Corinthians e Ponte Preta entram em campo em prol da prevençao das arrtmias cardíacas

Corinthians e Ponte Preta entram em campo em prol da prevençao das arrtmias cardíacas

Sábado e domingo, dias de jogos válidos pela 35ª rodada do Brasileirão. Mais que isto: jogadores do Corinthians e da Ponte Preta entrarão em campo em prol da campanha 'Coração na batida certa', que promove o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, instituído no dia 12 de novembro, uma ação da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC).


Antes do início das partidas entre Corinthians X Coritiba, sábado, no Pacaembu, e Ponte Preta x Internacional, domingo, no Moisés Lucarelli, os jogadores corintianos e pontepretanos entrarão em campo com camisetas e faixas em prol da campanha.

As faixas que circularão nos dois estádios têm a seguinte mensagem para as torcidas: 'Jogue com o Coração na Batida Certa?, reforçando a mensagem da campanha da Sociedade.

Os times profissionais do Corinthians e da Ponte Preta usarão uma camiseta com o brasão de seus times estilizados em um estetoscópio, ao lado da logomarca da campanha e com a indicação de um hotsite, criados especialmente para cada um. No caso do Corinthians, o endereço é www.coracaocorintiano.org.br, e da Ponte Preta: www.coracaopontepretano.org.br. Nesses hotsites os torcedores poderão saber um pouco mais sobre arritmias cardíacas e reconhecer as cinco principais atitudes que caracterizam a doença:

1- Veja se sua pulsação tem o ritmo regular como um relógio;

2- Descubra se você tem casos de Morte Súbita, Infarto Fulminante, parada cardíaca ou outras doenças do coração em familiares próximos;

3- Você tem desmaios ou tonturas frequentes?;

4- Você sente falta de ar ou algum outro problema quando faz esforços leves?;

5- Você tem problemas no coração, pressão alta ou diabetes?

No Brasil, a cada 2 minutos uma pessoa morre em decorrência da morte súbita. Por ano, são 300 mil brasileiros acometidos pela doença. Com incidência maior no sexo masculino, em 80% dos casos a morte súbita está relacionada com a doença arterial coronariana ?' entre 80% a 90% dos casos de morte súbita são provocados por arritmias cardíacas.

Sua maior prevalência se dá na faixa etária entre 45 e 75 anos. No entanto, ela também acomete pessoas na faixa etária mais produtiva da vida e de muitos atletas, geralmente jovens e saudáveis.

'Nosso objetivo é promover a saúde, por meio de medidas preventivas, com foco nos bons hábitos que podem levar a uma melhor qualidade de vida da população. E o esporte está integrado com tudo isto?, esclarece o cardiologista Adalberto Lorga Filho, presidente da SOBRAC. 'É muito importante o apoio dos dois times, Corinthians e Ponte Preta, pela enorme torcida que têm sob suas bandeiras e pela reverberação que isto pode gerar entre todos, dentro e fora de campo?, completa Lorga Filho.

A iniciativa junto aos estádios de futebol também soma a outra importante divulgação: a importância do Desfibrilador Externo Automático (DEA) em locais públicos de grande concentração, já que ele é o aparelho indispensável no socorro de uma vítima de parada cardiorrespiratória, tanto para os jogadores como para os torcedores.

Além das ações em campo, a SOBRAC realizará diversas atividades para a população em geral, em locais públicos de todo o Brasil, sempre ancoradas pelo slogan 'Não deixe seu coração sair do ritmo?.

Em diversas cidades brasileiras, cardiologistas associados da SOBRAC, estudantes de medicina e demais profissionais da área da saúde irão explicar as melhores práticas preventivas das arritmias cardíacas. Também haverá demonstração do uso correto dos Desfibriladores Externos Automáticos (DEAs), com explicações sobre a aplicação das novas normas das manobras de ressuscitação cardiorrespiratória.

Parques, shoppings centers, calçadões, universidades, hospitais, praças, estádios de futebol, entre outros locais, serão palco das atividades da Campanha.

A campanha CORAÇÃO NA BATIDA CERTA conta com um hotsite, com informações complementares, locais das ações, áudios e vídeos de entrevistas com o presidente da SOBRAC, comercial institucional da campanha - que já contou com a colaboração do ator e diretor Juca de Oliveira e do compositor Toquinho. O acesso a todos estes dados pode ser realizado no endereço www.arritmiasemortesubita.org.br.

Fonte: Futebol Interior

Veja Mais:

  • Índio deu a vitória ao Corinthians/UNIP

    Com gol no fim, Corinthians vira para cima do Sorocaba e se aproxima do título nacional

    ver detalhes
  • Oswaldo comandou atividades desta segunda-feira

    Oswaldo esboça Corinthians para duelo com Cruzeiro; veja provável escalação

    ver detalhes
  • Oya é um dos destaques do Timão na disputa no Sul do Brasil

    Timão joga bem, mas não impede segunda derrota na Copa Internacional Sub-20

    ver detalhes
  • Dispensado do Corinthians, Willians se pronuncia em rede social

    Dispensado do Corinthians, Willians se pronuncia em rede social

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes