), nas arquibancadas, nas ruas... Não interessa a camisa que eles esta usando, se é da Gaviöes, Estopim, mancha..qual for...