Venha fazer parte da KTO
Argentinos Juniors x Corinthians

Pela Copa Sul-Americana, o Corinthians enfrenta agora o Argentinos Juniors

Acompanhe ao vivo
x

BBC elege Senna como maior piloto de todos os tempos

775 visualizações 5 comentários Reportar erro

Senna andava com a camisa do Corinthians embaixo do Macacão

Senna andava com a camisa do Corinthians embaixo do Macacão

Desde o começo deste ano, o site da emissora britânica BBC tem listado os 20 maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. A série começou em março, com Jochen Rindt, e teve os brasileiros Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi em 16º e 17º, respectivamente. O especial chegou a fim nesta terça-feira, com o número 1: Ayrton Senna.

O brasileiro tricampeão superou Juan Manuel Fangio, segundo colocado da lista, e Jim Clark, terceiro. Michael Schumacher ficou em quarto, e Alain Prost em quinto. Coube ao redator-chefe de Fórmula 1 da BBC, Andrew Benson, traçar um perfil de Ayrton Senna e justificar a sua escolha como o maior de todos os tempos, sem esquecer de citar os mistérios da personalidade do piloto e a sua intrigante coragem de buscar sempre o limite.

“A grandeza do homem e sua pilotagem brilhante são fáceis de serem lembradas, mas a ocasional obscuridade de seu psicológico, talvez não”, escreve Benson, que descreveu Senna como um “semideus” no Brasil, além de um piloto admirado em todo o mundo pelo seu carisma e romantismo.
“Senna era uma força da natureza, uma poderosa combinação de espetacular talento bruto com uma determinação assustadora. Mas, com toda essa determinação, e com seu próprio conhecimento de o quanto talentoso ele era, veio um senso de justiça menos atraente que o levava a colocar sua própria vida – e a dos seus oponentes – sob risco”, criticou o texto da BBC.

O perfil enumera as principais passagens da carreira do piloto, como quando venceu no Brasil apenas com a sexta marcha. “Provavelmente, nenhum piloto na história da Fórmula 1 se dedicou tanto ao esporte”, diz o texto.

A rivalidade com Alain Prost também ganha destaque, bem como a batida proposital no Japão que deu o título de 1990 ao brasileiro, um ano depois de ter sido prejudicado por uma decisão do presidente da FIA, Jean-Marie Ballestre, que favoreceu o francês.

“Ele tinha a boa aparência de um herói romântico, um carisma que poderia aquietar qualquer recinto, a eloquência de um poeta e a espiritualidade com a qual milhões puderam se identificar. Seus olhos escuros eram janelas de uma alma complexa e volátil”, resumiu o artigo.

Para ilustrar a personalidade obscura de Senna, o perfil lembra uma frase de Prost criticando o piloto brasileiro por seu estilo agressivo de pilotagem: “Ayrton tem um pequeno problema. Ele acha que não pode morrer, porque acredita em Deus, o que é muito perigoso”.

Por sua vez, Senna deixou frases filosóficas, e uma delas é citada pelo texto: “Ao mesmo tempo em que você é visto como o melhor, o mais rápido e alguém que não pode ser alcançado, você é enormemente frágil. Porque, em uma fração de segundo, está acabado”.

Por fim, Andrew Benson encerra explicando por que Senna elevou o esporte a um novo patamar: “Ele pregou a moralidade, mas estava preparado para abandoná-la pela sua ambição e seu próprio senso de justiça. Ele falou eloquentemente sobre sua própria mortalidade, mas testou seus limites quase sempre no carro. Tudo isso, aliado ao seu humanismo, caráter e inteligência, deu a ele e ao esporte o apelo de milhões”.

Fonte: Uol

Veja Mais:

  • Argentinos Juniors x Corinthians

    Corinthians encara Argentinos Juniors para se manter líder na Sul-Americana; acompanhe em tempo real

    ver detalhes
  • Corinthians define escalação para enfrentar o Argentinos Juniors pela Sul-Americana

    Corinthians define escalação para enfrentar o Argentinos Juniors pela Sul-Americana; confira

    ver detalhes
  • Inter Miami confirma a contratação de Matías Rojas; contrato ainda segue ativo com o Corinthians

    Inter Miami confirma a contratação de Matías Rojas; contrato ainda segue ativo com o Corinthians

    ver detalhes
  • Yuri Alberto na partida contra o Argentinos Juniors pela Libertadores de 2023

    Saiba como assistir ao jogo entre Corinthians e Argentinos Juniors pela Sul-Americana

    ver detalhes
  • Corinthians conhece tabela de jogos da primeira fase do Paulistão Feminino de 2024

    Corinthians conhece tabela de jogos da primeira fase do Paulistão Feminino de 2024; confira

    ver detalhes
  • Paulinho durante aquecimento para Corinthians e Atlético-MG

    Paulinho retorna com o Corinthians a estádio que o fez repensar carreira no futebol

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de Ulisses

    Ranking: 5147º

    Ulisses 403 comentários

    @ulisses em

    Esqceu de dizer um corinthiano loko como os 40 milhões espalhados no mundo... Quase sempre corria com uma camisa do Timão por baixo do macacao...valeu senna só assistia formula 1 por causa de você hoje nem ligo tá sem graça...falta um senna pra animar isso ali... Vai Corinthians!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Farley

    Farley 42 comentários

    5º. @farleypablo em

    Senna foi o melhor de todos os tempos não por chegar em primeiro... Mas por mostrar que amava o esporte, colocava sua vida em risco em todas as corridas e testava o seu limite, era apaixonado pelo o Timão e por isso sempre terá o nosso respeito como pessoa e como grande piloto que foi...

  • Foto do perfil de Korinthians

    Ranking: 2839º

    Korinthians 761 comentários

    4º. @nilsonctiba em

    Depois que esse semideus morreu, acabou a formula 1... Nunca consegui ter paciencia pra ver esses melecas como rubinho, felipinho etc... Vai Corinthians...

  • Foto do perfil de Sirlei

    Ranking: 161ª

    Sirlei 309 comentários

    3º. @sirlei em

    Meio normal, dizer que o Senna era tudo de bom, mas o cara era bom pra cass... E ainda era do TIMÃO! Gente boa vai embora cedo... E ficam porcarias que temos que aguentar, tipo FP, que meleca!

  • Foto do perfil de Κορ

    Κορ 17 comentários

    2º. @cornto em

    Falou tudo. Ele tinha a obstinação de um corinthiano.

  • Foto do perfil de Ulisses

    Ranking: 5147º

    Ulisses 403 comentários

    1º. @ulisses em

    Esqceu de dizer um corinthiano loko como os 40 milhões espalhados no mundo... Quase sempre corria com uma camisa do Timão por baixo do macacao...valeu senna só assistia formula 1 por causa de você hoje nem ligo tá sem graça...falta um senna pra animar isso ali... Vai Corinthians!