FIFA: Marquinhos, a nova cara da zaga romana

FIFA: Marquinhos, a nova cara da zaga romana

FIFA: Marquinhos, a nova cara da zaga romana

FIFA: Marquinhos, a nova cara da zaga romana

Quando elaborou sua lista de reforços para a nova temporada, o treinador Zdenek Zeman deixou claro à diretoria: a Roma precisava de um zagueiro que chegasse para ser titular, para compensar a saída do brasileiro Juan. O que ele talvez não esperasse é que não seria um medalhão, mas, sim, um jovem de 18 anos e com pouca bagagem no futebol profissional que acabaria suprindo a lacuna e se tornaria, em questão de semanas, o novo xerife da zaga giallorossa.

Contabilizando menos de 15 jogos pelo Corinthians, Marquinhos chegou à capital italiana como aposta, mas foi rapidamente conquistando um espaço que, para muitos, estava reservado a Nicolás Burdisso ou Leandro Castán. A subida definitiva veio após a goleada de 4 a 1 sofrida para a Juventus, na sexta rodada do Italiano, quando, insatisfeito com o desempenho da zaga, Zeman o mandou para campo.

Em um primeiro momento, Marquinhos entrou no lugar do argentino e agradou. Ficou no time também quando o tcheco promoveu novas mudanças, com a volta de Burdisso após as derrotas para Udinese e Parma. Assim, enquanto os outros se revezavam, ele acumulava uma série de sete partidas como titular e arrancava elogios do treinador, conhecido por sua afeição ao futebol ofensivo. 'Ele vem jogando de forma sólida, sem cometer erros?, destacou Zeman. 'Pode se tornar um campeão. Tem talento e boa movimentação. Será importante para o futuro da Roma.?

Com moral, o próprio paulistano se mostra surpreso pelas etapas que queimou no curto espaço de tempo. 'Como não tive essa afirmação no Brasil e por ter jogado pouco no profissional, acabei chegando com a desconfiança dos torcedores?, explica Marquinhos ao FIFA.com. 'Mas o treinador sempre mostrou que contava comigo, e meu futebol se encaixou bem com o daqui, por ser veloz, para frente, com muito passe e valorizando o posicionamento. Claro que tinha sonhos, queria ter oportunidades. Só não imaginava que seria tão rápido.?

Rapidez, no entanto, é algo que parece descrever a carreira de Marquinhos à perfeição. Também havia sido assim em 2011, quando foi campeão brasileiro com o Corinthians meses depois de liderar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA. E, como não podia esconder a cara de menino, voltou ao time juvenil corintiano em janeiro de 2012 para levantar a taça da Copa São Paulo. Quando achava que seu ano já estava bom, vieram a conquista da Libertadores e a transferência para um clube como a Roma... Pouca coisa?

'Tudo que vem acontecendo na minha vida é precoce. Quando penso, parece que faz um tempão, mas é tudo coisa de um ano atrás?, confirma. 'Minha vida mudou da água para o vinho, mas nada veio por acaso. Foram anos de trabalho, algumas privações, vivendo em alojamento... Hoje estou na Roma, um time tradicional, já fiz bons jogos como titular, já joguei clássicos contra Juventus e Lazio. Fico orgulhoso.?

Daqueles tempos 'longínquos? do Brasil, Marquinhos guarda boas recordações, claro, mas a nova casa em Roma ?' bem diferente do tal alojamento no Corinthians ?', o aprendizado da língua e a presença de conhecidos como o próprio Castán, Dodô, Rodrigo Taddei e Marquinho o fazem olhar para frente. Há, contudo, uma situação que segue igual mesmo com a chegada da maioridade: assim como no ex-clube, ele é o único na Roma a ir aos treinos de carona. 'Por causa das negociações, não consegui tirar a carteira de motorista. Então é meu pai que continua me levando?, diz, com um riso envergonhado.

De olho no Corinthians
Ainda que esteja com o foco na Itália, Marquinhos não esconde que, em ao menos duas datas em dezembro, seus compromissos nada terão a ver com a Roma. Em 12 de dezembro e, se tudo correr bem, no dia 16, ele espera arranjar um tempinho entre jogos, treinos e concentração com o atual time para acompanhar o Corinthians na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Para isso, ele deve ter a companhia de Leandro Castán, titular da campanha histórica da Libertadores deste ano.

'A gente com certeza vai ver. Todos os corintianos vão parar esse dia, e algum jeito a gente vai dar para assistir?, aponta o zagueiro, outro integrante daquele grupo campeão, talvez sem saber que a Roma terá jogo às 15h daquele domingo, contra o Chievo. 'Se o Corinthians ganhar a, gente vai sentir como parte disso, porque estivemos na campanha da Libertadores e demos esse passo juntos. Vai ser importante para nós também?, completa.

Cheio de ambição
Quando virar de vez a página do Corinthians, Marquinhos tentará cumprir as novas metas que se impôs. Bem adaptado e usando até termos em italiano, ele espera reconduzir a Roma ao topo da tabela ?' é a atual sexta colocada, a 12 pontos da Juventus ?' e, claro, continuar em alta com Zeman e com outros técnicos que certamente seguem acompanhando seu futebol. 'Meu sonho imediato é ganhar o scudetto?, diz. 'Mas penso em me firmar de vez para seguir em alta e chegar à Seleção.?

E que ninguém se engane: a Seleção, neste caso, é mesmo a principal, embora Marquinhos não discorde que seria muito mais fácil fazer parte da sub-20, que poderá disputar em 2013 o Mundial da FIFA na Turquia. 'Sem dúvida é algo que estaria mais próximo, e eu iria com prazer. Defender a Seleção sempre faz bem para o ego.?

Mas, a essa altura do campeonato, com as coisas acontecendo tão rápido, por que não pensar mais longe? Se com 18 anos recém-completos ele já era campeão da Libertadores, virava titular na Roma e fazia parte da pré-lista de Mano Menezes para o Torneio Olímpico Masculino ?' ficou de fora no corte final ?', com 20 ele será praticamente um veterano na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2014.

'Só o fato de o Mano ter mostrado que estava observando meu futebol prova que estou fazendo as coisas certas. E, se ele me deu aquela chance, pode ser que algo maior esteja reservado para o futuro?, filosofa. 'De repente, por que não pensar que estarei na Copa de 2014? Com tudo que vem acontecendo, já nem sei mais o que é possível e impossível para mim. Vou lutar, e acho que ainda dá.? E alguém vai duvidar?

Fonte: FIFA

Veja Mais:

  • Farfán foi companheiro de Guerrero na seleção do Peru

    Jornalista revela interesse do Corinthians em atacante peruano

    ver detalhes
  • Camisa a ser usada pelo Corinthians contra o Cruzeiro tem escudo da Chapecoense

    Em ação no Twitter, Corinthians exibe uniforme em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes
  • Equipe feminina do Timão foi ao CT Joaquim Grava no início de novembro

    Corinthians renova parceria com Audax e confirma equipe feminina para 2017

    ver detalhes
  • Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    Castán posta foto com taça do penta e recebe pedidos para voltar; veja

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhor comentário

    Foto do perfil de Madson

    Ranking: 583º

    Madson 894 comentários

    por @madsonaugusto

    Corinthians comete um erro atrás do outro quando se trata de preservar os jogadores da base... Vendemos o Marquinhos (Futuro Zagueiro da Seleção) para trazer o Anderson Polga (Quase aposentado)... Deveria ter dado tempo ao moleque e logo ele assumiria a vaga que foi deixada pelo Leandro Castan, que faz falta até hoje. Agora estão esquecendo também o Denner que foi o melhor lateral da copa São Paulo. Ele não teve nem sequer oportunidades de jogar notime principal. Vão acabar vendendo o mesmo para trazer outro lateral esquerdo fraco, como o Ramon, por exemplo! Vai entender, hein? !

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 31º

    Eduardo 8664 comentários

    36º. por @eduardoalves

    Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo... Feliz por ele estar bem, jogando em alto nível como sempre fez nas atuações pelo Timão, por ser um jogador criado no terrão que teve mts dificuldades no começo e alcançar td isso em pouco tempo sempre com mt humildade. Mas mt triste pois se ele já é titular dificilmente volte para o Corinthians em 2013.

  • Foto do perfil de Mosqueteiro

    Ranking: 1075º

    Mosqueteiro 543 comentários

    35º. por @timao1977

    Cabe informar que o atleta foi emprestado por 1,5 milhão de euros com OPÇÃO de COMPRA pelo valor residual de 3 milhões. Dessa forma, se o Roma quiser ficar com o jogador, basta depositar os 3 milhões de Euros.Na minha opinião, o Marquinhos deveria permanecer no Corinthians. Fiquei muito puto com a sua saída. Mas há de salientar que o mundo real não é igual ao mundo dos vídeos games.Numa operação de transferência de atleta existem muitos fatores: O interesse do Clube vendedor, o interesse do clube comprador, A VONTADE do atleta, o interesse dos familiares e o interesse dos empresários do atleta.No caso do Marquinhos, ele QUIS ir embora, da mesma forma que o Castán quis também. Houve até notícia falando que o Paulo André tentou fazer a cabeça dele para permanecer no clube, porém a tentativa foi inútil. Então, bola prá frente! Não sei se perceberam, mas a imprensa e a oposição corinthiana está louca para plantar CRISE no Corinthians antes do Mundial! Não caiam na onda dos Antis!

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 3590º

    Luiz 145 comentários

    34º. por @luiz.alberto.tonet

    Sem duvida.. O Corinthians não apreende nunca...era estipulado valor maior de 15 milhões de reais.. Além do valor do empréstimo que foi até justo 3,5 milhões aproximados..todos viram o talento dele...e descartar assim...nunca vai ganhar dinheiro com a base...comparando os outros...Willian foi boa venda...já dentinho foi rasuavel...dodo foi praticamente graça..castan pela qualidade foi baixo a venda...Fagner saiu de bobeira e de graça...bom..entao falar o queh...tem valorizar melhor a base..e dar estrutura...! Temos matheus...antonio carlos..gomes..douglas tanque..giovanni..denner e cris..merecem ganhar espaço no paulistão...aos poucos sentindo pra valer o Timão.. Tem nomes esquecidos com Jadson..marcelinho..elias oliveira e Fernando Henrique bons jogadores...deixado de lado...assim vai...BOA SORTE FIEL

  • Foto do perfil de Bruno

    Ranking: 788º

    Bruno 698 comentários

    33º. por @brunosaito

    Não me conformo com a cagada que a diretoria fez com ele. Enquanto eu vejo o Santos valorizando jogador mediano como o Felipe Anderson, o Timão praticamente deu de graça o Marquinhos que sempre foi destaque nas seleções de base. Ridículo, tem treta nisso, não é possível!

  • Foto do perfil de Alison

    Ranking: 184º

    Alison 2195 comentários

    32º. por @alisonjoeder

    O CORINTHIANS não PODIA FAZER NADA? SIM O CORINTHIANS PODIA.. CORINTHIANS ERA O "DONO" DELE.. E MAIS.. PODERIA TER COLOCADO UM MULTA ALTA PRA ELE... O ROMA QUIS ELE porque é UM ZAGUEIRAÇO E estava QUASE D GRAÇA... SE TIVESSE UMA MULTA D 30 MI POR EXEMPLO, não IA SER TÃO fácil ASSIM.. O CORINTHIANS TEM que APRENDER A NEGOCIAR SUAS PROMESSAS... TOMARA que UM DIA ELE VOLTE.. é EH DEMAIS.

    Foto do perfil de Juninho

    Juninho 460 comentários

    23/11/2012 às 20h45 por @juninhosantos12

    Desculpa ai amigo acho que não foi erro ele quis ir e Corinthians não poderia fazer nada, não adianta nada um jogador insatisfeito numa equipe ele e bom todo mundo sabe mais quando recebeu a proposta ai não pensou duas vezes em largar o Corinthians e outra coisa Jogadores vem e vão, Mais o Corinthians continua.

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 1286º

    Alexandre 461 comentários

    31º. por @alexandre.costa.sant

    Tem vaga de titular no Timão esse mlk, chicão já deve ta pra se aposenta, agora com experiencia ele vai volta distruindo para o Timão!

  • Foto do perfil de Juninho

    Ranking: 1289º

    Juninho 460 comentários

    30º. por @juninhosantos12

    Desculpa ai amigo acho que não foi erro ele quis ir e Corinthians não poderia fazer nada, não adianta nada um jogador insatisfeito numa equipe ele e bom todo mundo sabe mais quando recebeu a proposta ai não pensou duas vezes em largar o Corinthians e outra coisa Jogadores vem e vão, Mais o Corinthians continua.

    Foto do perfil de Madson

    Madson 894 comentários

    23/11/2012 às 16h23 por @madsonaugusto

    Corinthians comete um erro atrás do outro quando se trata de preservar os jogadores da base... Vendemos o Marquinhos (Futuro Zagueiro da Seleção) para trazer o Anderson Polga (Quase aposentado)... Deveria ter dado tempo ao moleque e logo ele assumiria a vaga que foi deixada pelo Leandro Castan, que faz falta até hoje. Agora estão esquecendo também o Denner que foi o melhor lateral da copa São Paulo. Ele não teve nem sequer oportunidades de jogar notime principal. Vão acabar vendendo o mesmo para trazer outro lateral esquerdo fraco, como o Ramon, por exemplo! Vai entender, hein? !

  • Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 5342º

    Rafael 83 comentários

    29º. por @marzaun

    Uma ressalva. Ainda que esteja próximo, Marquinhos não foi para o Roma por venda, mas para o empréstimo que dura até o fim da temporada europeia, meio da temporada brasileira. Tal início de relação clubexclube ou jogadorxclube dá ao Roma preferencia de compra do menino por afinidade e por definições de diretoria. Outro ponto, Ramon foi emprestado ao Flamengo por falta de qualidade e por falta de espaço no momento, o menino Denner seria o substituto imediato de Fábio Santos durante o Brasileirão, porém em um treino sofre lesão e fica fora da equipe por cerca de 5 ou 6 meses.
    Aliás, Polga está longe de aposentar, defensor aos 33 é sinônimo de segurança, principalmente quando colocamos em jogo um campeão mundial e com história de liderança e vontade por uma grande equipe de Portugal...

    Foto do perfil de Madson

    Madson 894 comentários

    23/11/2012 às 16h23 por @madsonaugusto

    Corinthians comete um erro atrás do outro quando se trata de preservar os jogadores da base... Vendemos o Marquinhos (Futuro Zagueiro da Seleção) para trazer o Anderson Polga (Quase aposentado)... Deveria ter dado tempo ao moleque e logo ele assumiria a vaga que foi deixada pelo Leandro Castan, que faz falta até hoje. Agora estão esquecendo também o Denner que foi o melhor lateral da copa São Paulo. Ele não teve nem sequer oportunidades de jogar notime principal. Vão acabar vendendo o mesmo para trazer outro lateral esquerdo fraco, como o Ramon, por exemplo! Vai entender, hein? !

  • Foto do perfil de Cristian

    Ranking: 146º

    Cristian 2566 comentários

    28º. por @cristianfoz

    Ta vendo só, depois dizem que a base do Corinthians não é boa...
    Bons Exemplos são: Marquinhos(Zagueiro) e Willian, que joga no Shaktar.

  • Foto do perfil de ADALBERTO

    Adalberto 43 comentários

    27º. por @adalberto

    Caros Fieis, realmente o CORINTHIANS não presta atenção na molecada, porem no caso do Denner, o mesmo se machucou em jogo recente, apos vir de contusão, e ficara afastado por seis meses. Entretanto tão bom, ou melhor, que o mesmo, temos o Antonio Carlos, esse sim com poucas chance, quanto ao Marquinhos o passe foi fixado baixo, concordo, mas não poderiamos deixa-lo na reserva posto que os compromissos que tivemos, temos e teremos requerem uma zaga "cascuda "experiente e rodada, desta forma espero que não emprestemos o jovem Antonio Carlos; que forme a zaga no campeonato paulista e com certeza será titular em 2013.Saudações CORINTHIANAS.

    Foto do perfil de Madson

    Madson 894 comentários

    23/11/2012 às 16h23 por @madsonaugusto

    Corinthians comete um erro atrás do outro quando se trata de preservar os jogadores da base... Vendemos o Marquinhos (Futuro Zagueiro da Seleção) para trazer o Anderson Polga (Quase aposentado)... Deveria ter dado tempo ao moleque e logo ele assumiria a vaga que foi deixada pelo Leandro Castan, que faz falta até hoje. Agora estão esquecendo também o Denner que foi o melhor lateral da copa São Paulo. Ele não teve nem sequer oportunidades de jogar notime principal. Vão acabar vendendo o mesmo para trazer outro lateral esquerdo fraco, como o Ramon, por exemplo! Vai entender, hein? !